QUALIDADE DE MUDAS DE MELÃO PRODUZIDAS EM DIFERENTES SUBSTRATOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aragão, Carlos Aberto
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Pires, Mayara Milena Menezes da Luz, Batista, Patrício Ferreira, Dantas, Bárbara França
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Caatinga
Texto Completo: https://periodicos.ufersa.edu.br/caatinga/article/view/1487
Resumo: Este trabalho teve como objetivo avaliar o crescimento e desenvolvimento de mudas de melão produzidas em diferentes tipos de substratos. O experimento foi realizado em casa telada com sombrite 25%, no Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais-DTCS da Universidade do Estado da Bahia/UNEB, localizado no município de Juazeiro-BA, de julho a agosto de 2005. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado com seis tratamentos e quatro repetições, onde cada parcela foi constituída por 50 plantas. Os tratamentos foram constituídos dos substratos: ‘Plantmax HT©’; solo; solo esterilizado; bagaço-de-cana, solo + bagaço-de- cana (1:1) e bagaço-de-cana + uréia. Foram utilizadas bandejas de poliestireno expandido de 200 células. Sementes de melão da cv. AF682 foram semeadas nas bandejas com os diferentes substratos, distribuindo-se uma semente por célula, a um centímetro de profundidade. Determinou-se a porcentagem de emergência, tempo médio de emergência e velocidade média de emergência. Aos quatorze dias da semeadura, analisaram-se a altura das plantas, a massa fresca e seca de parte aérea e raízes, a área foliar e o índice relativo de clorofila das folhas. Os resultados obtidos permitem concluir que os substratos comercial Plantmax HT© e o solo esterilizado foram os que proporcionaram a formação de melhores mudas de melão.
id UFERSA-1_de36b46033e91b2475c6627e7ca8ed3d
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufersa.edu.br:article/1487
network_acronym_str UFERSA-1
network_name_str Revista Caatinga
repository_id_str
spelling QUALIDADE DE MUDAS DE MELÃO PRODUZIDAS EM DIFERENTES SUBSTRATOSCucumis meloCrescimentoHortaliçaEste trabalho teve como objetivo avaliar o crescimento e desenvolvimento de mudas de melão produzidas em diferentes tipos de substratos. O experimento foi realizado em casa telada com sombrite 25%, no Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais-DTCS da Universidade do Estado da Bahia/UNEB, localizado no município de Juazeiro-BA, de julho a agosto de 2005. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado com seis tratamentos e quatro repetições, onde cada parcela foi constituída por 50 plantas. Os tratamentos foram constituídos dos substratos: ‘Plantmax HT©’; solo; solo esterilizado; bagaço-de-cana, solo + bagaço-de- cana (1:1) e bagaço-de-cana + uréia. Foram utilizadas bandejas de poliestireno expandido de 200 células. Sementes de melão da cv. AF682 foram semeadas nas bandejas com os diferentes substratos, distribuindo-se uma semente por célula, a um centímetro de profundidade. Determinou-se a porcentagem de emergência, tempo médio de emergência e velocidade média de emergência. Aos quatorze dias da semeadura, analisaram-se a altura das plantas, a massa fresca e seca de parte aérea e raízes, a área foliar e o índice relativo de clorofila das folhas. Os resultados obtidos permitem concluir que os substratos comercial Plantmax HT© e o solo esterilizado foram os que proporcionaram a formação de melhores mudas de melão.Universidade Federal Rural do Semi-Árido2011-07-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufersa.edu.br/caatinga/article/view/1487REVISTA CAATINGA; Vol. 24 No. 3 (2011); 209-214Revista Caatinga; v. 24 n. 3 (2011); 209-2141983-21250100-316Xreponame:Revista Caatingainstname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSAporhttps://periodicos.ufersa.edu.br/caatinga/article/view/1487/pdf_199Aragão, Carlos AbertoPires, Mayara Milena Menezes da LuzBatista, Patrício FerreiraDantas, Bárbara Françainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-12-07T16:32:41Zoai:ojs.periodicos.ufersa.edu.br:article/1487Revistahttps://periodicos.ufersa.edu.br/index.php/caatinga/indexPUBhttps://periodicos.ufersa.edu.br/index.php/caatinga/oaipatricio@ufersa.edu.br|| caatinga@ufersa.edu.br1983-21250100-316Xopendoar:2024-04-29T09:45:36.794844Revista Caatinga - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)true
dc.title.none.fl_str_mv QUALIDADE DE MUDAS DE MELÃO PRODUZIDAS EM DIFERENTES SUBSTRATOS
title QUALIDADE DE MUDAS DE MELÃO PRODUZIDAS EM DIFERENTES SUBSTRATOS
spellingShingle QUALIDADE DE MUDAS DE MELÃO PRODUZIDAS EM DIFERENTES SUBSTRATOS
Aragão, Carlos Aberto
Cucumis melo
Crescimento
Hortaliça
title_short QUALIDADE DE MUDAS DE MELÃO PRODUZIDAS EM DIFERENTES SUBSTRATOS
title_full QUALIDADE DE MUDAS DE MELÃO PRODUZIDAS EM DIFERENTES SUBSTRATOS
title_fullStr QUALIDADE DE MUDAS DE MELÃO PRODUZIDAS EM DIFERENTES SUBSTRATOS
title_full_unstemmed QUALIDADE DE MUDAS DE MELÃO PRODUZIDAS EM DIFERENTES SUBSTRATOS
title_sort QUALIDADE DE MUDAS DE MELÃO PRODUZIDAS EM DIFERENTES SUBSTRATOS
author Aragão, Carlos Aberto
author_facet Aragão, Carlos Aberto
Pires, Mayara Milena Menezes da Luz
Batista, Patrício Ferreira
Dantas, Bárbara França
author_role author
author2 Pires, Mayara Milena Menezes da Luz
Batista, Patrício Ferreira
Dantas, Bárbara França
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Aragão, Carlos Aberto
Pires, Mayara Milena Menezes da Luz
Batista, Patrício Ferreira
Dantas, Bárbara França
dc.subject.por.fl_str_mv Cucumis melo
Crescimento
Hortaliça
topic Cucumis melo
Crescimento
Hortaliça
description Este trabalho teve como objetivo avaliar o crescimento e desenvolvimento de mudas de melão produzidas em diferentes tipos de substratos. O experimento foi realizado em casa telada com sombrite 25%, no Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais-DTCS da Universidade do Estado da Bahia/UNEB, localizado no município de Juazeiro-BA, de julho a agosto de 2005. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado com seis tratamentos e quatro repetições, onde cada parcela foi constituída por 50 plantas. Os tratamentos foram constituídos dos substratos: ‘Plantmax HT©’; solo; solo esterilizado; bagaço-de-cana, solo + bagaço-de- cana (1:1) e bagaço-de-cana + uréia. Foram utilizadas bandejas de poliestireno expandido de 200 células. Sementes de melão da cv. AF682 foram semeadas nas bandejas com os diferentes substratos, distribuindo-se uma semente por célula, a um centímetro de profundidade. Determinou-se a porcentagem de emergência, tempo médio de emergência e velocidade média de emergência. Aos quatorze dias da semeadura, analisaram-se a altura das plantas, a massa fresca e seca de parte aérea e raízes, a área foliar e o índice relativo de clorofila das folhas. Os resultados obtidos permitem concluir que os substratos comercial Plantmax HT© e o solo esterilizado foram os que proporcionaram a formação de melhores mudas de melão.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-07-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufersa.edu.br/caatinga/article/view/1487
url https://periodicos.ufersa.edu.br/caatinga/article/view/1487
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufersa.edu.br/caatinga/article/view/1487/pdf_199
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Semi-Árido
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Semi-Árido
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA CAATINGA; Vol. 24 No. 3 (2011); 209-214
Revista Caatinga; v. 24 n. 3 (2011); 209-214
1983-2125
0100-316X
reponame:Revista Caatinga
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Revista Caatinga
collection Revista Caatinga
repository.name.fl_str_mv Revista Caatinga - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv patricio@ufersa.edu.br|| caatinga@ufersa.edu.br
_version_ 1797674021949538304