ORCHIDACEAE JUSS. NA SERRA DE ITABAIANA, SERGIPE, BRASIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pessoa, Edlley Max
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Alves, Marccus
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Caatinga
Texto Completo: https://periodicos.ufersa.edu.br/caatinga/article/view/2026
Resumo: A Serra de Itabaiana está situada próxima à costa de Sergipe, nos municípios de Areia Branca e Itabaiana, sendo uma das unidades do Parque Nacional Serra de Itabaiana e caracteriza-se por estar inserida em uma zona de ecótono. Orchidaceae Juss. é uma das famílias mais diversificadas no mundo, sendo considerada na área uma das mais representativas em número de espécies. Este trabalho consistiu no levantamento taxonômico de Orchidaceae ocorrentes na Serra de Itabaiana, Sergipe. Foram realizadas seis expedições entre julho de 2006 e janeiro de 2009, nos diversos ambientes da área de estudo, contemplando os períodos seco e chuvoso. As amostras foram incorporadas à coleção do Herbário UFP, e as duplicatas enviadas aos Herbários ASE, BHCB, HUEFS e RB. Foram encontradas 25 espécies distribuídas em 17 gêneros, sendo Habenaria (5 spp.) e Epidendrum (3 spp.) os mais representativos, correspondendo a cerca de 70% das espécies de orquídeas registradas para Sergipe, sendo 14 novos registros para a flora do estado (ver Flora do Brasil, www.jbrj.gov.br). A ocorrência de um grande número de espécies da família, sendo cinco delas endêmicas do Brasil, justifica a a área ser uma Unidade de Conservação e reforça a necessidade de inventários florístico-taxonômicos para melhor amostragem e conhecimento da real diversidade da família na Região Nordeste.
id UFERSA-1_9900738aaf254d14a1bb11cf697afba3
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufersa.edu.br:article/2026
network_acronym_str UFERSA-1
network_name_str Revista Caatinga
repository_id_str
spelling ORCHIDACEAE JUSS. NA SERRA DE ITABAIANA, SERGIPE, BRASILInventário Florístico. Ecótono. Caatinga. Floresta atlântica. Taxonomia.A Serra de Itabaiana está situada próxima à costa de Sergipe, nos municípios de Areia Branca e Itabaiana, sendo uma das unidades do Parque Nacional Serra de Itabaiana e caracteriza-se por estar inserida em uma zona de ecótono. Orchidaceae Juss. é uma das famílias mais diversificadas no mundo, sendo considerada na área uma das mais representativas em número de espécies. Este trabalho consistiu no levantamento taxonômico de Orchidaceae ocorrentes na Serra de Itabaiana, Sergipe. Foram realizadas seis expedições entre julho de 2006 e janeiro de 2009, nos diversos ambientes da área de estudo, contemplando os períodos seco e chuvoso. As amostras foram incorporadas à coleção do Herbário UFP, e as duplicatas enviadas aos Herbários ASE, BHCB, HUEFS e RB. Foram encontradas 25 espécies distribuídas em 17 gêneros, sendo Habenaria (5 spp.) e Epidendrum (3 spp.) os mais representativos, correspondendo a cerca de 70% das espécies de orquídeas registradas para Sergipe, sendo 14 novos registros para a flora do estado (ver Flora do Brasil, www.jbrj.gov.br). A ocorrência de um grande número de espécies da família, sendo cinco delas endêmicas do Brasil, justifica a a área ser uma Unidade de Conservação e reforça a necessidade de inventários florístico-taxonômicos para melhor amostragem e conhecimento da real diversidade da família na Região Nordeste.Universidade Federal Rural do Semi-Árido2011-09-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufersa.edu.br/caatinga/article/view/2026REVISTA CAATINGA; Vol. 24 No. 4 (2011); 102-114Revista Caatinga; v. 24 n. 4 (2011); 102-1141983-21250100-316Xreponame:Revista Caatingainstname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSAporhttps://periodicos.ufersa.edu.br/caatinga/article/view/2026/pdfPessoa, Edlley MaxAlves, Marccusinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-12-07T16:33:05Zoai:ojs.periodicos.ufersa.edu.br:article/2026Revistahttps://periodicos.ufersa.edu.br/index.php/caatinga/indexPUBhttps://periodicos.ufersa.edu.br/index.php/caatinga/oaipatricio@ufersa.edu.br|| caatinga@ufersa.edu.br1983-21250100-316Xopendoar:2024-04-29T09:45:43.851348Revista Caatinga - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)true
dc.title.none.fl_str_mv ORCHIDACEAE JUSS. NA SERRA DE ITABAIANA, SERGIPE, BRASIL
title ORCHIDACEAE JUSS. NA SERRA DE ITABAIANA, SERGIPE, BRASIL
spellingShingle ORCHIDACEAE JUSS. NA SERRA DE ITABAIANA, SERGIPE, BRASIL
Pessoa, Edlley Max
Inventário Florístico. Ecótono. Caatinga. Floresta atlântica. Taxonomia.
title_short ORCHIDACEAE JUSS. NA SERRA DE ITABAIANA, SERGIPE, BRASIL
title_full ORCHIDACEAE JUSS. NA SERRA DE ITABAIANA, SERGIPE, BRASIL
title_fullStr ORCHIDACEAE JUSS. NA SERRA DE ITABAIANA, SERGIPE, BRASIL
title_full_unstemmed ORCHIDACEAE JUSS. NA SERRA DE ITABAIANA, SERGIPE, BRASIL
title_sort ORCHIDACEAE JUSS. NA SERRA DE ITABAIANA, SERGIPE, BRASIL
author Pessoa, Edlley Max
author_facet Pessoa, Edlley Max
Alves, Marccus
author_role author
author2 Alves, Marccus
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pessoa, Edlley Max
Alves, Marccus
dc.subject.por.fl_str_mv Inventário Florístico. Ecótono. Caatinga. Floresta atlântica. Taxonomia.
topic Inventário Florístico. Ecótono. Caatinga. Floresta atlântica. Taxonomia.
description A Serra de Itabaiana está situada próxima à costa de Sergipe, nos municípios de Areia Branca e Itabaiana, sendo uma das unidades do Parque Nacional Serra de Itabaiana e caracteriza-se por estar inserida em uma zona de ecótono. Orchidaceae Juss. é uma das famílias mais diversificadas no mundo, sendo considerada na área uma das mais representativas em número de espécies. Este trabalho consistiu no levantamento taxonômico de Orchidaceae ocorrentes na Serra de Itabaiana, Sergipe. Foram realizadas seis expedições entre julho de 2006 e janeiro de 2009, nos diversos ambientes da área de estudo, contemplando os períodos seco e chuvoso. As amostras foram incorporadas à coleção do Herbário UFP, e as duplicatas enviadas aos Herbários ASE, BHCB, HUEFS e RB. Foram encontradas 25 espécies distribuídas em 17 gêneros, sendo Habenaria (5 spp.) e Epidendrum (3 spp.) os mais representativos, correspondendo a cerca de 70% das espécies de orquídeas registradas para Sergipe, sendo 14 novos registros para a flora do estado (ver Flora do Brasil, www.jbrj.gov.br). A ocorrência de um grande número de espécies da família, sendo cinco delas endêmicas do Brasil, justifica a a área ser uma Unidade de Conservação e reforça a necessidade de inventários florístico-taxonômicos para melhor amostragem e conhecimento da real diversidade da família na Região Nordeste.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-09-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufersa.edu.br/caatinga/article/view/2026
url https://periodicos.ufersa.edu.br/caatinga/article/view/2026
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufersa.edu.br/caatinga/article/view/2026/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Semi-Árido
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Semi-Árido
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA CAATINGA; Vol. 24 No. 4 (2011); 102-114
Revista Caatinga; v. 24 n. 4 (2011); 102-114
1983-2125
0100-316X
reponame:Revista Caatinga
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Revista Caatinga
collection Revista Caatinga
repository.name.fl_str_mv Revista Caatinga - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv patricio@ufersa.edu.br|| caatinga@ufersa.edu.br
_version_ 1797674022553518080