Desenvolvimento de sistema de apoio à tomada de decisão para monitoramento de custos de produtos em uma empresa de autopeças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FARIA, Ângela Aparecida Palma
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFEI (RIUNIFEI)
Texto Completo: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2287
Resumo: A informação sobre o quanto cada produto vendido contribui para os resultados de uma empresa é imprescindível, uma vez que, baseando-se em informações precisas, é possível tomar decisões mais acertadas nos processos de negócios. Muitas vezes, as empresas possuem os dados necessários em seus bancos de dados, porém, esses dados precisam ser trabalhados de forma a gerar informações relevantes aos gestores. Assim, este trabalho tem como objetivo desenvolver um sistema de apoio à tomada de decisão através do monitoramento de custos e índice de margem bruta relacionados com os preços praticados no ato da venda. A metodologia escolhida para este estudo foi pesquisa-ação, devido à possibilidade de relacionar os objetivos acadêmicos e práticos. Desta forma foi criada uma ferramenta que integra os dados contábeis de custos dos produtos vendidos com os respectivos preços de venda apresentando assim a margem bruta por produto e por cliente. Como resultado, foi elaborado um relatório na intranet com consulta aos bancos de dados que emite relatórios rápidos onde os gestores passam a atuar de maneira mais eficiente em reajustes de preços junto aos clientes, quando necessário, além de utilizar tais informações em planejamentos de vendas para os anos seguintes.
id UFEI_0e4d947bab663c3ee15166aa9efab71a
oai_identifier_str oai:repositorio.unifei.edu.br:123456789/2287
network_acronym_str UFEI
network_name_str Repositório Institucional da UNIFEI (RIUNIFEI)
repository_id_str 7044
spelling 2020-09-282021-02-142021-02-15T18:33:01Z2021-02-15T18:33:01Zhttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2287A informação sobre o quanto cada produto vendido contribui para os resultados de uma empresa é imprescindível, uma vez que, baseando-se em informações precisas, é possível tomar decisões mais acertadas nos processos de negócios. Muitas vezes, as empresas possuem os dados necessários em seus bancos de dados, porém, esses dados precisam ser trabalhados de forma a gerar informações relevantes aos gestores. Assim, este trabalho tem como objetivo desenvolver um sistema de apoio à tomada de decisão através do monitoramento de custos e índice de margem bruta relacionados com os preços praticados no ato da venda. A metodologia escolhida para este estudo foi pesquisa-ação, devido à possibilidade de relacionar os objetivos acadêmicos e práticos. Desta forma foi criada uma ferramenta que integra os dados contábeis de custos dos produtos vendidos com os respectivos preços de venda apresentando assim a margem bruta por produto e por cliente. Como resultado, foi elaborado um relatório na intranet com consulta aos bancos de dados que emite relatórios rápidos onde os gestores passam a atuar de maneira mais eficiente em reajustes de preços junto aos clientes, quando necessário, além de utilizar tais informações em planejamentos de vendas para os anos seguintes.Information about how much each product sold contributes to the results of a company is essential, since, based on accurate information, it is possible to make better decisions in business processes. Often companies have data in their databases, but these data need to be worked on in order to generate relevant information for managers. This work aims to develop an information system for monitoring costs and gross margin related to the prices practiced at the time of sale. The methodology chosen for this study was action research due to the possibility of relating academic and practical objectives. This way, a tool was created integrating accounting data of costs of products sold with the sales prices and the gross margin of products in each customer. As a result, a report was prepared on intranet consulting to company’s databases, which presents quick reports where managers can work directly in price adjustments with customers, when necessary, in addition to using this information in planning for the following years.Agência 1porUniversidade Federal de ItajubáPrograma de Pós-Graduação: Mestrado Profissional - AdministraçãoUNIFEIBrasilIEPG - Instituto de Engenharia de Produção e GestãoCNPQ::CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRAÇÃOProcessos de negóciosSistema de apoio à decisão (SAD)Enterprise Resource System (ERP)Desenvolvimento de sistema de apoio à tomada de decisão para monitoramento de custos de produtos em uma empresa de autopeçasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisFAVARETTO, Fábiohttp://lattes.cnpq.br/6818699281130228http://lattes.cnpq.br/6810072699026471FARIA, Ângela Aparecida PalmaFARIA, Ângela Aparecida Palma. Desenvolvimento de sistema de apoio à tomada de decisão para monitoramento de custos de produtos em uma empresa de autopeças. 2020. 69 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração) - Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2020.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFEI (RIUNIFEI)instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEILICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/bitstream/123456789/2287/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52ORIGINALDissertação_2021021.pdfDissertação_2021021.pdfapplication/pdf1971652https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/bitstream/123456789/2287/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o_2021021.pdf435fe48cb360dbc17e43701877a41273MD51123456789/22872022-09-21 12:10:55.364oai:repositorio.unifei.edu.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unifei.edu.br/oai/requestrepositorio@unifei.edu.br || geraldocarlos@unifei.edu.bropendoar:70442022-09-21T15:10:55Repositório Institucional da UNIFEI (RIUNIFEI) - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Desenvolvimento de sistema de apoio à tomada de decisão para monitoramento de custos de produtos em uma empresa de autopeças
title Desenvolvimento de sistema de apoio à tomada de decisão para monitoramento de custos de produtos em uma empresa de autopeças
spellingShingle Desenvolvimento de sistema de apoio à tomada de decisão para monitoramento de custos de produtos em uma empresa de autopeças
FARIA, Ângela Aparecida Palma
CNPQ::CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRAÇÃO
Processos de negócios
Sistema de apoio à decisão (SAD)
Enterprise Resource System (ERP)
title_short Desenvolvimento de sistema de apoio à tomada de decisão para monitoramento de custos de produtos em uma empresa de autopeças
title_full Desenvolvimento de sistema de apoio à tomada de decisão para monitoramento de custos de produtos em uma empresa de autopeças
title_fullStr Desenvolvimento de sistema de apoio à tomada de decisão para monitoramento de custos de produtos em uma empresa de autopeças
title_full_unstemmed Desenvolvimento de sistema de apoio à tomada de decisão para monitoramento de custos de produtos em uma empresa de autopeças
title_sort Desenvolvimento de sistema de apoio à tomada de decisão para monitoramento de custos de produtos em uma empresa de autopeças
author FARIA, Ângela Aparecida Palma
author_facet FARIA, Ângela Aparecida Palma
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv FAVARETTO, Fábio
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6818699281130228
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6810072699026471
dc.contributor.author.fl_str_mv FARIA, Ângela Aparecida Palma
contributor_str_mv FAVARETTO, Fábio
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRAÇÃO
topic CNPQ::CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRAÇÃO
Processos de negócios
Sistema de apoio à decisão (SAD)
Enterprise Resource System (ERP)
dc.subject.por.fl_str_mv Processos de negócios
Sistema de apoio à decisão (SAD)
Enterprise Resource System (ERP)
description A informação sobre o quanto cada produto vendido contribui para os resultados de uma empresa é imprescindível, uma vez que, baseando-se em informações precisas, é possível tomar decisões mais acertadas nos processos de negócios. Muitas vezes, as empresas possuem os dados necessários em seus bancos de dados, porém, esses dados precisam ser trabalhados de forma a gerar informações relevantes aos gestores. Assim, este trabalho tem como objetivo desenvolver um sistema de apoio à tomada de decisão através do monitoramento de custos e índice de margem bruta relacionados com os preços praticados no ato da venda. A metodologia escolhida para este estudo foi pesquisa-ação, devido à possibilidade de relacionar os objetivos acadêmicos e práticos. Desta forma foi criada uma ferramenta que integra os dados contábeis de custos dos produtos vendidos com os respectivos preços de venda apresentando assim a margem bruta por produto e por cliente. Como resultado, foi elaborado um relatório na intranet com consulta aos bancos de dados que emite relatórios rápidos onde os gestores passam a atuar de maneira mais eficiente em reajustes de preços junto aos clientes, quando necessário, além de utilizar tais informações em planejamentos de vendas para os anos seguintes.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-09-28
dc.date.available.fl_str_mv 2021-02-14
2021-02-15T18:33:01Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-02-15T18:33:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2287
url https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2287
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.references.pt_BR.fl_str_mv FARIA, Ângela Aparecida Palma. Desenvolvimento de sistema de apoio à tomada de decisão para monitoramento de custos de produtos em uma empresa de autopeças. 2020. 69 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração) - Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2020.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Itajubá
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação: Mestrado Profissional - Administração
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNIFEI
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Itajubá
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFEI (RIUNIFEI)
instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron:UNIFEI
instname_str Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron_str UNIFEI
institution UNIFEI
reponame_str Repositório Institucional da UNIFEI (RIUNIFEI)
collection Repositório Institucional da UNIFEI (RIUNIFEI)
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/bitstream/123456789/2287/2/license.txt
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/bitstream/123456789/2287/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o_2021021.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
435fe48cb360dbc17e43701877a41273
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFEI (RIUNIFEI) - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unifei.edu.br || geraldocarlos@unifei.edu.br
_version_ 1801863206981861376