Qualidade da informação do prontuário eletrônico do paciente no processo de apoio à decisão clínica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, Suellen de Alcântara
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFEI (RIUNIFEI)
Texto Completo: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2094
Resumo: A correta tomada de decisão aliada à utilização de tecnologias seguras e efetivas para o diagnóstico e tratamento de doenças tem um impacto crucial na qualidade da assistência à saúde. Desta forma, tecnologias como sistemas de Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) permitem o compartilhamento de informações entre os profissionais de saúde e servem como base legal para as ações médicas, podendo inclusive suportar suas decisões. No entanto, faz se necessário avaliar a Qualidade da Informação (QI) disponível neste sistema, uma vez que as informações registradas no PEP devem ser capazes de refletir o processo de atendimento do paciente ao longo do tempo. Assim possibilitar ao profissional médico, planejar e intervir nos procedimentos evitando riscos à saúde do paciente. Com o intuito de contribuir para o tratamento deste problema, este trabalho concentra-se em um estudo de caso realizado no Hospital de Clínicas de Itajubá para propor melhorias na Qualidade da Informação do Prontuário Eletrônico do Paciente no processo de decisão clínica. Foi aplicado o modelo adaptado de Qualidade da Informação utilizando a metodologia Ten Steps to Quality Data and Trusted Information® com uma abordagem empírica, sob a perspectiva do consumidor da informação, tendo como resultado a identificação das dimensões da informação: Reputação, Acessibilidade e Valor Agregado. Estas dimensões têm maior impacto na abordagem da Instituição referente a qualidade da informação do Prontuário Eletrônico do Paciente. A partir da aplicação deste modelo adaptado foi possível propor melhorias para a Qualidade da Informação do PEP do Hospital de Clínicas de Itajubá por meio do desenvolvimento de planos de ações.
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No entanto, faz se necessário avaliar a Qualidade da Informação (QI) disponível neste sistema, uma vez que as informações registradas no PEP devem ser capazes de refletir o processo de atendimento do paciente ao longo do tempo. Assim possibilitar ao profissional médico, planejar e intervir nos procedimentos evitando riscos à saúde do paciente. Com o intuito de contribuir para o tratamento deste problema, este trabalho concentra-se em um estudo de caso realizado no Hospital de Clínicas de Itajubá para propor melhorias na Qualidade da Informação do Prontuário Eletrônico do Paciente no processo de decisão clínica. Foi aplicado o modelo adaptado de Qualidade da Informação utilizando a metodologia Ten Steps to Quality Data and Trusted Information® com uma abordagem empírica, sob a perspectiva do consumidor da informação, tendo como resultado a identificação das dimensões da informação: Reputação, Acessibilidade e Valor Agregado. Estas dimensões têm maior impacto na abordagem da Instituição referente a qualidade da informação do Prontuário Eletrônico do Paciente. A partir da aplicação deste modelo adaptado foi possível propor melhorias para a Qualidade da Informação do PEP do Hospital de Clínicas de Itajubá por meio do desenvolvimento de planos de ações.Qualidade da informação do prontuário eletrônico do paciente no processo de apoio à decisão clínicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisItajubáUNIFEI - Universidade Federal de Itajubá96 p.Qualidade da informaçãoRegistros eletrônicos de SaúdeTomada de decisõesData qualityElectronic health recordsDecision-makingFAVARETTO, FábioMestrado Profissional de AdministraçãoCNPQ::AdministraçãoSistemas de Informação para Tomada de DecisãoOLIVEIRA, Suellen de AlcântaraPrograma de Pós-Graduação: Mestrado Profissional - AdministraçãoIEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestãoporreponame:Repositório Institucional da UNIFEI (RIUNIFEI)instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALDissertação_2020004.pdfDissertação_2020004.pdfapplication/pdf3192762https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/bitstream/123456789/2094/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o_2020004.pdf36c279328193499275f574dd701747efMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/bitstream/123456789/2094/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/20942024-02-20 13:05:13.492oai:repositorio.unifei.edu.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unifei.edu.br/oai/requestrepositorio@unifei.edu.br || geraldocarlos@unifei.edu.bropendoar:70442024-02-20T16:05:13Repositório Institucional da UNIFEI (RIUNIFEI) - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
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