Modelagem, simulação e análise das qualidades de voo de um helicóptero
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFEI (RIUNIFEI) |
Texto Completo: | https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2208 |
Resumo: | Neste trabalho realizou-se a modelagem da aeronave de asas rotativas modelo Super Lynx e a implementação de leis de controle de vôo para esta aeronave. Para análises iniciais, utilizou-se do código de simulação numérica para voo de helicópteros helicoptUnifei5 ,desenvolvido na UNIFEI e apresentado no Relatório Final Projeto 351 (2015/2016). Foram utilizados, os dados do modelo Super Lynx encontrados no livro do Padfield(2007), os quais foram substituídos no código citado. Leis de controle de voo foram projetadas para "simular"um piloto comandando o helicóptero. O uso de simulações com controle foi importante para se realizar algumas análises de qualidade de voo. Na realização dos controles foi utilizado o Regulador Integrativo Universal, sendo definido para cada projeto do controlador, parâmetros que buscaram atender três condições de voos distintas dentro do envelope da aeronave, em sua maioria definidos para três velocidades diferentes. Além da variação numérica da velocidade, foram definidas variações nas amplitudes dos sinais de referência desejados, o que resultou em uma ampla faixa alcançada pelos controladores. A utilização do RIU para controle de aeronaves de asas rotativas e sua aplicação para distintas relações de velocidades e amplitudes, se apresenta como novidade. Após o projeto das leis de controle de voo, as qualidades de voo foram avaliadas. Os critérios de resposta do eixo longitudinal dos documentos ADS-33E foram utilizados nas avaliações. |
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2020-09-042020-11-052020-11-05T19:49:54Z2020-11-05T19:49:54Zhttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2208Neste trabalho realizou-se a modelagem da aeronave de asas rotativas modelo Super Lynx e a implementação de leis de controle de vôo para esta aeronave. Para análises iniciais, utilizou-se do código de simulação numérica para voo de helicópteros helicoptUnifei5 ,desenvolvido na UNIFEI e apresentado no Relatório Final Projeto 351 (2015/2016). Foram utilizados, os dados do modelo Super Lynx encontrados no livro do Padfield(2007), os quais foram substituídos no código citado. Leis de controle de voo foram projetadas para "simular"um piloto comandando o helicóptero. O uso de simulações com controle foi importante para se realizar algumas análises de qualidade de voo. Na realização dos controles foi utilizado o Regulador Integrativo Universal, sendo definido para cada projeto do controlador, parâmetros que buscaram atender três condições de voos distintas dentro do envelope da aeronave, em sua maioria definidos para três velocidades diferentes. Além da variação numérica da velocidade, foram definidas variações nas amplitudes dos sinais de referência desejados, o que resultou em uma ampla faixa alcançada pelos controladores. A utilização do RIU para controle de aeronaves de asas rotativas e sua aplicação para distintas relações de velocidades e amplitudes, se apresenta como novidade. Após o projeto das leis de controle de voo, as qualidades de voo foram avaliadas. Os critérios de resposta do eixo longitudinal dos documentos ADS-33E foram utilizados nas avaliações.In this work, the modeling of helicopter Super Lynx was made, followed by the implementation of flight control laws. Flight control were designed in order to "simulate"the pilot commands on the helicopter. The use of flight simulations with control was important in order to perform some handling qualities analysis. For initial analysis, it was used the code for helicopter flight simulations helicoptUnifei5, developed at Unifei and presented on the Final Report Project 351 (2015/2016). In this work, data from the Superlynx model found in the book Padfield(2007) were used, which were implemented in the code used. In carrying out the control, the Universal Integrative Regulator was used. Controller gains were implemented in order to control the helicopter at three different to three different flight conditions within the aircraft envelope. In addition to the numerical variation of the speed, the amplitudes of the controls were changed, which allowed to increase the range controlled by the regulators. After the design of the flight controls laws, some handling qualities were evaluated. The roll axis response criteria of documents ADS-33E was used in the evaluations.Agência 1porUniversidade Federal de ItajubáPrograma de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia MecânicaUNIFEIBrasilIEM - Instituto de Engenharia MecânicaCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::FENOMENOS DE TRANSPORTEModelagens e simulações de vooLeis de controle de VooAnálise das qualidades de vooModelagem, simulação e análise das qualidades de voo de um helicópteroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisCUNHA JUNIOR, Sebastião Simõeshttp://lattes.cnpq.br/5136468097738470http://lattes.cnpq.br/7533889985607594OLIVEIRA, Lucas Antonio deOLIVEIRA, Lucas Antonio de. Modelagem, simulação e análise das qualidades de voo de um helicóptero. 2020. 229 f. Dissertação. (Mestrado em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2020.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFEI (RIUNIFEI)instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEILICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/bitstream/123456789/2208/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52ORIGINALDissertação_2020094.pdfDissertação_2020094.pdfapplication/pdf9123948https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/bitstream/123456789/2208/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o_2020094.pdf404493fe148f97ba4657d83387b95444MD51123456789/22082022-09-23 10:44:07.704oai:repositorio.unifei.edu.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unifei.edu.br/oai/requestrepositorio@unifei.edu.br || geraldocarlos@unifei.edu.bropendoar:70442022-09-23T13:44:07Repositório Institucional da UNIFEI (RIUNIFEI) - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
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