Proposta para o gerenciamento de risco em projetos de desenvolvimento de software – pesquisa-ação na Ford Motor Company Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BRIGHENTI JUNIOR, Djalma
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFEI (RIUNIFEI)
Texto Completo: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3407
Resumo: Projetos de Tecnologia da Informação são normalmente lembrados pelos clientes e usuários como projetos que dificilmente são concluídos no prazo inicialmente previsto, dentro do custo estimado e principalmente com todas as necessidades esperadas atingidas. Existem uma série de fatores que tornam os projetos de TI especialmente difíceis de gerenciar e de ter seus objetivos atendidos. Os projetos de TI envolvem novas tecnologias e uma série de fatores de risco que se repetem. Assim, este trabalho teve o objetivo de propor um processo estruturado para planejamento e controle preventivo de problemas através do gerenciamento dos riscos inerentes aos projetos de tecnologia da informação para diminuir o stress e esforço necessário para os times de projeto concluírem os trabalhos no tempo, custo e com a qualidade esperada. A pesquisa foi realizada na Ford Motor Company Brasil, que possui uma área de Tecnologia da Informação de grande porte e que trabalha rotineiramente com o desenvolvimento de novos projetos de desenvolvimento de sistemas. Para a análise do ambiente atual e o desenvolvimento do modelo de gerenciamento de riscos adaptado à empresa, foi utilizada a técnica de pesquisa Soft Systems Methodology. O modelo desenvolvido foi apresentado e validado pela diretoria da área de TI e teve sua implantação recomendada. O Gerenciamento de riscos provou ser uma necessidade para os projetos de desenvolvimento de sistemas devida à complexidade do ambiente em que os projetos são desenvolvidos. A partir de técnicas simples para a identificação dos riscos o seu controle ocorre de forma natural, e a revisão destes riscos nas reuniões de acompanhamento do projeto foca a gerência nos itens mais importantes e onde ela pode efetivamente auxiliar.
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spelling 2005-04-282022-10-262022-10-26T16:52:07Z2022-10-26T16:52:07Zhttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3407Projetos de Tecnologia da Informação são normalmente lembrados pelos clientes e usuários como projetos que dificilmente são concluídos no prazo inicialmente previsto, dentro do custo estimado e principalmente com todas as necessidades esperadas atingidas. Existem uma série de fatores que tornam os projetos de TI especialmente difíceis de gerenciar e de ter seus objetivos atendidos. Os projetos de TI envolvem novas tecnologias e uma série de fatores de risco que se repetem. Assim, este trabalho teve o objetivo de propor um processo estruturado para planejamento e controle preventivo de problemas através do gerenciamento dos riscos inerentes aos projetos de tecnologia da informação para diminuir o stress e esforço necessário para os times de projeto concluírem os trabalhos no tempo, custo e com a qualidade esperada. A pesquisa foi realizada na Ford Motor Company Brasil, que possui uma área de Tecnologia da Informação de grande porte e que trabalha rotineiramente com o desenvolvimento de novos projetos de desenvolvimento de sistemas. Para a análise do ambiente atual e o desenvolvimento do modelo de gerenciamento de riscos adaptado à empresa, foi utilizada a técnica de pesquisa Soft Systems Methodology. O modelo desenvolvido foi apresentado e validado pela diretoria da área de TI e teve sua implantação recomendada. O Gerenciamento de riscos provou ser uma necessidade para os projetos de desenvolvimento de sistemas devida à complexidade do ambiente em que os projetos são desenvolvidos. A partir de técnicas simples para a identificação dos riscos o seu controle ocorre de forma natural, e a revisão destes riscos nas reuniões de acompanhamento do projeto foca a gerência nos itens mais importantes e onde ela pode efetivamente auxiliar.Information technology projects are usually know by their customers and users as projects that seldom are completed on time, within the budget and with all the required specifications. There are several factors that make IT project especially difficult to manage and to meet their goals. IT projects require new technologies and deals with several common risk factors. The objective of this work is to propose a structured process for planning and preventative control of problems through IT project risk management, in order to reduce the project team stress and workload required to deliver the system on time, within budget and with the expected quality. The research was conducted in Ford Motor Company Brazil, which has a large IT department and that is used to work with new system development projects. To understand the current scenario and to develop the risk management model adequate to the company, it was used the research technique Soft Systems Methodology. The resulting model was presented to and validated by the IT department directory and its implementation was recommended. Risk management proved to be a requirement for systems development projects due to the complexity of the environment in which projects are developed. Using simple techniques for risk identification its control is almost natural and the risk review during project status meeting drives management focus to the critical items where they can help.porUniversidade Federal de ItajubáPrograma de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de ProduçãoUNIFEIBrasilIEPG - Instituto de Engenharia de Produção e GestãoCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUÇÃOGerenciamento de projetosGerenciamento de riscosProposta para o gerenciamento de risco em projetos de desenvolvimento de software – pesquisa-ação na Ford Motor Company Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisSILVA, Carlos Eduardo Sanches dahttp://lattes.cnpq.br/7352874497617480BRIGHENTI JUNIOR, DjalmaBRIGHENTI JUNIOR, Djalma. Proposta para o gerenciamento de risco em projetos de desenvolvimento de software – pesquisa-ação na Ford Motor Company Brasil. 2005. 155 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2005.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFEI (RIUNIFEI)instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEILICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/bitstream/123456789/3407/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52ORIGINALDissertação_200531000.pdfDissertação_200531000.pdfapplication/pdf1038411https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/bitstream/123456789/3407/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o_200531000.pdfb2ca15e0457aa0588b41398a835956a1MD51123456789/34072022-10-26 13:57:47.284oai:repositorio.unifei.edu.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unifei.edu.br/oai/requestrepositorio@unifei.edu.br || geraldocarlos@unifei.edu.bropendoar:70442022-10-26T16:57:47Repositório Institucional da UNIFEI (RIUNIFEI) - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
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