Métodos inteligentes de navegação e desvio de obstáculos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFEI (RIUNIFEI) |
Texto Completo: | https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3824 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo o estudo e a aplicação de métodos inteligentes para navegação e desvio de obstáculos, baseando-se em um simulador previamente construído, o qual é o ponto inicial para a criação de uma prática para aplicação no mundo real. Entretanto para conseguir este objetivo, o trabalho atravessa diversas áreas do conhecimento como computação, visão computacional, programação, lógica matemática, eletrônica, inteligência artificial e automação e controle. A proposta é usar um veículo inteligente, nesse caso um carro de controle remoto, controlado por rádio freqüência, obstáculos, como por exemplo, bolinhas de tênis e um alvo. O local, onde esses objetos estão situados, é denominado “campo de testes”. Através de um software, criado com o propósito de controle e automação, este veículo, por meio de técnicas de inteligência artificial, deve percorrer o campo de testes, desviando dos obstáculos e atingir o alvo. O veiculo é monitorado por uma câmera, localizada acima da área de testes, e recebe os comandos do software de controle, instalado no computador, através de seu controle remoto, na qual a comunicação é feita via radiofreqüência. |
id |
UFEI_f692e49fc50c00f0dee18a50cc3a35ba |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifei.edu.br:123456789/3824 |
network_acronym_str |
UFEI |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFEI (RIUNIFEI) |
repository_id_str |
7044 |
spelling |
2007-11-272023-06-302023-06-30T17:34:04Z2023-06-30T17:34:04Zhttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3824Este trabalho tem como objetivo o estudo e a aplicação de métodos inteligentes para navegação e desvio de obstáculos, baseando-se em um simulador previamente construído, o qual é o ponto inicial para a criação de uma prática para aplicação no mundo real. Entretanto para conseguir este objetivo, o trabalho atravessa diversas áreas do conhecimento como computação, visão computacional, programação, lógica matemática, eletrônica, inteligência artificial e automação e controle. A proposta é usar um veículo inteligente, nesse caso um carro de controle remoto, controlado por rádio freqüência, obstáculos, como por exemplo, bolinhas de tênis e um alvo. O local, onde esses objetos estão situados, é denominado “campo de testes”. Através de um software, criado com o propósito de controle e automação, este veículo, por meio de técnicas de inteligência artificial, deve percorrer o campo de testes, desviando dos obstáculos e atingir o alvo. O veiculo é monitorado por uma câmera, localizada acima da área de testes, e recebe os comandos do software de controle, instalado no computador, através de seu controle remoto, na qual a comunicação é feita via radiofreqüência.This work has as objective the implementation and the use of intelligent methods for navigation and obstacles avoidance, being based on a simulator previously constructed, which is the initial point for the creation of a practical application in the real world. However to obtain this objective, it crosses diverse areas of the knowledge as computation, computational vision, programming, mathematical logic, electronic, artificial intelligence and automation and control. The proposal is to use an intelligent vehicle, in this case, a remote-control car, controlled for radio frequency, obstacles, for example, small balls of tennis and a target. The place where these objects are situated is called "field of tests". Software is created with the intention of control and automation, this vehicle, by means of techniques of artificial intelligence, it must cover the field of tests, deviating from the obstacles and reach the target. The vehicle is monitored by a camera, located on the area of tests, and receives the commands from the software of control, installed in the computer, through its remote control, in which the communication is made way radio frequency.porUniversidade Federal de ItajubáPrograma de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia ElétricaUNIFEIBrasilIESTI - Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da InformaçãoCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELÉTRICAControle e automaçãoInteligência artificialComputaçãoVisão computacionalProgramaçãoLógica matemáticaEletrônicaMétodos inteligentes de navegação e desvio de obstáculosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisHONÓRIO, Leonardo de Mellohttp://lattes.cnpq.br/4319412527458142JESUS, Edison Oliveira dehttp://lattes.cnpq.br/6182116304845195JUNIOR, Helton Hugo de CarvalhoJUNIOR, Helton Hugo de Carvalho. Métodos inteligentes de navegação e desvio de obstáculos. 2007. 104 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2007.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFEI (RIUNIFEI)instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEILICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/bitstream/123456789/3824/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52ORIGINALDissertação_200832604.pdfDissertação_200832604.pdfapplication/pdf1277732https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/bitstream/123456789/3824/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o_200832604.pdff10d07791211ee1e378eefcfb3ae8dd7MD51123456789/38242023-06-30 14:36:18.57oai:repositorio.unifei.edu.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unifei.edu.br/oai/requestrepositorio@unifei.edu.br || geraldocarlos@unifei.edu.bropendoar:70442023-06-30T17:36:18Repositório Institucional da UNIFEI (RIUNIFEI) - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Métodos inteligentes de navegação e desvio de obstáculos |
title |
Métodos inteligentes de navegação e desvio de obstáculos |
spellingShingle |
Métodos inteligentes de navegação e desvio de obstáculos JUNIOR, Helton Hugo de Carvalho CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELÉTRICA Controle e automação Inteligência artificial Computação Visão computacional Programação Lógica matemática Eletrônica |
title_short |
Métodos inteligentes de navegação e desvio de obstáculos |
title_full |
Métodos inteligentes de navegação e desvio de obstáculos |
title_fullStr |
Métodos inteligentes de navegação e desvio de obstáculos |
title_full_unstemmed |
Métodos inteligentes de navegação e desvio de obstáculos |
title_sort |
Métodos inteligentes de navegação e desvio de obstáculos |
author |
JUNIOR, Helton Hugo de Carvalho |
author_facet |
JUNIOR, Helton Hugo de Carvalho |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
HONÓRIO, Leonardo de Mello |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4319412527458142 |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
JESUS, Edison Oliveira de |
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6182116304845195 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
JUNIOR, Helton Hugo de Carvalho |
contributor_str_mv |
HONÓRIO, Leonardo de Mello JESUS, Edison Oliveira de |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELÉTRICA |
topic |
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELÉTRICA Controle e automação Inteligência artificial Computação Visão computacional Programação Lógica matemática Eletrônica |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Controle e automação Inteligência artificial Computação Visão computacional Programação Lógica matemática Eletrônica |
description |
Este trabalho tem como objetivo o estudo e a aplicação de métodos inteligentes para navegação e desvio de obstáculos, baseando-se em um simulador previamente construído, o qual é o ponto inicial para a criação de uma prática para aplicação no mundo real. Entretanto para conseguir este objetivo, o trabalho atravessa diversas áreas do conhecimento como computação, visão computacional, programação, lógica matemática, eletrônica, inteligência artificial e automação e controle. A proposta é usar um veículo inteligente, nesse caso um carro de controle remoto, controlado por rádio freqüência, obstáculos, como por exemplo, bolinhas de tênis e um alvo. O local, onde esses objetos estão situados, é denominado “campo de testes”. Através de um software, criado com o propósito de controle e automação, este veículo, por meio de técnicas de inteligência artificial, deve percorrer o campo de testes, desviando dos obstáculos e atingir o alvo. O veiculo é monitorado por uma câmera, localizada acima da área de testes, e recebe os comandos do software de controle, instalado no computador, através de seu controle remoto, na qual a comunicação é feita via radiofreqüência. |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007-11-27 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-06-30 2023-06-30T17:34:04Z |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-06-30T17:34:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3824 |
url |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3824 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.references.pt_BR.fl_str_mv |
JUNIOR, Helton Hugo de Carvalho. Métodos inteligentes de navegação e desvio de obstáculos. 2007. 104 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2007. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Itajubá |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia Elétrica |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UNIFEI |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
IESTI - Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Itajubá |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFEI (RIUNIFEI) instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) instacron:UNIFEI |
instname_str |
Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
instacron_str |
UNIFEI |
institution |
UNIFEI |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFEI (RIUNIFEI) |
collection |
Repositório Institucional da UNIFEI (RIUNIFEI) |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/bitstream/123456789/3824/2/license.txt https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/bitstream/123456789/3824/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o_200832604.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 f10d07791211ee1e378eefcfb3ae8dd7 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFEI (RIUNIFEI) - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unifei.edu.br || geraldocarlos@unifei.edu.br |
_version_ |
1801863190742564864 |