TAMANHO DA SEMENTE E SOMBREAMENTO NO DESENVOLVIMENTO INICIAL DE Brosimum gaudichaudii TRÉCUL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faria, Rozilaine Aparecida Pelegrini Gomes de
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Barbosa Coelho, Maria de Fatima, Albuquerque, Maria Cristina de Figueiredo e
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Caatinga
Texto Completo: https://periodicos.ufersa.edu.br/caatinga/article/view/2680
Resumo: A mama-cadela (Brosimum gaudichaudii TRÉCUL) é uma espécie do cerrado brasileiro considerada prioritária para a conservação e manejo de recursos genéticos vegetais. As raízes de B. gaudichaudii são usadas para obtenção de psoraleno e bergapteno na produção de medicamento contra o vitiligo. O objetivo neste estudo foi avaliar o efeito do tamanho da semente e dos níveis de sombreamento no desenvolvimento inicial de mudas de B. gaudichaudii. Foi utilizado o delineamento experimental inteiramente casualizado, em esquema fatorial 3 x 3, três tamanhos das sementes (pequena, média e grande) e três condições de sombreamento (0%, 30% e 60%), com quatro repetições de 25 sementes. As características observadas foram porcentagem de emergência e de sobrevivência, altura, diâmetro basal, relação altura/diâmetro e o número de folhas das plântulas aos 120 dias após a semeadura. A maior porcentagem de emergência ocorreu no sombreamento de 60% e com sementes grandes (70%). Estas sementes originaram plântulas com maior altura (20,4 cm) e menor diâmetro basal (1,4 cm), enquanto as sementes pequenas, no mesmo nível de sombreamento, formaram plântulas de menor altura (8 cm) e maior diâmetro basal (2,4 cm). O número de folhas foi maior nas plântulas mantidas a pleno sol e não foi influenciado pelo tamanho da semente. A relação altura/diâmetro foi menor para as mudas desenvolvidas a pleno sol. A maior qualidade de mudas de B. gaudichaudii foi obtida com sementes grandes na condição sem sombreamento.
id UFERSA-1_194c8adf8f8d84eae6a0ae2dde3b90bc
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufersa.edu.br:article/2680
network_acronym_str UFERSA-1
network_name_str Revista Caatinga
repository_id_str
spelling TAMANHO DA SEMENTE E SOMBREAMENTO NO DESENVOLVIMENTO INICIAL DE Brosimum gaudichaudii TRÉCULMama-cadela. Mudas. Luz. CerradoA mama-cadela (Brosimum gaudichaudii TRÉCUL) é uma espécie do cerrado brasileiro considerada prioritária para a conservação e manejo de recursos genéticos vegetais. As raízes de B. gaudichaudii são usadas para obtenção de psoraleno e bergapteno na produção de medicamento contra o vitiligo. O objetivo neste estudo foi avaliar o efeito do tamanho da semente e dos níveis de sombreamento no desenvolvimento inicial de mudas de B. gaudichaudii. Foi utilizado o delineamento experimental inteiramente casualizado, em esquema fatorial 3 x 3, três tamanhos das sementes (pequena, média e grande) e três condições de sombreamento (0%, 30% e 60%), com quatro repetições de 25 sementes. As características observadas foram porcentagem de emergência e de sobrevivência, altura, diâmetro basal, relação altura/diâmetro e o número de folhas das plântulas aos 120 dias após a semeadura. A maior porcentagem de emergência ocorreu no sombreamento de 60% e com sementes grandes (70%). Estas sementes originaram plântulas com maior altura (20,4 cm) e menor diâmetro basal (1,4 cm), enquanto as sementes pequenas, no mesmo nível de sombreamento, formaram plântulas de menor altura (8 cm) e maior diâmetro basal (2,4 cm). O número de folhas foi maior nas plântulas mantidas a pleno sol e não foi influenciado pelo tamanho da semente. A relação altura/diâmetro foi menor para as mudas desenvolvidas a pleno sol. A maior qualidade de mudas de B. gaudichaudii foi obtida com sementes grandes na condição sem sombreamento.Universidade Federal Rural do Semi-Árido2013-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufersa.edu.br/caatinga/article/view/2680REVISTA CAATINGA; Vol. 26 No. 1 (2013); 9-15Revista Caatinga; v. 26 n. 1 (2013); 9-151983-21250100-316Xreponame:Revista Caatingainstname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSAporhttps://periodicos.ufersa.edu.br/caatinga/article/view/2680/pdf_32Faria, Rozilaine Aparecida Pelegrini Gomes deBarbosa Coelho, Maria de FatimaAlbuquerque, Maria Cristina de Figueiredo einfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-12-07T16:16:52Zoai:ojs.periodicos.ufersa.edu.br:article/2680Revistahttps://periodicos.ufersa.edu.br/index.php/caatinga/indexPUBhttps://periodicos.ufersa.edu.br/index.php/caatinga/oaipatricio@ufersa.edu.br|| caatinga@ufersa.edu.br1983-21250100-316Xopendoar:2024-04-29T09:45:59.246446Revista Caatinga - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)true
dc.title.none.fl_str_mv TAMANHO DA SEMENTE E SOMBREAMENTO NO DESENVOLVIMENTO INICIAL DE Brosimum gaudichaudii TRÉCUL
title TAMANHO DA SEMENTE E SOMBREAMENTO NO DESENVOLVIMENTO INICIAL DE Brosimum gaudichaudii TRÉCUL
spellingShingle TAMANHO DA SEMENTE E SOMBREAMENTO NO DESENVOLVIMENTO INICIAL DE Brosimum gaudichaudii TRÉCUL
Faria, Rozilaine Aparecida Pelegrini Gomes de
Mama-cadela. Mudas. Luz. Cerrado
title_short TAMANHO DA SEMENTE E SOMBREAMENTO NO DESENVOLVIMENTO INICIAL DE Brosimum gaudichaudii TRÉCUL
title_full TAMANHO DA SEMENTE E SOMBREAMENTO NO DESENVOLVIMENTO INICIAL DE Brosimum gaudichaudii TRÉCUL
title_fullStr TAMANHO DA SEMENTE E SOMBREAMENTO NO DESENVOLVIMENTO INICIAL DE Brosimum gaudichaudii TRÉCUL
title_full_unstemmed TAMANHO DA SEMENTE E SOMBREAMENTO NO DESENVOLVIMENTO INICIAL DE Brosimum gaudichaudii TRÉCUL
title_sort TAMANHO DA SEMENTE E SOMBREAMENTO NO DESENVOLVIMENTO INICIAL DE Brosimum gaudichaudii TRÉCUL
author Faria, Rozilaine Aparecida Pelegrini Gomes de
author_facet Faria, Rozilaine Aparecida Pelegrini Gomes de
Barbosa Coelho, Maria de Fatima
Albuquerque, Maria Cristina de Figueiredo e
author_role author
author2 Barbosa Coelho, Maria de Fatima
Albuquerque, Maria Cristina de Figueiredo e
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Faria, Rozilaine Aparecida Pelegrini Gomes de
Barbosa Coelho, Maria de Fatima
Albuquerque, Maria Cristina de Figueiredo e
dc.subject.por.fl_str_mv Mama-cadela. Mudas. Luz. Cerrado
topic Mama-cadela. Mudas. Luz. Cerrado
description A mama-cadela (Brosimum gaudichaudii TRÉCUL) é uma espécie do cerrado brasileiro considerada prioritária para a conservação e manejo de recursos genéticos vegetais. As raízes de B. gaudichaudii são usadas para obtenção de psoraleno e bergapteno na produção de medicamento contra o vitiligo. O objetivo neste estudo foi avaliar o efeito do tamanho da semente e dos níveis de sombreamento no desenvolvimento inicial de mudas de B. gaudichaudii. Foi utilizado o delineamento experimental inteiramente casualizado, em esquema fatorial 3 x 3, três tamanhos das sementes (pequena, média e grande) e três condições de sombreamento (0%, 30% e 60%), com quatro repetições de 25 sementes. As características observadas foram porcentagem de emergência e de sobrevivência, altura, diâmetro basal, relação altura/diâmetro e o número de folhas das plântulas aos 120 dias após a semeadura. A maior porcentagem de emergência ocorreu no sombreamento de 60% e com sementes grandes (70%). Estas sementes originaram plântulas com maior altura (20,4 cm) e menor diâmetro basal (1,4 cm), enquanto as sementes pequenas, no mesmo nível de sombreamento, formaram plântulas de menor altura (8 cm) e maior diâmetro basal (2,4 cm). O número de folhas foi maior nas plântulas mantidas a pleno sol e não foi influenciado pelo tamanho da semente. A relação altura/diâmetro foi menor para as mudas desenvolvidas a pleno sol. A maior qualidade de mudas de B. gaudichaudii foi obtida com sementes grandes na condição sem sombreamento.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-05-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufersa.edu.br/caatinga/article/view/2680
url https://periodicos.ufersa.edu.br/caatinga/article/view/2680
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufersa.edu.br/caatinga/article/view/2680/pdf_32
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Semi-Árido
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Semi-Árido
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA CAATINGA; Vol. 26 No. 1 (2013); 9-15
Revista Caatinga; v. 26 n. 1 (2013); 9-15
1983-2125
0100-316X
reponame:Revista Caatinga
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Revista Caatinga
collection Revista Caatinga
repository.name.fl_str_mv Revista Caatinga - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv patricio@ufersa.edu.br|| caatinga@ufersa.edu.br
_version_ 1797674023884161024