Implantação do Conceito de Manufatura Enxuta em Confecção com Alta Variedade de Produtos e Instabilidade de Demanda
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFEI (RIUNIFEI) |
Texto Completo: | https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1833 |
Resumo: | Este trabalho tem por finalidade implementar os conceitos e ferramentas da Manufatura Enxuta em uma Fast Fashion de pequeno porte. As Fast Fashion são empresas do ramo de confecções de roupas que atuam no competitivo e dinâmico mercado da moda, necessitando de produção mais rápida e contínua de suas peças, em comparação com as tradicionais indústrias de confecção, que vendem seus produtos no mercado por meio de coleções prontas. Por se tratar de uma Fast Fashion, a empresa objeto do estudo tem a necessidade de produzir pequenos lotes de muitas variedades, com Lead Time curto e a custos baixos. Para isso, o caminho seguido foi substituir o sistema tradicional de produção empurrada, caracterizado pela oferta de grandes lotes de poucas variedades, para o de Manufatura Enxuta, cuja essência é justamente a produção de pequenos lotes de muitas variedades, com Lead Times curtos e a custos baixos. E tudo isso, por meio da eliminação sistemática e contínua dos desperdícios, ou seja, daquelas atividades que não agregam valor do ponto de vista dos clientes. Diante do cenário apresentado, o objetivo geral deste trabalho foi conduzir uma pesquisa-ação para implementar os conceitos de Manufatura Enxuta, por meio do Mapeamento do Fluxo de Valor (MFV), em uma Fast Fashion de pequeno porte. Os objetivos específicos foram: primeiro, fazer uma síntese dos principais artigos publicados referentes à aplicação do Lean em Pequenas e Médias Empresas (PMEs), em especial, naquelas do setor de vestuário, e em particular, nas Fast Fashion, destacando não somente os ganhos obtidos, mas também as dificuldades encontradas e as soluções adotadas; em seguida, propor a integração entre os passos da pesquisa-ação e as etapas do Mapeamento do Fluxo de Valor (MFV), apresentando um modelo esquemático que será aplicado na empresa objeto de estudo deste trabalho e poderá ser replicado por outras empresas, sobretudo, pelas PMEs do setor de vestuário que enfrentam o desafio de produzirem no conceito de Fast Fashion, oferecendo a elas um método estruturado que as orientará na implementação do Lean. O resultado obtido foi a capacitação da empresa para a produção de pequenos lotes de muitas variedades, com redução do Lead Time de produção de 55,16% e aumento de produtividade de 43,83%, proporcionando a redução dos estoques com uma gestão mais eficiente dos recursos e, desta forma, obtendo redução de custos para a empresa. Comprovou-se ainda a eficácia da integração entre os passos da pesquisa-ação e as etapas do MFV. |
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2018-092018-12-06T16:20:55Z2018-12-06T16:20:55ZBACCI, Guido Agnew. Implantação do Conceito de Manufatura Enxuta em Confecção com Alta Variedade de Produtos e Instabilidade de Demanda. 2018. 126 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2018.https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1833Este trabalho tem por finalidade implementar os conceitos e ferramentas da Manufatura Enxuta em uma Fast Fashion de pequeno porte. As Fast Fashion são empresas do ramo de confecções de roupas que atuam no competitivo e dinâmico mercado da moda, necessitando de produção mais rápida e contínua de suas peças, em comparação com as tradicionais indústrias de confecção, que vendem seus produtos no mercado por meio de coleções prontas. Por se tratar de uma Fast Fashion, a empresa objeto do estudo tem a necessidade de produzir pequenos lotes de muitas variedades, com Lead Time curto e a custos baixos. Para isso, o caminho seguido foi substituir o sistema tradicional de produção empurrada, caracterizado pela oferta de grandes lotes de poucas variedades, para o de Manufatura Enxuta, cuja essência é justamente a produção de pequenos lotes de muitas variedades, com Lead Times curtos e a custos baixos. E tudo isso, por meio da eliminação sistemática e contínua dos desperdícios, ou seja, daquelas atividades que não agregam valor do ponto de vista dos clientes. Diante do cenário apresentado, o objetivo geral deste trabalho foi conduzir uma pesquisa-ação para implementar os conceitos de Manufatura Enxuta, por meio do Mapeamento do Fluxo de Valor (MFV), em uma Fast Fashion de pequeno porte. Os objetivos específicos foram: primeiro, fazer uma síntese dos principais artigos publicados referentes à aplicação do Lean em Pequenas e Médias Empresas (PMEs), em especial, naquelas do setor de vestuário, e em particular, nas Fast Fashion, destacando não somente os ganhos obtidos, mas também as dificuldades encontradas e as soluções adotadas; em seguida, propor a integração entre os passos da pesquisa-ação e as etapas do Mapeamento do Fluxo de Valor (MFV), apresentando um modelo esquemático que será aplicado na empresa objeto de estudo deste trabalho e poderá ser replicado por outras empresas, sobretudo, pelas PMEs do setor de vestuário que enfrentam o desafio de produzirem no conceito de Fast Fashion, oferecendo a elas um método estruturado que as orientará na implementação do Lean. O resultado obtido foi a capacitação da empresa para a produção de pequenos lotes de muitas variedades, com redução do Lead Time de produção de 55,16% e aumento de produtividade de 43,83%, proporcionando a redução dos estoques com uma gestão mais eficiente dos recursos e, desta forma, obtendo redução de custos para a empresa. Comprovou-se ainda a eficácia da integração entre os passos da pesquisa-ação e as etapas do MFV.Implantação do Conceito de Manufatura Enxuta em Confecção com Alta Variedade de Produtos e Instabilidade de Demandainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisItajubáUniversidade Federal de Itajubá126 p.Manufatura EnxutaMapeamento do Fluxo de ValorPequena Empresa de VestuárioFast FashionAlta variedade de produtosElevada instabilidade da demandaLean ManufacturingValue Stream MappingSmall Clothing CompanyFast FashionHigh variety of productsHigh demand instabilityQUEIROZ, José Antonio deAdministração ProfissionalEnsino e AprendizagemFinanças aplicadas à tomada de decisãoBACCI, Guido AgnewPrograma de Pós-Graduação: Mestrado Profissional - AdministraçãoIEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestãoporreponame:Repositório Institucional da UNIFEI (RIUNIFEI)instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALdissertacao_2018144.pdfdissertacao_2018144.pdfapplication/pdf3406698https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/bitstream/123456789/1833/1/dissertacao_2018144.pdfcd32ceb96d46db919c1f7cd190ad8d93MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/bitstream/123456789/1833/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/18332024-02-15 13:55:46.224oai:repositorio.unifei.edu.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unifei.edu.br/oai/requestrepositorio@unifei.edu.br || geraldocarlos@unifei.edu.bropendoar:70442024-02-15T16:55:46Repositório Institucional da UNIFEI (RIUNIFEI) - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
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