A LIVRE CIRCULAÇÃO DE REFUGIADOS AMBIENTAIS NA UNASUL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Granado, Me. Karina
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Oliveira, Dr. Carlos Maran de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Jurídica da Ufersa
Texto Completo: https://periodicos.ufersa.edu.br/rejur/article/view/7013
Resumo: A proposta de reflexão sobre a livre circulação de refugiados ambientais na União das Nações Unasulinas (UNASUL) insere-se num contexto maior de discussão entre fluxos migratórios e mudanças ambientais. O deslocamento de pessoas motivado por questões ambientais (desastres ou deterioração do ambiente) e a frágil condição de integração no destino destas pessoas revela o longo caminho a ser percorrido pelos países unasulinos, pois o cenário jurídico ainda é tímido e não expressa uma proteção digna e segura. A UNASUL (União das Nações Sul Americanas) tem-se firmado como o processo de integração que antecipa em seus objetivos temas destinados ao “mercado comum”, como a livre circulação de pessoas, migração, cidadania e superação de assimetrias. Com isso, este processo de integração inova a formatação clássica que tradicionalmente segue a implementação das fases de: (i) zona livre de comércio, (ii) união aduaneira e por fim, (iii) mercado comum. Para tanto, faz-se necessário analisar o cenário dos desastres e degradações na América do Sul e do refúgio ambiental na região; discutir sobre a formação do processo de integração da UNASUL e sua inovação em relação aos demais blocos econômicos; sobre o sentido da cidadania e os alcances aos indivíduos “não nacionais” e, por fim, sobre os rumos normativos e institucionais de proteção para os refugiados ambientais na América do Sul.
id UFERSA_88211480e2c64ee3857a486c21c2eeb8
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufersa.edu.br:article/7013
network_acronym_str UFERSA
network_name_str Revista Jurídica da Ufersa
repository_id_str
spelling A LIVRE CIRCULAÇÃO DE REFUGIADOS AMBIENTAIS NA UNASULRefugiados AmbientaisDireito da IntegraçãoUNASULLivre Circulação de PessoasA proposta de reflexão sobre a livre circulação de refugiados ambientais na União das Nações Unasulinas (UNASUL) insere-se num contexto maior de discussão entre fluxos migratórios e mudanças ambientais. O deslocamento de pessoas motivado por questões ambientais (desastres ou deterioração do ambiente) e a frágil condição de integração no destino destas pessoas revela o longo caminho a ser percorrido pelos países unasulinos, pois o cenário jurídico ainda é tímido e não expressa uma proteção digna e segura. A UNASUL (União das Nações Sul Americanas) tem-se firmado como o processo de integração que antecipa em seus objetivos temas destinados ao “mercado comum”, como a livre circulação de pessoas, migração, cidadania e superação de assimetrias. Com isso, este processo de integração inova a formatação clássica que tradicionalmente segue a implementação das fases de: (i) zona livre de comércio, (ii) união aduaneira e por fim, (iii) mercado comum. Para tanto, faz-se necessário analisar o cenário dos desastres e degradações na América do Sul e do refúgio ambiental na região; discutir sobre a formação do processo de integração da UNASUL e sua inovação em relação aos demais blocos econômicos; sobre o sentido da cidadania e os alcances aos indivíduos “não nacionais” e, por fim, sobre os rumos normativos e institucionais de proteção para os refugiados ambientais na América do Sul.Universidade Federal Rural do Semi-Árido2017-10-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufersa.edu.br/rejur/article/view/701310.21708/issn2526-9488.v1.n2.p37-56.2017UFERSA's Law Review; Vol. 1 No. 2 (2017): Revista Jurídica da UFERSA; 37-56Revista Jurídica da UFERSA; v. 1 n. 2 (2017): Revista Jurídica da UFERSA; 37-562526-948810.21708/issn2526-9488.v1.n2.2017reponame:Revista Jurídica da Ufersainstname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSAporhttps://periodicos.ufersa.edu.br/rejur/article/view/7013/pdf_1Copyright (c) 2017 Revista Jurídica da UFERSAinfo:eu-repo/semantics/openAccessGranado, Me. KarinaOliveira, Dr. Carlos Maran de2018-07-02T20:27:20Zoai:ojs.periodicos.ufersa.edu.br:article/7013Revistahttps://periodicos.ufersa.edu.br/index.php/rejur/indexPUBhttps://periodicos.ufersa.edu.br/index.php/rejur/oairejur.direito@ufersa.edu.br||2526-94882526-9488opendoar:2018-07-02T20:27:20Revista Jurídica da Ufersa - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv A LIVRE CIRCULAÇÃO DE REFUGIADOS AMBIENTAIS NA UNASUL
title A LIVRE CIRCULAÇÃO DE REFUGIADOS AMBIENTAIS NA UNASUL
spellingShingle A LIVRE CIRCULAÇÃO DE REFUGIADOS AMBIENTAIS NA UNASUL
Granado, Me. Karina
Refugiados Ambientais
Direito da Integração
UNASUL
Livre Circulação de Pessoas
title_short A LIVRE CIRCULAÇÃO DE REFUGIADOS AMBIENTAIS NA UNASUL
title_full A LIVRE CIRCULAÇÃO DE REFUGIADOS AMBIENTAIS NA UNASUL
title_fullStr A LIVRE CIRCULAÇÃO DE REFUGIADOS AMBIENTAIS NA UNASUL
title_full_unstemmed A LIVRE CIRCULAÇÃO DE REFUGIADOS AMBIENTAIS NA UNASUL
title_sort A LIVRE CIRCULAÇÃO DE REFUGIADOS AMBIENTAIS NA UNASUL
author Granado, Me. Karina
author_facet Granado, Me. Karina
Oliveira, Dr. Carlos Maran de
author_role author
author2 Oliveira, Dr. Carlos Maran de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Granado, Me. Karina
Oliveira, Dr. Carlos Maran de
dc.subject.por.fl_str_mv Refugiados Ambientais
Direito da Integração
UNASUL
Livre Circulação de Pessoas
topic Refugiados Ambientais
Direito da Integração
UNASUL
Livre Circulação de Pessoas
description A proposta de reflexão sobre a livre circulação de refugiados ambientais na União das Nações Unasulinas (UNASUL) insere-se num contexto maior de discussão entre fluxos migratórios e mudanças ambientais. O deslocamento de pessoas motivado por questões ambientais (desastres ou deterioração do ambiente) e a frágil condição de integração no destino destas pessoas revela o longo caminho a ser percorrido pelos países unasulinos, pois o cenário jurídico ainda é tímido e não expressa uma proteção digna e segura. A UNASUL (União das Nações Sul Americanas) tem-se firmado como o processo de integração que antecipa em seus objetivos temas destinados ao “mercado comum”, como a livre circulação de pessoas, migração, cidadania e superação de assimetrias. Com isso, este processo de integração inova a formatação clássica que tradicionalmente segue a implementação das fases de: (i) zona livre de comércio, (ii) união aduaneira e por fim, (iii) mercado comum. Para tanto, faz-se necessário analisar o cenário dos desastres e degradações na América do Sul e do refúgio ambiental na região; discutir sobre a formação do processo de integração da UNASUL e sua inovação em relação aos demais blocos econômicos; sobre o sentido da cidadania e os alcances aos indivíduos “não nacionais” e, por fim, sobre os rumos normativos e institucionais de proteção para os refugiados ambientais na América do Sul.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufersa.edu.br/rejur/article/view/7013
10.21708/issn2526-9488.v1.n2.p37-56.2017
url https://periodicos.ufersa.edu.br/rejur/article/view/7013
identifier_str_mv 10.21708/issn2526-9488.v1.n2.p37-56.2017
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufersa.edu.br/rejur/article/view/7013/pdf_1
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Jurídica da UFERSA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Jurídica da UFERSA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Semi-Árido
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Semi-Árido
dc.source.none.fl_str_mv UFERSA's Law Review; Vol. 1 No. 2 (2017): Revista Jurídica da UFERSA; 37-56
Revista Jurídica da UFERSA; v. 1 n. 2 (2017): Revista Jurídica da UFERSA; 37-56
2526-9488
10.21708/issn2526-9488.v1.n2.2017
reponame:Revista Jurídica da Ufersa
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Revista Jurídica da Ufersa
collection Revista Jurídica da Ufersa
repository.name.fl_str_mv Revista Jurídica da Ufersa - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv rejur.direito@ufersa.edu.br||
_version_ 1808129613842350080