Interação Dialógica nas ações de Extensão Universitária na Temática Meio Ambiente.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RIBEIRO, Tamara Gurgel do Amaral
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFEI (RIUNIFEI)
Texto Completo: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1919
Resumo: A extensão universitária permite à universidade se legitimar quanto à competência, qualidade e inserção no contexto social, político e econômico contemporâneo, requisitos primordiais para que se cumpra com excelência sua função social. O objetivo principal deste trabalho é analisar se a diretriz “interação dialógica”, contida no Plano Nacional de Extensão, está presente nas ações de extensão desenvolvidas pela Universidade Federal de Itajubá, na temática Meio Ambiente, no período de janeiro de 2011 a maio de 2018. Como objetivos específicos propõem-se levantar quais e quantas atividades de extensão universitária focaram na temática Meio Ambiente; levantar as atividades que contemplaram a diretriz “interação dialógica” e identificar os atores envolvidos nas atividades. Os dados foram adquiridos por meio do levantamento bibliográfico e documental das atividades de extensão registradas junto à Pró-Reitoria de Extensão da UNIFEI. A metodologia consistiu em distinguir a temática meio ambiente nas atividades, assinalar excertos nos documentos que indicam a interação dialógica e aplicar a análise qualitativa a partir da adaptação da Matriz de Impacto das Ações de Buarque (2008) para identificar a presença da interação dialógica. Os resultados mostraram que desde 2011, quando ocorreu a I Mostra de Extensão da UNIFEI, o número de atividades que abrangem a temática Meio Ambiente vem crescendo com relação ao universo de todas as atividades registradas. Verificou-se que as atividades classificadas na temática meio ambiente apresentaram um crescimento na aplicação da diretriz interação dialógica, portanto, é um fato positivo, pois se espera que todas as ações de extensão contemplem esta diretriz. Os resultados indicaram, ainda, que a temática tem ganhado importância no meio acadêmico da UNIFEI.
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Como objetivos específicos propõem-se levantar quais e quantas atividades de extensão universitária focaram na temática Meio Ambiente; levantar as atividades que contemplaram a diretriz “interação dialógica” e identificar os atores envolvidos nas atividades. Os dados foram adquiridos por meio do levantamento bibliográfico e documental das atividades de extensão registradas junto à Pró-Reitoria de Extensão da UNIFEI. A metodologia consistiu em distinguir a temática meio ambiente nas atividades, assinalar excertos nos documentos que indicam a interação dialógica e aplicar a análise qualitativa a partir da adaptação da Matriz de Impacto das Ações de Buarque (2008) para identificar a presença da interação dialógica. Os resultados mostraram que desde 2011, quando ocorreu a I Mostra de Extensão da UNIFEI, o número de atividades que abrangem a temática Meio Ambiente vem crescendo com relação ao universo de todas as atividades registradas. 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