Fatores de competitividade à luz do Diamante de Porter: estudo multicaso no segmento salineiro do Estado do Rio Grande do Norteo do Estado do Rio Grande do Norte
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/6333 |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo identificar os fatores de competitividade, à luz do Diamante de Porter, no segmento salineiro do Estado do Rio Grande do Norte. Para tanto, realizou-se a pesquisa com abordagem qualitativa, descritiva e exploratória, por meio de estudo multicaso, envolvendo três salinas como objeto de trabalho, desenvolvido mediante entrevistas semiestruturadas e recorte temporal transversal, com o respectivo gestor responsável por cada empresa. Posterior à transcrição das entrevistas, houve a importação dos dados primários para o software ATLAS.ti 8.4. Logo, definiu-se os códigos, categorizando-os, para a estruturação das redes. Os resultados encontrados evidenciam que os recursos naturais da região são propícios à atividade salineira, e que as condições impostas pela demanda interna influenciam diretamente nos fatores de produção aprimorados, estimulando a inovação dos recursos tecnológicos. É visto ainda que, o sal produzido diante das imposições dos compradores nacionais, satisfaz o mercado externo. Contudo, quanto às indústrias correlatas, constatou-se que a falta de apoio das esferas governamentais desfavorece o setor em termos de logística. Por conseguinte, a dimensão da estratégia, estrutura e rivalidade, no segmento, é identificada na excelência da qualidade do sal que é produzido, tanto para o mercado interno quanto para fins de exportação, constituindo o mecanismo para o alcance de vantagem competitiva. Conclui-se com este estudo que a indústria salineira busca atender às necessidades dos seus clientes e, para tanto, dependem de apoios e estratégias que equilibrem as dificuldades impostas pela rivalidade. A contribuição evidenciada por este estudo é a compreensão dos aspectos inerentes aos fatores de competitividade para o progresso das organizações salineiras no mercado. |
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Fatores de competitividade à luz do Diamante de Porter: estudo multicaso no segmento salineiro do Estado do Rio Grande do Norteo do Estado do Rio Grande do NorteFatores de competitividadeDiamante de PorterSetor salineiroVantagem competitivaRio Grande do NorteCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIAS CONTABEISO presente estudo tem como objetivo identificar os fatores de competitividade, à luz do Diamante de Porter, no segmento salineiro do Estado do Rio Grande do Norte. Para tanto, realizou-se a pesquisa com abordagem qualitativa, descritiva e exploratória, por meio de estudo multicaso, envolvendo três salinas como objeto de trabalho, desenvolvido mediante entrevistas semiestruturadas e recorte temporal transversal, com o respectivo gestor responsável por cada empresa. Posterior à transcrição das entrevistas, houve a importação dos dados primários para o software ATLAS.ti 8.4. Logo, definiu-se os códigos, categorizando-os, para a estruturação das redes. Os resultados encontrados evidenciam que os recursos naturais da região são propícios à atividade salineira, e que as condições impostas pela demanda interna influenciam diretamente nos fatores de produção aprimorados, estimulando a inovação dos recursos tecnológicos. É visto ainda que, o sal produzido diante das imposições dos compradores nacionais, satisfaz o mercado externo. Contudo, quanto às indústrias correlatas, constatou-se que a falta de apoio das esferas governamentais desfavorece o setor em termos de logística. Por conseguinte, a dimensão da estratégia, estrutura e rivalidade, no segmento, é identificada na excelência da qualidade do sal que é produzido, tanto para o mercado interno quanto para fins de exportação, constituindo o mecanismo para o alcance de vantagem competitiva. Conclui-se com este estudo que a indústria salineira busca atender às necessidades dos seus clientes e, para tanto, dependem de apoios e estratégias que equilibrem as dificuldades impostas pela rivalidade. A contribuição evidenciada por este estudo é a compreensão dos aspectos inerentes aos fatores de competitividade para o progresso das organizações salineiras no mercado.Trabalho não financiado por agência de fomento, ou autofinanciadoUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoBrasilCentro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAHUFERSASales, Luciana BatistaOliveira, Adriana Martins deFernandes, Kaio CésarDuarte, Camilla Araújo Amaral2021-06-09T23:53:34Z2021-06-092021-06-09T23:53:34Z2020-12-12ARTinfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/6333porDUARTE, Camilla Araújo Amaral. Fatores de competitividade à luz do Diamante de Porter: estudo multicaso no segmento salineiro do Estado do Rio Grande do Norte. 17 f. Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas. Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Mossoró, 2020.CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-09-14T18:04:21Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/6333Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-09-14T18:04:21Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
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O presente estudo tem como objetivo identificar os fatores de competitividade, à luz do Diamante de Porter, no segmento salineiro do Estado do Rio Grande do Norte. Para tanto, realizou-se a pesquisa com abordagem qualitativa, descritiva e exploratória, por meio de estudo multicaso, envolvendo três salinas como objeto de trabalho, desenvolvido mediante entrevistas semiestruturadas e recorte temporal transversal, com o respectivo gestor responsável por cada empresa. Posterior à transcrição das entrevistas, houve a importação dos dados primários para o software ATLAS.ti 8.4. Logo, definiu-se os códigos, categorizando-os, para a estruturação das redes. Os resultados encontrados evidenciam que os recursos naturais da região são propícios à atividade salineira, e que as condições impostas pela demanda interna influenciam diretamente nos fatores de produção aprimorados, estimulando a inovação dos recursos tecnológicos. É visto ainda que, o sal produzido diante das imposições dos compradores nacionais, satisfaz o mercado externo. Contudo, quanto às indústrias correlatas, constatou-se que a falta de apoio das esferas governamentais desfavorece o setor em termos de logística. Por conseguinte, a dimensão da estratégia, estrutura e rivalidade, no segmento, é identificada na excelência da qualidade do sal que é produzido, tanto para o mercado interno quanto para fins de exportação, constituindo o mecanismo para o alcance de vantagem competitiva. Conclui-se com este estudo que a indústria salineira busca atender às necessidades dos seus clientes e, para tanto, dependem de apoios e estratégias que equilibrem as dificuldades impostas pela rivalidade. A contribuição evidenciada por este estudo é a compreensão dos aspectos inerentes aos fatores de competitividade para o progresso das organizações salineiras no mercado. |
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