Aprendizado supervisionado de sistemas de inferência fuzzy aplicados em veículos inteligentes.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: VERMAAS, Luiz Lenarth Gabriel
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFEI (RIUNIFEI)
Texto Completo: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1335
Resumo: Esta tese trata do desenvolvimento de um algoritmo para aprendizado supervisionado capaz de extrair conhecimentos provenientes de tarefas de manobras veiculares realizadas por um motorista humano. Como o objetivo final e determinar o conhecimento do motorista de forma compreensível, este será representado por Sistema de Inferência Fuzzy (FIS) baseado no modelo Mamdani, por representar o problema de forma simples por meio da linguagem natural humana. O desenvolvimento de tal sistema e, na verdade, um problema de otimização inteira mista, onde se deseja mapear o relacionamento entre as entradas provenientes do sistema de aquisição de dados do veículo com as respostas fornecidas por um humano. A geração deste Sistema Fuzzy implica na geração de uma estrutura de regras fuzzy e funções de pertinência que representem adequadamente o conjunto de exemplos de treinamento. Assim, o problema e dividido em duas partes: uma responsável pelo aprendizado das regras e a outra responsável pela otimização das funções de pertinência. A implementação do algoritmo para solucionar este problema, aplica os conceitos de Sistema Imunológico Artificial baseado em Gradiente (GbAIS) com duas populações distintas de anticorpos: uma para aprendizagem da estrutura de regras e outra para otimização das funções de pertinência. Por meio do processo de coevolução das duas populações e possível: trocar informações entre elas, uma vez que as mesmas são interdependentes; evitar o surgimento de ótimos locais; e aumentar o fitness do sistema gerado. Para validar esta proposta, o FIS gerado e utilizado em uma aplicação de veículos inteligentes. O algoritmo foi testado inicialmente em um ambiente de simulação 3D e posteriormente em um veículo de passeio real. Os resultados obtidos para o problema de estacionamento em vaga paralela e navegação em um circuito com waypoints comprovaram a eficácia do algoritmo proposto. As principais contribuições desta tese são: 1) a utilização de técnicas de aprendizado supervisionado para geração automática de sistemas de controle de alto nível em veículos inteligentes, por ser um tema pouco pesquisado neste tipo de aplicação; 2) a proposta da Tabela de Regras Potencias (TRP) para pré-seleção de regras candidatas, conduzindo a redução do espaço de busca; e 3) a aplicação de CGbAIS, uma nova técnica baseada em população.
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O desenvolvimento de tal sistema e, na verdade, um problema de otimização inteira mista, onde se deseja mapear o relacionamento entre as entradas provenientes do sistema de aquisição de dados do veículo com as respostas fornecidas por um humano. A geração deste Sistema Fuzzy implica na geração de uma estrutura de regras fuzzy e funções de pertinência que representem adequadamente o conjunto de exemplos de treinamento. Assim, o problema e dividido em duas partes: uma responsável pelo aprendizado das regras e a outra responsável pela otimização das funções de pertinência. A implementação do algoritmo para solucionar este problema, aplica os conceitos de Sistema Imunológico Artificial baseado em Gradiente (GbAIS) com duas populações distintas de anticorpos: uma para aprendizagem da estrutura de regras e outra para otimização das funções de pertinência. Por meio do processo de coevolução das duas populações e possível: trocar informações entre elas, uma vez que as mesmas são interdependentes; evitar o surgimento de ótimos locais; e aumentar o fitness do sistema gerado. Para validar esta proposta, o FIS gerado e utilizado em uma aplicação de veículos inteligentes. O algoritmo foi testado inicialmente em um ambiente de simulação 3D e posteriormente em um veículo de passeio real. Os resultados obtidos para o problema de estacionamento em vaga paralela e navegação em um circuito com waypoints comprovaram a eficácia do algoritmo proposto. As principais contribuições desta tese são: 1) a utilização de técnicas de aprendizado supervisionado para geração automática de sistemas de controle de alto nível em veículos inteligentes, por ser um tema pouco pesquisado neste tipo de aplicação; 2) a proposta da Tabela de Regras Potencias (TRP) para pré-seleção de regras candidatas, conduzindo a redução do espaço de busca; e 3) a aplicação de CGbAIS, uma nova técnica baseada em população.Aprendizado supervisionado de sistemas de inferência fuzzy aplicados em veículos inteligentes.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisItajubáUniversidade Federal de Itajubá117 p.Aprendizado supervisionadoVeículos inteligentesSistema FuzzySistema Imunológico ArtificialHONÓRIO, Leonardo de MelloSOUZA, Luiz Edival deEngenharia ElétricaAutomação e Sistemas Elétricos IndustriaisVERMAAS, Luiz Lenarth GabrielPrograma de Pós-Graduação: Doutorado - Engenharia ElétricaIESTI - Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informaçãoporreponame:Repositório Institucional da UNIFEI (RIUNIFEI)instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIinfo:eu-repo/semantics/openAccessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/bitstream/123456789/1335/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52ORIGINALtese_0038597.pdftese_0038597.pdfapplication/pdf4779451https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/bitstream/123456789/1335/1/tese_0038597.pdfa021ada47da216898e3c2887f3b6c052MD51123456789/13352024-03-28 11:10:34.038oai:repositorio.unifei.edu.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unifei.edu.br/oai/requestrepositorio@unifei.edu.br || geraldocarlos@unifei.edu.bropendoar:70442024-03-28T14:10:34Repositório Institucional da UNIFEI (RIUNIFEI) - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
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