Estudo do Fresamento de Acabamento da Liga de Alumínio Aeronáutico 7075-T6.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, José Francisco de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFEI (RIUNIFEI)
Texto Completo: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/146
Resumo: Nos últimos anos o Brasil tem feito grande investimento em pesquisa científica na área de astronomia, que vive um desenvolvimento tecnológico muito significativo, com vários projetos nacionais e internacionais. Com isto aumentou a demanda por projetos e desenvolvimento de instrumentos auxiliares utilizados nos telescópios. Esta pesquisa apresenta um estudo do fresamento de acabamento da liga de alumínio aeronáutico 7075-T6, usando o projeto de experimentos. O foco central é o resultado da rugosidade obtida através do fresamento de topo num centro de usinagem (CNC). Para os ensaios de usinagem foram utilizados dois tipos de insertos intercambiáveis, sendo um com geometria de raio normal e outro com a geometria alisadora (Wiper). Os fatores envolvidos foram: velocidade de corte, raio, avanço por dente, sentido de corte e um sistema de Lubri-refrigeração com jorro. A profundidade de corte e a penetração de trabalho foram mantidas constantes. O alumínio 7075 recebido foi submetido a um tratamento térmico de solubilização e envelhecimento para receber a têmpera T6. Também para atingir os objetivos será feita a caracterização da microestrutura para avaliar o processo de tratamento térmico. Os resultados e análise mostram que o tratamento obteve resposta satisfatória. O comportamento da rugosidade da peça em função dos parâmetros de corte foi analisado através dos resultados obtidos de um Planejamento Fatorial Completo. A combinação de insertos com geometria de raio normal com o inserto de geometria alisadora (Wiper) proporcionou-se valores baixos e uniformes de rugosidades Rₐ.
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Para os ensaios de usinagem foram utilizados dois tipos de insertos intercambiáveis, sendo um com geometria de raio normal e outro com a geometria alisadora (Wiper). Os fatores envolvidos foram: velocidade de corte, raio, avanço por dente, sentido de corte e um sistema de Lubri-refrigeração com jorro. A profundidade de corte e a penetração de trabalho foram mantidas constantes. O alumínio 7075 recebido foi submetido a um tratamento térmico de solubilização e envelhecimento para receber a têmpera T6. Também para atingir os objetivos será feita a caracterização da microestrutura para avaliar o processo de tratamento térmico. Os resultados e análise mostram que o tratamento obteve resposta satisfatória. O comportamento da rugosidade da peça em função dos parâmetros de corte foi analisado através dos resultados obtidos de um Planejamento Fatorial Completo. 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