GERMINAÇAO DE SEMENTES DE Combretum leprosum MART.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pacheco, Mauro Vasconcelos
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Araújo, Fernando dos Santos, Ferrari, Cibele dos Santos, Bruno, Riselane de Lucena Alcântara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Caatinga
Texto Completo: https://periodicos.ufersa.edu.br/caatinga/article/view/2729
Resumo: Combretum leprosum Mart. é uma espécie arbórea nativa da Caatinga, utilizada na recomposição de áreas degradadas e na medicina popular. Nesse sentido, a presente pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de avaliar a germinação e o vigor de suas sementes submetendo-as a diferentes tratamentos pré-germinativos, temperaturas e substratos. No primeiro ensaio, foram testados os tratamentos pré-germinativos: escarificação mecânica com lixa, escarificação química com H2SO4 durante 1, 5, 10 e 20 minutos, imersão em água a 80 ºC e embebição em água destilada por 24 horas, além da testemunha. No segundo ensaio, após o tratamento de embebição em água por 24 horas, utilizou-se o delineamento inteiramente casualizado, em arranjo fatorial 5 x 4 (cinco substratos: entre papel, areia, pó de coco, vermiculita e em papel toalha organizado no sistema de rolos; e quatro temperaturas: 25, 30, 35 e 20-30 ºC). Foram avaliados o teor de água, germinação, índice de velocidade de germinação, primeira contagem da germinação, comprimento e massa seca de plântulas. As sementes de Combretum leprosum não apresentam dormência tegumentar. No entanto, os tratamentos pré-germinativos de escarificação mecânica com lixa e a embebição em água por 24 horas permitem melhor expressão do vigor das sementes. O papel toalha e as temperaturas de 25, 30 e 20-30 ºC proporcionam condições adequadas para condução de testes de germinação em sementes de Combretum leprosum.
id UFERSA-1_d0860e40b3ff32e28c12107ab741a00e
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufersa.edu.br:article/2729
network_acronym_str UFERSA-1
network_name_str Revista Caatinga
repository_id_str
spelling GERMINAÇAO DE SEMENTES DE Combretum leprosum MART.Semiárido brasileiroCaatingaSementes florestaisTemperaturasSubstratos.Combretum leprosum Mart. é uma espécie arbórea nativa da Caatinga, utilizada na recomposição de áreas degradadas e na medicina popular. Nesse sentido, a presente pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de avaliar a germinação e o vigor de suas sementes submetendo-as a diferentes tratamentos pré-germinativos, temperaturas e substratos. No primeiro ensaio, foram testados os tratamentos pré-germinativos: escarificação mecânica com lixa, escarificação química com H2SO4 durante 1, 5, 10 e 20 minutos, imersão em água a 80 ºC e embebição em água destilada por 24 horas, além da testemunha. No segundo ensaio, após o tratamento de embebição em água por 24 horas, utilizou-se o delineamento inteiramente casualizado, em arranjo fatorial 5 x 4 (cinco substratos: entre papel, areia, pó de coco, vermiculita e em papel toalha organizado no sistema de rolos; e quatro temperaturas: 25, 30, 35 e 20-30 ºC). Foram avaliados o teor de água, germinação, índice de velocidade de germinação, primeira contagem da germinação, comprimento e massa seca de plântulas. As sementes de Combretum leprosum não apresentam dormência tegumentar. No entanto, os tratamentos pré-germinativos de escarificação mecânica com lixa e a embebição em água por 24 horas permitem melhor expressão do vigor das sementes. O papel toalha e as temperaturas de 25, 30 e 20-30 ºC proporcionam condições adequadas para condução de testes de germinação em sementes de Combretum leprosum.Universidade Federal Rural do Semi-Árido2014-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufersa.edu.br/caatinga/article/view/2729REVISTA CAATINGA; Vol. 27 No. 1 (2014); 154-162Revista Caatinga; v. 27 n. 1 (2014); 154-1621983-21250100-316Xreponame:Revista Caatingainstname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSAporhttps://periodicos.ufersa.edu.br/caatinga/article/view/2729/pdf_98Pacheco, Mauro VasconcelosAraújo, Fernando dos SantosFerrari, Cibele dos SantosBruno, Riselane de Lucena Alcântarainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-12-07T16:14:02Zoai:ojs.periodicos.ufersa.edu.br:article/2729Revistahttps://periodicos.ufersa.edu.br/index.php/caatinga/indexPUBhttps://periodicos.ufersa.edu.br/index.php/caatinga/oaipatricio@ufersa.edu.br|| caatinga@ufersa.edu.br1983-21250100-316Xopendoar:2024-04-29T09:45:59.999275Revista Caatinga - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)true
dc.title.none.fl_str_mv GERMINAÇAO DE SEMENTES DE Combretum leprosum MART.
title GERMINAÇAO DE SEMENTES DE Combretum leprosum MART.
spellingShingle GERMINAÇAO DE SEMENTES DE Combretum leprosum MART.
Pacheco, Mauro Vasconcelos
Semiárido brasileiro
Caatinga
Sementes florestais
Temperaturas
Substratos.
title_short GERMINAÇAO DE SEMENTES DE Combretum leprosum MART.
title_full GERMINAÇAO DE SEMENTES DE Combretum leprosum MART.
title_fullStr GERMINAÇAO DE SEMENTES DE Combretum leprosum MART.
title_full_unstemmed GERMINAÇAO DE SEMENTES DE Combretum leprosum MART.
title_sort GERMINAÇAO DE SEMENTES DE Combretum leprosum MART.
author Pacheco, Mauro Vasconcelos
author_facet Pacheco, Mauro Vasconcelos
Araújo, Fernando dos Santos
Ferrari, Cibele dos Santos
Bruno, Riselane de Lucena Alcântara
author_role author
author2 Araújo, Fernando dos Santos
Ferrari, Cibele dos Santos
Bruno, Riselane de Lucena Alcântara
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pacheco, Mauro Vasconcelos
Araújo, Fernando dos Santos
Ferrari, Cibele dos Santos
Bruno, Riselane de Lucena Alcântara
dc.subject.por.fl_str_mv Semiárido brasileiro
Caatinga
Sementes florestais
Temperaturas
Substratos.
topic Semiárido brasileiro
Caatinga
Sementes florestais
Temperaturas
Substratos.
description Combretum leprosum Mart. é uma espécie arbórea nativa da Caatinga, utilizada na recomposição de áreas degradadas e na medicina popular. Nesse sentido, a presente pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de avaliar a germinação e o vigor de suas sementes submetendo-as a diferentes tratamentos pré-germinativos, temperaturas e substratos. No primeiro ensaio, foram testados os tratamentos pré-germinativos: escarificação mecânica com lixa, escarificação química com H2SO4 durante 1, 5, 10 e 20 minutos, imersão em água a 80 ºC e embebição em água destilada por 24 horas, além da testemunha. No segundo ensaio, após o tratamento de embebição em água por 24 horas, utilizou-se o delineamento inteiramente casualizado, em arranjo fatorial 5 x 4 (cinco substratos: entre papel, areia, pó de coco, vermiculita e em papel toalha organizado no sistema de rolos; e quatro temperaturas: 25, 30, 35 e 20-30 ºC). Foram avaliados o teor de água, germinação, índice de velocidade de germinação, primeira contagem da germinação, comprimento e massa seca de plântulas. As sementes de Combretum leprosum não apresentam dormência tegumentar. No entanto, os tratamentos pré-germinativos de escarificação mecânica com lixa e a embebição em água por 24 horas permitem melhor expressão do vigor das sementes. O papel toalha e as temperaturas de 25, 30 e 20-30 ºC proporcionam condições adequadas para condução de testes de germinação em sementes de Combretum leprosum.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-03-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufersa.edu.br/caatinga/article/view/2729
url https://periodicos.ufersa.edu.br/caatinga/article/view/2729
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufersa.edu.br/caatinga/article/view/2729/pdf_98
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Semi-Árido
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Semi-Árido
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA CAATINGA; Vol. 27 No. 1 (2014); 154-162
Revista Caatinga; v. 27 n. 1 (2014); 154-162
1983-2125
0100-316X
reponame:Revista Caatinga
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Revista Caatinga
collection Revista Caatinga
repository.name.fl_str_mv Revista Caatinga - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv patricio@ufersa.edu.br|| caatinga@ufersa.edu.br
_version_ 1797674023909326848