MODELAGEM E MAPEAMENTO DA DEGRADAÇÃO DA CAATINGA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chaves, Iêde de Brito
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Francisco, Paulo Roberto Megna, Lima, Eduardo Rodrigues Vaiana de, Chaves, Lúcia Helena Garófalo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Caatinga
Texto Completo: https://periodicos.ufersa.edu.br/caatinga/article/view/3217
Resumo: A desertificação é o processo de degradação das terras do ambiente natural árido, semiárido e subúmido, quase sempre associado à intensificação dos efeitos erosivos das chuvas. Na atualidade, com a disponibilização de tecnologias de sensoriamento remoto e de geoinformática, é possível realizar inventários e fazer diagnósticos com grande facilidade e baixo custo de amplos territórios. Fazendo uso dessas novas tecnologias, foram reunidas neste trabalho informações sobre vegetação, relevo e solo em um modelo estimativo para avaliar a degradação das terras da bacia hidrográfica do rio Taperoá (5.686,4 km2), localizada sobre o Planalto da Borborema, Estado da Paraíba. Os resultados mostram que o modelo proposto pôde prognosticar com fidelidade a degradação das terras da bacia, que apesar dos altos níveis de degradação da vegetação (59,2%) e da susceptibilidade dos solos à erosão (59,4%) a declividade plana e suave ondulada em 87% das terras contribuiu para minimizar o prognóstico da degradação, que apresenta o predomínio do grau médio de intensidade em 46,2% da bacia. As áreas mais críticas da bacia, com 26,9% de abrangência, representadas pelas classes alta e muito alta de degradação, concentram-se no terço inferior e médio, ao longo da drenagem, evidenciando um dos núcleos de desertificação da região do Cariri Paraíbano, onde a erodibilidade dos solos e a degradação da vegetação são mais altas.
id UFERSA-1_c821c15d698ff4b479ac9a9a5bd1cf12
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufersa.edu.br:article/3217
network_acronym_str UFERSA-1
network_name_str Revista Caatinga
repository_id_str
spelling MODELAGEM E MAPEAMENTO DA DEGRADAÇÃO DA CAATINGADesertificação. Semiárido. Geoprocessamento.A desertificação é o processo de degradação das terras do ambiente natural árido, semiárido e subúmido, quase sempre associado à intensificação dos efeitos erosivos das chuvas. Na atualidade, com a disponibilização de tecnologias de sensoriamento remoto e de geoinformática, é possível realizar inventários e fazer diagnósticos com grande facilidade e baixo custo de amplos territórios. Fazendo uso dessas novas tecnologias, foram reunidas neste trabalho informações sobre vegetação, relevo e solo em um modelo estimativo para avaliar a degradação das terras da bacia hidrográfica do rio Taperoá (5.686,4 km2), localizada sobre o Planalto da Borborema, Estado da Paraíba. Os resultados mostram que o modelo proposto pôde prognosticar com fidelidade a degradação das terras da bacia, que apesar dos altos níveis de degradação da vegetação (59,2%) e da susceptibilidade dos solos à erosão (59,4%) a declividade plana e suave ondulada em 87% das terras contribuiu para minimizar o prognóstico da degradação, que apresenta o predomínio do grau médio de intensidade em 46,2% da bacia. As áreas mais críticas da bacia, com 26,9% de abrangência, representadas pelas classes alta e muito alta de degradação, concentram-se no terço inferior e médio, ao longo da drenagem, evidenciando um dos núcleos de desertificação da região do Cariri Paraíbano, onde a erodibilidade dos solos e a degradação da vegetação são mais altas.Universidade Federal Rural do Semi-Árido2015-04-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufersa.edu.br/caatinga/article/view/3217REVISTA CAATINGA; Vol. 28 No. 1 (2015); 183-195Revista Caatinga; v. 28 n. 1 (2015); 183-1951983-21250100-316Xreponame:Revista Caatingainstname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSAporhttps://periodicos.ufersa.edu.br/caatinga/article/view/3217/pdf_229Chaves, Iêde de BritoFrancisco, Paulo Roberto MegnaLima, Eduardo Rodrigues Vaiana deChaves, Lúcia Helena Garófaloinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-12-07T16:10:36Zoai:ojs.periodicos.ufersa.edu.br:article/3217Revistahttps://periodicos.ufersa.edu.br/index.php/caatinga/indexPUBhttps://periodicos.ufersa.edu.br/index.php/caatinga/oaipatricio@ufersa.edu.br|| caatinga@ufersa.edu.br1983-21250100-316Xopendoar:2024-04-29T09:46:05.233484Revista Caatinga - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)true
dc.title.none.fl_str_mv MODELAGEM E MAPEAMENTO DA DEGRADAÇÃO DA CAATINGA
title MODELAGEM E MAPEAMENTO DA DEGRADAÇÃO DA CAATINGA
spellingShingle MODELAGEM E MAPEAMENTO DA DEGRADAÇÃO DA CAATINGA
Chaves, Iêde de Brito
Desertificação. Semiárido. Geoprocessamento.
title_short MODELAGEM E MAPEAMENTO DA DEGRADAÇÃO DA CAATINGA
title_full MODELAGEM E MAPEAMENTO DA DEGRADAÇÃO DA CAATINGA
title_fullStr MODELAGEM E MAPEAMENTO DA DEGRADAÇÃO DA CAATINGA
title_full_unstemmed MODELAGEM E MAPEAMENTO DA DEGRADAÇÃO DA CAATINGA
title_sort MODELAGEM E MAPEAMENTO DA DEGRADAÇÃO DA CAATINGA
author Chaves, Iêde de Brito
author_facet Chaves, Iêde de Brito
Francisco, Paulo Roberto Megna
Lima, Eduardo Rodrigues Vaiana de
Chaves, Lúcia Helena Garófalo
author_role author
author2 Francisco, Paulo Roberto Megna
Lima, Eduardo Rodrigues Vaiana de
Chaves, Lúcia Helena Garófalo
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Chaves, Iêde de Brito
Francisco, Paulo Roberto Megna
Lima, Eduardo Rodrigues Vaiana de
Chaves, Lúcia Helena Garófalo
dc.subject.por.fl_str_mv Desertificação. Semiárido. Geoprocessamento.
topic Desertificação. Semiárido. Geoprocessamento.
description A desertificação é o processo de degradação das terras do ambiente natural árido, semiárido e subúmido, quase sempre associado à intensificação dos efeitos erosivos das chuvas. Na atualidade, com a disponibilização de tecnologias de sensoriamento remoto e de geoinformática, é possível realizar inventários e fazer diagnósticos com grande facilidade e baixo custo de amplos territórios. Fazendo uso dessas novas tecnologias, foram reunidas neste trabalho informações sobre vegetação, relevo e solo em um modelo estimativo para avaliar a degradação das terras da bacia hidrográfica do rio Taperoá (5.686,4 km2), localizada sobre o Planalto da Borborema, Estado da Paraíba. Os resultados mostram que o modelo proposto pôde prognosticar com fidelidade a degradação das terras da bacia, que apesar dos altos níveis de degradação da vegetação (59,2%) e da susceptibilidade dos solos à erosão (59,4%) a declividade plana e suave ondulada em 87% das terras contribuiu para minimizar o prognóstico da degradação, que apresenta o predomínio do grau médio de intensidade em 46,2% da bacia. As áreas mais críticas da bacia, com 26,9% de abrangência, representadas pelas classes alta e muito alta de degradação, concentram-se no terço inferior e médio, ao longo da drenagem, evidenciando um dos núcleos de desertificação da região do Cariri Paraíbano, onde a erodibilidade dos solos e a degradação da vegetação são mais altas.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-04-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufersa.edu.br/caatinga/article/view/3217
url https://periodicos.ufersa.edu.br/caatinga/article/view/3217
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufersa.edu.br/caatinga/article/view/3217/pdf_229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Semi-Árido
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Semi-Árido
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA CAATINGA; Vol. 28 No. 1 (2015); 183-195
Revista Caatinga; v. 28 n. 1 (2015); 183-195
1983-2125
0100-316X
reponame:Revista Caatinga
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Revista Caatinga
collection Revista Caatinga
repository.name.fl_str_mv Revista Caatinga - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv patricio@ufersa.edu.br|| caatinga@ufersa.edu.br
_version_ 1797674024319320064