Implementação de um estabilizador de sistemas de potência utilizando compensador FUZZY com características LEAD/LAG
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Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFEI (RIUNIFEI) |
Texto Completo: | https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3408 |
Resumo: | Sabe-se que sistemas elétricos de potência são submetidos a mudanças freqüentes de estado, como por exemplo, em variações de carga, comutações de geradores ou linhas de transmissão, inclusão de novos equipamentos, contingências, etc. Estas mudanças devem ser compensadas de maneira a manter os sistemas elétricos operando adequadamente com determinada dinâmica especificada. O desenvolvimento de novas áreas da teoria de controle, assim como de novas tecnologias, permite que novas metodologias de compensação possam ser aplicadas a sistemas elétricos de potência, visando a obtenção de comportamentos mais estáveis e melhorias na eficiência destes sistemas. Este trabalho propõe a utilização de um controlador nebuloso (Fuzzy) que apresente características de avanço ou atraso de fase aplicado a um estabilizador de sistemas de potência. O objetivo é a obtenção de um melhor desempenho frente aos sistemas convencionais de compensação. Visando a obtenção de resultados práticos, além de modelos matemáticos e simulações numéricas, também serão elaborados experimentos utilizando-se de uma bancada de laboratório, que representará (em escala reduzida) os sistemas reais encontrados na prática. Os resultados obtidos demonstram o potencial frente a perturbações reais em um sistema elétrico. O processo de compensação fuzzy proposto possui grande flexibilidade no que se refere a simulações e a ensaios reais. Os experimentos práticos obtidos visam a comparar e validar o método proposto. O novo estabilizador fuzzy é uma alternativa viável que melhora o desempenho dinâmico do sistema de amortecimento, com efeitos positivos para a estabilidade do processo em questão. |
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2004-12-162022-10-262022-10-26T17:30:34Z2022-10-26T17:30:34Zhttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3408Sabe-se que sistemas elétricos de potência são submetidos a mudanças freqüentes de estado, como por exemplo, em variações de carga, comutações de geradores ou linhas de transmissão, inclusão de novos equipamentos, contingências, etc. Estas mudanças devem ser compensadas de maneira a manter os sistemas elétricos operando adequadamente com determinada dinâmica especificada. O desenvolvimento de novas áreas da teoria de controle, assim como de novas tecnologias, permite que novas metodologias de compensação possam ser aplicadas a sistemas elétricos de potência, visando a obtenção de comportamentos mais estáveis e melhorias na eficiência destes sistemas. Este trabalho propõe a utilização de um controlador nebuloso (Fuzzy) que apresente características de avanço ou atraso de fase aplicado a um estabilizador de sistemas de potência. O objetivo é a obtenção de um melhor desempenho frente aos sistemas convencionais de compensação. Visando a obtenção de resultados práticos, além de modelos matemáticos e simulações numéricas, também serão elaborados experimentos utilizando-se de uma bancada de laboratório, que representará (em escala reduzida) os sistemas reais encontrados na prática. Os resultados obtidos demonstram o potencial frente a perturbações reais em um sistema elétrico. O processo de compensação fuzzy proposto possui grande flexibilidade no que se refere a simulações e a ensaios reais. Os experimentos práticos obtidos visam a comparar e validar o método proposto. O novo estabilizador fuzzy é uma alternativa viável que melhora o desempenho dinâmico do sistema de amortecimento, com efeitos positivos para a estabilidade do processo em questão.It is known that electric power systems are submitted to frequent changes of state, as for instance, in load variations, commutations of generators or transmission lines, inclusion of new equipments, contingencies, etc. These changes should be compensated in a way to maintain the electric systems operating properly with certain specified dynamic. The development of new areas of the control theory, as well as of new technologies, allows new compensation methodologies can be applied to electric power systems, aiming at obtainment of stabler behaviors and improvements in the efficiency of these systems. This work proposes the utilization of a fuzzy controller that introduces characteristics of phase lead or lag applied to a power systems stabilizer. The objective is to obtain a better acting in front to the conventional systems of compensation. Seeking to obtain practical results, besides mathematical models and numeric simulations, experiments will be also elaborated using a laboratory bench that will act (in reduced scale) the real systems found in the practice. The obtained results demonstrate the potential front to real disturbances in an electric system. The fuzzy compensation process proposed possesses great flexibility in what refers to simulations and real tests. The practical experiments shown in the work seek to compare and to validate the proposed method. The new fuzzy stabilizer is a viable alternative that improves the dynamic acting of the damping system, with positive effects for the stability of the process in subject.porUniversidade Federal de ItajubáPrograma de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia ElétricaUNIFEIBrasilIESTI - Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da InformaçãoCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELÉTRICA::SISTEMAS ELÉTRICOS DE POTÊNCIAEstabilizadores de sistema de potênciaSistemas de excitaçãoESP Fuzzy com características Lead/LagImplementação de um estabilizador de sistemas de potência utilizando compensador FUZZY com características LEAD/LAGinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisZAMBRONI, Antônio Carloshttp://lattes.cnpq.br/4860175234818683PINHEIRO, Carlos Alberto Murarihttp://lattes.cnpq.br/3500660445763630http://lattes.cnpq.br/0699865094782564FÉO, Alexandre EstácioBRIGHENTI JUNIOR, Djalma. Proposta para o gerenciamento de risco em projetos de desenvolvimento de software – pesquisa-ação na Ford Motor Company Brasil. 2005. 155 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2005.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFEI (RIUNIFEI)instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEILICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/bitstream/123456789/3408/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52ORIGINALDissertação_200431002.pdfDissertação_200431002.pdfapplication/pdf2216416https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/bitstream/123456789/3408/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o_200431002.pdfd5682a53b656a5dccc0746d435e1ec7fMD51123456789/34082022-10-26 14:30:34.646oai:repositorio.unifei.edu.br:123456789/3408Tk9URTogUExBQ0UgWU9VUiBPV04gTElDRU5TRSBIRVJFClRoaXMgc2FtcGxlIGxpY2Vuc2UgaXMgcHJvdmlkZWQgZm9yIGluZm9ybWF0aW9uYWwgcHVycG9zZXMgb25seS4KCk5PTi1FWENMVVNJVkUgRElTVFJJQlVUSU9OIExJQ0VOU0UKCkJ5IHNpZ25pbmcgYW5kIHN1Ym1pdHRpbmcgdGhpcyBsaWNlbnNlLCB5b3UgKHRoZSBhdXRob3Iocykgb3IgY29weXJpZ2h0Cm93bmVyKSBncmFudHMgdG8gRFNwYWNlIFVuaXZlcnNpdHkgKERTVSkgdGhlIG5vbi1leGNsdXNpdmUgcmlnaHQgdG8gcmVwcm9kdWNlLAp0cmFuc2xhdGUgKGFzIGRlZmluZWQgYmVsb3cpLCBhbmQvb3IgZGlzdHJpYnV0ZSB5b3VyIHN1Ym1pc3Npb24gKGluY2x1ZGluZwp0aGUgYWJzdHJhY3QpIHdvcmxkd2lkZSBpbiBwcmludCBhbmQgZWxlY3Ryb25pYyBmb3JtYXQgYW5kIGluIGFueSBtZWRpdW0sCmluY2x1ZGluZyBidXQgbm90IGxpbWl0ZWQgdG8gYXVkaW8gb3IgdmlkZW8uCgpZb3UgYWdyZWUgdGhhdCBEU1UgbWF5LCB3aXRob3V0IGNoYW5naW5nIHRoZSBjb250ZW50LCB0cmFuc2xhdGUgdGhlCnN1Ym1pc3Npb24gdG8gYW55IG1lZGl1bSBvciBmb3JtYXQgZm9yIHRoZSBwdXJwb3NlIG9mIHByZXNlcnZhdGlvbi4KCllvdSBhbHNvIGFncmVlIHRoYXQgRFNVIG1heSBrZWVwIG1vcmUgdGhhbiBvbmUgY29weSBvZiB0aGlzIHN1Ym1pc3Npb24gZm9yCnB1cnBvc2VzIG9mIHNlY3VyaXR5LCBiYWNrLXVwIGFuZCBwcmVzZXJ2YXRpb24uCgpZb3UgcmVwcmVzZW50IHRoYXQgdGhlIHN1Ym1pc3Npb24gaXMgeW91ciBvcmlnaW5hbCB3b3JrLCBhbmQgdGhhdCB5b3UgaGF2ZQp0aGUgcmlnaHQgdG8gZ3JhbnQgdGhlIHJpZ2h0cyBjb250YWluZWQgaW4gdGhpcyBsaWNlbnNlLiBZb3UgYWxzbyByZXByZXNlbnQKdGhhdCB5b3VyIHN1Ym1pc3Npb24gZG9lcyBub3QsIHRvIHRoZSBiZXN0IG9mIHlvdXIga25vd2xlZGdlLCBpbmZyaW5nZSB1cG9uCmFueW9uZSdzIGNvcHlyaWdodC4KCklmIHRoZSBzdWJtaXNzaW9uIGNvbnRhaW5zIG1hdGVyaWFsIGZvciB3aGljaCB5b3UgZG8gbm90IGhvbGQgY29weXJpZ2h0LAp5b3UgcmVwcmVzZW50IHRoYXQgeW91IGhhdmUgb2J0YWluZWQgdGhlIHVucmVzdHJpY3RlZCBwZXJtaXNzaW9uIG9mIHRoZQpjb3B5cmlnaHQgb3duZXIgdG8gZ3JhbnQgRFNVIHRoZSByaWdodHMgcmVxdWlyZWQgYnkgdGhpcyBsaWNlbnNlLCBhbmQgdGhhdApzdWNoIHRoaXJkLXBhcnR5IG93bmVkIG1hdGVyaWFsIGlzIGNsZWFybHkgaWRlbnRpZmllZCBhbmQgYWNrbm93bGVkZ2VkCndpdGhpbiB0aGUgdGV4dCBvciBjb250ZW50IG9mIHRoZSBzdWJtaXNzaW9uLgoKSUYgVEhFIFNVQk1JU1NJT04gSVMgQkFTRUQgVVBPTiBXT1JLIFRIQVQgSEFTIEJFRU4gU1BPTlNPUkVEIE9SIFNVUFBPUlRFRApCWSBBTiBBR0VOQ1kgT1IgT1JHQU5JWkFUSU9OIE9USEVSIFRIQU4gRFNVLCBZT1UgUkVQUkVTRU5UIFRIQVQgWU9VIEhBVkUKRlVMRklMTEVEIEFOWSBSSUdIVCBPRiBSRVZJRVcgT1IgT1RIRVIgT0JMSUdBVElPTlMgUkVRVUlSRUQgQlkgU1VDSApDT05UUkFDVCBPUiBBR1JFRU1FTlQuCgpEU1Ugd2lsbCBjbGVhcmx5IGlkZW50aWZ5IHlvdXIgbmFtZShzKSBhcyB0aGUgYXV0aG9yKHMpIG9yIG93bmVyKHMpIG9mIHRoZQpzdWJtaXNzaW9uLCBhbmQgd2lsbCBub3QgbWFrZSBhbnkgYWx0ZXJhdGlvbiwgb3RoZXIgdGhhbiBhcyBhbGxvd2VkIGJ5IHRoaXMKbGljZW5zZSwgdG8geW91ciBzdWJtaXNzaW9uLgo=Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unifei.edu.br/oai/requestrepositorio@unifei.edu.br || geraldocarlos@unifei.edu.bropendoar:70442022-10-26T17:30:34Repositório Institucional da UNIFEI (RIUNIFEI) - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
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