BETONEIRA PARA ENCAPSULAMENTO NA QUALIDADE DE SEMENTES DE ALGODÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Queiroga, Vicente de Paula
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Durán, José Maria, Lima, Marleide Magalhães de Andrade, Nóbrega, Diego Antonio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Caatinga
Texto Completo: https://periodicos.ufersa.edu.br/caatinga/article/view/1400
Resumo: Objetivou-se estudar a qualidade fisiológica de sementes de algodão quando submetidas à encapsulação em betoneiras de diferentes capacidades de processamento. Foram avaliadas três betoneiras para a encapsulação: pequena, média, e grande, com capacidade de 10; 20 e 40 litros, respectivamente. A betoneira pequena recebeu sementes deslintadas + tratadas para serem submetidas ao processo de encapsulação com o produto coating e acabamento (metil-celulose). Em seguida, essas sementes encapsuladas foram classificadas em três tipos de massas de sementes (classe 1, 2 e 3). A betoneira média recebeu sementes deslintadas + tratadas para serem submetidas ao processo de encapsulação com o produto finishing, sendo posteriormente classificadas em peneiras retangulares de diferentes tamanhos (5 mm, 5,5 mm e 6 mm). A betoneira grande recebeu sementes deslintadas + tratadas para serem submetidas ao processo de encapsulação (coating e finishing) com e sem corante, além de uma testemunha não encapsulada. Foi adotado o delineamento inteiramente casualizado com quatro repetições. Foram analisadas as variáveis percentagem de germinação, comprimento de plântulas e massa de 100 sementes. Observou-se que o encapsulamento não ocasiona alteração na qualidade fisiológica das sementes e o recobrimento aumenta a massa das sementes.
id UFERSA-1_7618ac7844bb6da9abcae849eb7b0183
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufersa.edu.br:article/1400
network_acronym_str UFERSA-1
network_name_str Revista Caatinga
repository_id_str
spelling BETONEIRA PARA ENCAPSULAMENTO NA QUALIDADE DE SEMENTES DE ALGODÃOsementes deslintadastratamento de sementesrecobrimentomaterial de recobrimento.Objetivou-se estudar a qualidade fisiológica de sementes de algodão quando submetidas à encapsulação em betoneiras de diferentes capacidades de processamento. Foram avaliadas três betoneiras para a encapsulação: pequena, média, e grande, com capacidade de 10; 20 e 40 litros, respectivamente. A betoneira pequena recebeu sementes deslintadas + tratadas para serem submetidas ao processo de encapsulação com o produto coating e acabamento (metil-celulose). Em seguida, essas sementes encapsuladas foram classificadas em três tipos de massas de sementes (classe 1, 2 e 3). A betoneira média recebeu sementes deslintadas + tratadas para serem submetidas ao processo de encapsulação com o produto finishing, sendo posteriormente classificadas em peneiras retangulares de diferentes tamanhos (5 mm, 5,5 mm e 6 mm). A betoneira grande recebeu sementes deslintadas + tratadas para serem submetidas ao processo de encapsulação (coating e finishing) com e sem corante, além de uma testemunha não encapsulada. Foi adotado o delineamento inteiramente casualizado com quatro repetições. Foram analisadas as variáveis percentagem de germinação, comprimento de plântulas e massa de 100 sementes. Observou-se que o encapsulamento não ocasiona alteração na qualidade fisiológica das sementes e o recobrimento aumenta a massa das sementes.Universidade Federal Rural do Semi-Árido2010-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufersa.edu.br/caatinga/article/view/1400REVISTA CAATINGA; Vol. 23 No. 2 (2010); 102-109Revista Caatinga; v. 23 n. 2 (2010); 102-1091983-21250100-316Xreponame:Revista Caatingainstname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSAporhttps://periodicos.ufersa.edu.br/caatinga/article/view/1400/pdfQueiroga, Vicente de PaulaDurán, José MariaLima, Marleide Magalhães de AndradeNóbrega, Diego Antonioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-12-07T16:35:20Zoai:ojs.periodicos.ufersa.edu.br:article/1400Revistahttps://periodicos.ufersa.edu.br/index.php/caatinga/indexPUBhttps://periodicos.ufersa.edu.br/index.php/caatinga/oaipatricio@ufersa.edu.br|| caatinga@ufersa.edu.br1983-21250100-316Xopendoar:2024-04-29T09:45:35.741142Revista Caatinga - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)true
dc.title.none.fl_str_mv BETONEIRA PARA ENCAPSULAMENTO NA QUALIDADE DE SEMENTES DE ALGODÃO
title BETONEIRA PARA ENCAPSULAMENTO NA QUALIDADE DE SEMENTES DE ALGODÃO
spellingShingle BETONEIRA PARA ENCAPSULAMENTO NA QUALIDADE DE SEMENTES DE ALGODÃO
Queiroga, Vicente de Paula
sementes deslintadas
tratamento de sementes
recobrimento
material de recobrimento.
title_short BETONEIRA PARA ENCAPSULAMENTO NA QUALIDADE DE SEMENTES DE ALGODÃO
title_full BETONEIRA PARA ENCAPSULAMENTO NA QUALIDADE DE SEMENTES DE ALGODÃO
title_fullStr BETONEIRA PARA ENCAPSULAMENTO NA QUALIDADE DE SEMENTES DE ALGODÃO
title_full_unstemmed BETONEIRA PARA ENCAPSULAMENTO NA QUALIDADE DE SEMENTES DE ALGODÃO
title_sort BETONEIRA PARA ENCAPSULAMENTO NA QUALIDADE DE SEMENTES DE ALGODÃO
author Queiroga, Vicente de Paula
author_facet Queiroga, Vicente de Paula
Durán, José Maria
Lima, Marleide Magalhães de Andrade
Nóbrega, Diego Antonio
author_role author
author2 Durán, José Maria
Lima, Marleide Magalhães de Andrade
Nóbrega, Diego Antonio
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Queiroga, Vicente de Paula
Durán, José Maria
Lima, Marleide Magalhães de Andrade
Nóbrega, Diego Antonio
dc.subject.por.fl_str_mv sementes deslintadas
tratamento de sementes
recobrimento
material de recobrimento.
topic sementes deslintadas
tratamento de sementes
recobrimento
material de recobrimento.
description Objetivou-se estudar a qualidade fisiológica de sementes de algodão quando submetidas à encapsulação em betoneiras de diferentes capacidades de processamento. Foram avaliadas três betoneiras para a encapsulação: pequena, média, e grande, com capacidade de 10; 20 e 40 litros, respectivamente. A betoneira pequena recebeu sementes deslintadas + tratadas para serem submetidas ao processo de encapsulação com o produto coating e acabamento (metil-celulose). Em seguida, essas sementes encapsuladas foram classificadas em três tipos de massas de sementes (classe 1, 2 e 3). A betoneira média recebeu sementes deslintadas + tratadas para serem submetidas ao processo de encapsulação com o produto finishing, sendo posteriormente classificadas em peneiras retangulares de diferentes tamanhos (5 mm, 5,5 mm e 6 mm). A betoneira grande recebeu sementes deslintadas + tratadas para serem submetidas ao processo de encapsulação (coating e finishing) com e sem corante, além de uma testemunha não encapsulada. Foi adotado o delineamento inteiramente casualizado com quatro repetições. Foram analisadas as variáveis percentagem de germinação, comprimento de plântulas e massa de 100 sementes. Observou-se que o encapsulamento não ocasiona alteração na qualidade fisiológica das sementes e o recobrimento aumenta a massa das sementes.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufersa.edu.br/caatinga/article/view/1400
url https://periodicos.ufersa.edu.br/caatinga/article/view/1400
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufersa.edu.br/caatinga/article/view/1400/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Semi-Árido
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Semi-Árido
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA CAATINGA; Vol. 23 No. 2 (2010); 102-109
Revista Caatinga; v. 23 n. 2 (2010); 102-109
1983-2125
0100-316X
reponame:Revista Caatinga
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Revista Caatinga
collection Revista Caatinga
repository.name.fl_str_mv Revista Caatinga - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv patricio@ufersa.edu.br|| caatinga@ufersa.edu.br
_version_ 1797674021642305536