ASPECTOS BIOLÓGICOS DE Euborellia annulipes (DERMAPTERA: ANISOLABIDIDAE) ALIMENTADA COM O PULGÃO Hyadaphis foeniculi (HEMIPTERA: APHIDIDAE)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Aldeni Barbosa da
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Batista, Jacinto de Luna, de Brito, Carlos Henrique
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Caatinga
Texto Completo: https://periodicos.ufersa.edu.br/caatinga/article/view/1339
Resumo: A cultura da erva doce possui importância econômica para os pequenos agricultores das microrregiões do Agreste e Brejo da Paraíba e também no Estado de Pernambuco. Dentre os inimigos naturais, a tesourinha Euborellia annulipes demonstra ser um predador voraz, isto é, com alta capacidade de ataque e que se alimenta de diversas presas, particularmente, de ovos e fases imaturas de insetos das ordens Lepidoptera, Hemiptera, Coleoptera e Diptera. Objetivou-se com esta pesquisa estudar os aspectos biológicos de E. annulipes sobre H. foeniculi em laboratório. O estudo foi conduzido no Laboratório de Entomologia do Setor de Fitossanidade da UFPB em sala climatizada, à temperatura de 25 ± 1 ºC, umidade relativa de 70 ± 10% e fotofase de 12 horas. Foram selecionadas tesourinhas na fase adulta provenientes de criação mantida em dieta artificial no laboratório. A partir desses insetos foram feitas observações de postura, viabilidade e morfologia dos ovos de E. annulipes. Foram selecionadas cinqüenta ninfas para cada estádio de desenvolvimento (1, 2, 3, 4 e 5) da tesourinha e alimentadas separadamente com pulgões (1º-2º, 3º e 4º instar). Procedeu-se avaliação referente ao número e duração dos instares. Verificaram-se cinco instares para a fase ninfal de E. annulipes; o período de incubação médio foi de 12,9 dias; período de pré-oviposição de 18,2 dias e 46,75 ovos por postura; houve aumento do período ninfal de E. annulipes na medida em que se ofertou pulgões mais desenvolvidos.
id UFERSA-1_c1b42bbbdae66da896fa04a231e32826
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufersa.edu.br:article/1339
network_acronym_str UFERSA-1
network_name_str Revista Caatinga
repository_id_str
spelling ASPECTOS BIOLÓGICOS DE Euborellia annulipes (DERMAPTERA: ANISOLABIDIDAE) ALIMENTADA COM O PULGÃO Hyadaphis foeniculi (HEMIPTERA: APHIDIDAE)Tesourinhabiologiaerva docepredaçãoA cultura da erva doce possui importância econômica para os pequenos agricultores das microrregiões do Agreste e Brejo da Paraíba e também no Estado de Pernambuco. Dentre os inimigos naturais, a tesourinha Euborellia annulipes demonstra ser um predador voraz, isto é, com alta capacidade de ataque e que se alimenta de diversas presas, particularmente, de ovos e fases imaturas de insetos das ordens Lepidoptera, Hemiptera, Coleoptera e Diptera. Objetivou-se com esta pesquisa estudar os aspectos biológicos de E. annulipes sobre H. foeniculi em laboratório. O estudo foi conduzido no Laboratório de Entomologia do Setor de Fitossanidade da UFPB em sala climatizada, à temperatura de 25 ± 1 ºC, umidade relativa de 70 ± 10% e fotofase de 12 horas. Foram selecionadas tesourinhas na fase adulta provenientes de criação mantida em dieta artificial no laboratório. A partir desses insetos foram feitas observações de postura, viabilidade e morfologia dos ovos de E. annulipes. Foram selecionadas cinqüenta ninfas para cada estádio de desenvolvimento (1, 2, 3, 4 e 5) da tesourinha e alimentadas separadamente com pulgões (1º-2º, 3º e 4º instar). Procedeu-se avaliação referente ao número e duração dos instares. Verificaram-se cinco instares para a fase ninfal de E. annulipes; o período de incubação médio foi de 12,9 dias; período de pré-oviposição de 18,2 dias e 46,75 ovos por postura; houve aumento do período ninfal de E. annulipes na medida em que se ofertou pulgões mais desenvolvidos.Universidade Federal Rural do Semi-Árido2010-06-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufersa.edu.br/caatinga/article/view/1339REVISTA CAATINGA; Vol. 23 No. 1 (2010); 21-27Revista Caatinga; v. 23 n. 1 (2010); 21-271983-21250100-316Xreponame:Revista Caatingainstname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSAporhttps://periodicos.ufersa.edu.br/caatinga/article/view/1339/pdfSilva, Aldeni Barbosa daBatista, Jacinto de Lunade Brito, Carlos Henriqueinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-12-07T16:34:54Zoai:ojs.periodicos.ufersa.edu.br:article/1339Revistahttps://periodicos.ufersa.edu.br/index.php/caatinga/indexPUBhttps://periodicos.ufersa.edu.br/index.php/caatinga/oaipatricio@ufersa.edu.br|| caatinga@ufersa.edu.br1983-21250100-316Xopendoar:2024-04-29T09:45:34.237518Revista Caatinga - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)true
dc.title.none.fl_str_mv ASPECTOS BIOLÓGICOS DE Euborellia annulipes (DERMAPTERA: ANISOLABIDIDAE) ALIMENTADA COM O PULGÃO Hyadaphis foeniculi (HEMIPTERA: APHIDIDAE)
title ASPECTOS BIOLÓGICOS DE Euborellia annulipes (DERMAPTERA: ANISOLABIDIDAE) ALIMENTADA COM O PULGÃO Hyadaphis foeniculi (HEMIPTERA: APHIDIDAE)
spellingShingle ASPECTOS BIOLÓGICOS DE Euborellia annulipes (DERMAPTERA: ANISOLABIDIDAE) ALIMENTADA COM O PULGÃO Hyadaphis foeniculi (HEMIPTERA: APHIDIDAE)
Silva, Aldeni Barbosa da
Tesourinha
biologia
erva doce
predação
title_short ASPECTOS BIOLÓGICOS DE Euborellia annulipes (DERMAPTERA: ANISOLABIDIDAE) ALIMENTADA COM O PULGÃO Hyadaphis foeniculi (HEMIPTERA: APHIDIDAE)
title_full ASPECTOS BIOLÓGICOS DE Euborellia annulipes (DERMAPTERA: ANISOLABIDIDAE) ALIMENTADA COM O PULGÃO Hyadaphis foeniculi (HEMIPTERA: APHIDIDAE)
title_fullStr ASPECTOS BIOLÓGICOS DE Euborellia annulipes (DERMAPTERA: ANISOLABIDIDAE) ALIMENTADA COM O PULGÃO Hyadaphis foeniculi (HEMIPTERA: APHIDIDAE)
title_full_unstemmed ASPECTOS BIOLÓGICOS DE Euborellia annulipes (DERMAPTERA: ANISOLABIDIDAE) ALIMENTADA COM O PULGÃO Hyadaphis foeniculi (HEMIPTERA: APHIDIDAE)
title_sort ASPECTOS BIOLÓGICOS DE Euborellia annulipes (DERMAPTERA: ANISOLABIDIDAE) ALIMENTADA COM O PULGÃO Hyadaphis foeniculi (HEMIPTERA: APHIDIDAE)
author Silva, Aldeni Barbosa da
author_facet Silva, Aldeni Barbosa da
Batista, Jacinto de Luna
de Brito, Carlos Henrique
author_role author
author2 Batista, Jacinto de Luna
de Brito, Carlos Henrique
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Aldeni Barbosa da
Batista, Jacinto de Luna
de Brito, Carlos Henrique
dc.subject.por.fl_str_mv Tesourinha
biologia
erva doce
predação
topic Tesourinha
biologia
erva doce
predação
description A cultura da erva doce possui importância econômica para os pequenos agricultores das microrregiões do Agreste e Brejo da Paraíba e também no Estado de Pernambuco. Dentre os inimigos naturais, a tesourinha Euborellia annulipes demonstra ser um predador voraz, isto é, com alta capacidade de ataque e que se alimenta de diversas presas, particularmente, de ovos e fases imaturas de insetos das ordens Lepidoptera, Hemiptera, Coleoptera e Diptera. Objetivou-se com esta pesquisa estudar os aspectos biológicos de E. annulipes sobre H. foeniculi em laboratório. O estudo foi conduzido no Laboratório de Entomologia do Setor de Fitossanidade da UFPB em sala climatizada, à temperatura de 25 ± 1 ºC, umidade relativa de 70 ± 10% e fotofase de 12 horas. Foram selecionadas tesourinhas na fase adulta provenientes de criação mantida em dieta artificial no laboratório. A partir desses insetos foram feitas observações de postura, viabilidade e morfologia dos ovos de E. annulipes. Foram selecionadas cinqüenta ninfas para cada estádio de desenvolvimento (1, 2, 3, 4 e 5) da tesourinha e alimentadas separadamente com pulgões (1º-2º, 3º e 4º instar). Procedeu-se avaliação referente ao número e duração dos instares. Verificaram-se cinco instares para a fase ninfal de E. annulipes; o período de incubação médio foi de 12,9 dias; período de pré-oviposição de 18,2 dias e 46,75 ovos por postura; houve aumento do período ninfal de E. annulipes na medida em que se ofertou pulgões mais desenvolvidos.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-06-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufersa.edu.br/caatinga/article/view/1339
url https://periodicos.ufersa.edu.br/caatinga/article/view/1339
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufersa.edu.br/caatinga/article/view/1339/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Semi-Árido
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Semi-Árido
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA CAATINGA; Vol. 23 No. 1 (2010); 21-27
Revista Caatinga; v. 23 n. 1 (2010); 21-27
1983-2125
0100-316X
reponame:Revista Caatinga
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Revista Caatinga
collection Revista Caatinga
repository.name.fl_str_mv Revista Caatinga - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv patricio@ufersa.edu.br|| caatinga@ufersa.edu.br
_version_ 1797674021594071040