CRESCIMENTO DE PROGÊNIES DE Heteropterys tomentosa A. Juss. EM CONDIÇÕES DE CASA DE VEGETAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Spiller, Carla
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Coelho, Maria de Fatima Barbosa, Azevedo, Rodrigo Aleixo Brito de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Caatinga
Texto Completo: https://periodicos.ufersa.edu.br/caatinga/article/view/2139
Resumo: Heteropterys tomentosa A. Juss. pertencente a família Malpighiaceae tem suas raizes extraídas e usadas no cerrado de Mato Grosso, principalmente como tonica e afrodisíaca. A avaliação do crescimento de mudas poderá fornecer informações para o cultivo e seleção de plantas da espécie. Neste trabalho o objetivo foi verificar o crescimento de progênies de H. tomentosa em casa de vegetação. Foram avaliadas 30 progênies em delineamento experimental inteiramente casualizado com três repetições de 10 plantas por parcela. As variáveis analisadas foram altura (cm/planta), diâmetro (mm/planta) e número de folhas/planta. As plantas se desenvolveram com velocidade média de 0,38 cm por dia. Contudo, a velocidade média foi maior aos 120 dias, com cerca de 0,53 cm.dia. O incremento em diâmetro foi muito inferior nos primeiros 60 dias, cerca de 0,01 mm.dia, porém houve um aumento para 0,03 aos 100 dias, estabilizando novamente para 0,02 mm.dia no final dos 150 dias. O incremento em velocidade para o número de folhas aos 45 dias e aos 105 dias foi o mesmo (0,13 folhas.ind.dia). Entretanto, foi entre os 60 e 90 dias após o plantio que a velocidade de crescimento foi maior (0,26 folhas.ind.dia). Destacaram-se associações significativas entre peso fresco e peso seco e entre comprimento da planta e peso. Conclui-se que as mudas de H. tomentosa mantidas em casa de vegetação apresentam rápido crescimento e podem ser transplantadas para o cultivo com eficiência. A seleção de indivíduos para maior produção de raízes pode ser feita através daqueles que apresentam maior número de folhas.
id UFERSA-1_d18e5dfb033ec1f58d0c1e1e45c3a245
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufersa.edu.br:article/2139
network_acronym_str UFERSA-1
network_name_str Revista Caatinga
repository_id_str
spelling CRESCIMENTO DE PROGÊNIES DE Heteropterys tomentosa A. Juss. EM CONDIÇÕES DE CASA DE VEGETAÇÃOCrescimento inicial. Mudas. Seleção. Correlação.Heteropterys tomentosa A. Juss. pertencente a família Malpighiaceae tem suas raizes extraídas e usadas no cerrado de Mato Grosso, principalmente como tonica e afrodisíaca. A avaliação do crescimento de mudas poderá fornecer informações para o cultivo e seleção de plantas da espécie. Neste trabalho o objetivo foi verificar o crescimento de progênies de H. tomentosa em casa de vegetação. Foram avaliadas 30 progênies em delineamento experimental inteiramente casualizado com três repetições de 10 plantas por parcela. As variáveis analisadas foram altura (cm/planta), diâmetro (mm/planta) e número de folhas/planta. As plantas se desenvolveram com velocidade média de 0,38 cm por dia. Contudo, a velocidade média foi maior aos 120 dias, com cerca de 0,53 cm.dia. O incremento em diâmetro foi muito inferior nos primeiros 60 dias, cerca de 0,01 mm.dia, porém houve um aumento para 0,03 aos 100 dias, estabilizando novamente para 0,02 mm.dia no final dos 150 dias. O incremento em velocidade para o número de folhas aos 45 dias e aos 105 dias foi o mesmo (0,13 folhas.ind.dia). Entretanto, foi entre os 60 e 90 dias após o plantio que a velocidade de crescimento foi maior (0,26 folhas.ind.dia). Destacaram-se associações significativas entre peso fresco e peso seco e entre comprimento da planta e peso. Conclui-se que as mudas de H. tomentosa mantidas em casa de vegetação apresentam rápido crescimento e podem ser transplantadas para o cultivo com eficiência. A seleção de indivíduos para maior produção de raízes pode ser feita através daqueles que apresentam maior número de folhas.Universidade Federal Rural do Semi-Árido2011-11-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufersa.edu.br/caatinga/article/view/2139REVISTA CAATINGA; Vol. 25 No. 1 (2012); 73-79Revista Caatinga; v. 25 n. 1 (2012); 73-791983-21250100-316Xreponame:Revista Caatingainstname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSAporhttps://periodicos.ufersa.edu.br/caatinga/article/view/2139/pdfSpiller, CarlaCoelho, Maria de Fatima BarbosaAzevedo, Rodrigo Aleixo Brito deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-12-07T16:22:13Zoai:ojs.periodicos.ufersa.edu.br:article/2139Revistahttps://periodicos.ufersa.edu.br/index.php/caatinga/indexPUBhttps://periodicos.ufersa.edu.br/index.php/caatinga/oaipatricio@ufersa.edu.br|| caatinga@ufersa.edu.br1983-21250100-316Xopendoar:2024-04-29T09:45:45.511251Revista Caatinga - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)true
dc.title.none.fl_str_mv CRESCIMENTO DE PROGÊNIES DE Heteropterys tomentosa A. Juss. EM CONDIÇÕES DE CASA DE VEGETAÇÃO
title CRESCIMENTO DE PROGÊNIES DE Heteropterys tomentosa A. Juss. EM CONDIÇÕES DE CASA DE VEGETAÇÃO
spellingShingle CRESCIMENTO DE PROGÊNIES DE Heteropterys tomentosa A. Juss. EM CONDIÇÕES DE CASA DE VEGETAÇÃO
Spiller, Carla
Crescimento inicial. Mudas. Seleção. Correlação.
title_short CRESCIMENTO DE PROGÊNIES DE Heteropterys tomentosa A. Juss. EM CONDIÇÕES DE CASA DE VEGETAÇÃO
title_full CRESCIMENTO DE PROGÊNIES DE Heteropterys tomentosa A. Juss. EM CONDIÇÕES DE CASA DE VEGETAÇÃO
title_fullStr CRESCIMENTO DE PROGÊNIES DE Heteropterys tomentosa A. Juss. EM CONDIÇÕES DE CASA DE VEGETAÇÃO
title_full_unstemmed CRESCIMENTO DE PROGÊNIES DE Heteropterys tomentosa A. Juss. EM CONDIÇÕES DE CASA DE VEGETAÇÃO
title_sort CRESCIMENTO DE PROGÊNIES DE Heteropterys tomentosa A. Juss. EM CONDIÇÕES DE CASA DE VEGETAÇÃO
author Spiller, Carla
author_facet Spiller, Carla
Coelho, Maria de Fatima Barbosa
Azevedo, Rodrigo Aleixo Brito de
author_role author
author2 Coelho, Maria de Fatima Barbosa
Azevedo, Rodrigo Aleixo Brito de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Spiller, Carla
Coelho, Maria de Fatima Barbosa
Azevedo, Rodrigo Aleixo Brito de
dc.subject.por.fl_str_mv Crescimento inicial. Mudas. Seleção. Correlação.
topic Crescimento inicial. Mudas. Seleção. Correlação.
description Heteropterys tomentosa A. Juss. pertencente a família Malpighiaceae tem suas raizes extraídas e usadas no cerrado de Mato Grosso, principalmente como tonica e afrodisíaca. A avaliação do crescimento de mudas poderá fornecer informações para o cultivo e seleção de plantas da espécie. Neste trabalho o objetivo foi verificar o crescimento de progênies de H. tomentosa em casa de vegetação. Foram avaliadas 30 progênies em delineamento experimental inteiramente casualizado com três repetições de 10 plantas por parcela. As variáveis analisadas foram altura (cm/planta), diâmetro (mm/planta) e número de folhas/planta. As plantas se desenvolveram com velocidade média de 0,38 cm por dia. Contudo, a velocidade média foi maior aos 120 dias, com cerca de 0,53 cm.dia. O incremento em diâmetro foi muito inferior nos primeiros 60 dias, cerca de 0,01 mm.dia, porém houve um aumento para 0,03 aos 100 dias, estabilizando novamente para 0,02 mm.dia no final dos 150 dias. O incremento em velocidade para o número de folhas aos 45 dias e aos 105 dias foi o mesmo (0,13 folhas.ind.dia). Entretanto, foi entre os 60 e 90 dias após o plantio que a velocidade de crescimento foi maior (0,26 folhas.ind.dia). Destacaram-se associações significativas entre peso fresco e peso seco e entre comprimento da planta e peso. Conclui-se que as mudas de H. tomentosa mantidas em casa de vegetação apresentam rápido crescimento e podem ser transplantadas para o cultivo com eficiência. A seleção de indivíduos para maior produção de raízes pode ser feita através daqueles que apresentam maior número de folhas.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-11-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufersa.edu.br/caatinga/article/view/2139
url https://periodicos.ufersa.edu.br/caatinga/article/view/2139
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufersa.edu.br/caatinga/article/view/2139/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Semi-Árido
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Semi-Árido
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA CAATINGA; Vol. 25 No. 1 (2012); 73-79
Revista Caatinga; v. 25 n. 1 (2012); 73-79
1983-2125
0100-316X
reponame:Revista Caatinga
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Revista Caatinga
collection Revista Caatinga
repository.name.fl_str_mv Revista Caatinga - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv patricio@ufersa.edu.br|| caatinga@ufersa.edu.br
_version_ 1797674022611189760