Realidade aumentada na educação de alunos surdos: uma revisão da literatura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8098 |
Resumo: | O uso de tecnologias no cotidiano está cada vez mais comum onde atendem todas as faixas etárias assim como nos mais diversificados campos sociais. Em relação a educação, existem programas educativos que possuem a finalidade de proporcionar as mais variadas atividades em salas de aulas que tendem a colaborar com o desenvolvimento cognitivo dos alunos. Muitos desses programas possuem um objetivo lúdico, que parte da facilitação do ensino e compreensão de conteúdos principalmente para aqueles que possuem deficiencias. Diante do exposto, o presente trabalho tem como objetivo geral apresentar a Realidade Aumentada como recurso para ensino de alunos com a deficiência da surdez. A partir da utilização dos métodos científicos, esse trabalho foi desenvolvido a partir de um estudo exploratório bibliografico ao qual foi analisado descritivamente. Assim, pôde-se concluir que a utilização da Realidade Aumentada para o aluno surdo pode trazer benefícios como a melhoria da comunicação refletindo no seu desenvolvimento cognitivo. No entanto, a ausencia de tal ferramenta nas salas de aula, ainda é uma realidade. contudo, cabese a realização de estudos mais aprofundados para com isso, tal ferramenta seja potencializada e utilizada como meio didático definitivo em escolas. |
id |
UFER_03687df1424b4145c0620c2a29b556ec |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/8098 |
network_acronym_str |
UFER |
network_name_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository_id_str |
|
spelling |
Realidade aumentada na educação de alunos surdos: uma revisão da literaturaCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::COMPUTACAO E INFORMATICAEducaçãoAcessibilidadeTecnologiaRealidade aumentadaO uso de tecnologias no cotidiano está cada vez mais comum onde atendem todas as faixas etárias assim como nos mais diversificados campos sociais. Em relação a educação, existem programas educativos que possuem a finalidade de proporcionar as mais variadas atividades em salas de aulas que tendem a colaborar com o desenvolvimento cognitivo dos alunos. Muitos desses programas possuem um objetivo lúdico, que parte da facilitação do ensino e compreensão de conteúdos principalmente para aqueles que possuem deficiencias. Diante do exposto, o presente trabalho tem como objetivo geral apresentar a Realidade Aumentada como recurso para ensino de alunos com a deficiência da surdez. A partir da utilização dos métodos científicos, esse trabalho foi desenvolvido a partir de um estudo exploratório bibliografico ao qual foi analisado descritivamente. Assim, pôde-se concluir que a utilização da Realidade Aumentada para o aluno surdo pode trazer benefícios como a melhoria da comunicação refletindo no seu desenvolvimento cognitivo. No entanto, a ausencia de tal ferramenta nas salas de aula, ainda é uma realidade. contudo, cabese a realização de estudos mais aprofundados para com isso, tal ferramenta seja potencializada e utilizada como meio didático definitivo em escolas.35 f.BrasilCentro Multidisciplinar de AngicosUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoOliveira, Marcos AlvarengaOliveira, Marcos AlvarengaOliveira, Marcos AlvarengaAlves, Fádyla Késsia Rocha de AraujoSouza, Paulo Roberto de AzevedoOliveira, Alan Kardeque de2023-01-02T17:10:43Z2023-01-02T17:10:43Z2022-06-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfhttps://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8098AngicosUFERSACC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-12-20T22:03:55Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/8098Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-12-20T22:03:55Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Realidade aumentada na educação de alunos surdos: uma revisão da literatura |
title |
Realidade aumentada na educação de alunos surdos: uma revisão da literatura |
spellingShingle |
Realidade aumentada na educação de alunos surdos: uma revisão da literatura Oliveira, Alan Kardeque de CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::COMPUTACAO E INFORMATICA Educação Acessibilidade Tecnologia Realidade aumentada |
title_short |
Realidade aumentada na educação de alunos surdos: uma revisão da literatura |
title_full |
Realidade aumentada na educação de alunos surdos: uma revisão da literatura |
title_fullStr |
Realidade aumentada na educação de alunos surdos: uma revisão da literatura |
title_full_unstemmed |
Realidade aumentada na educação de alunos surdos: uma revisão da literatura |
title_sort |
Realidade aumentada na educação de alunos surdos: uma revisão da literatura |
author |
Oliveira, Alan Kardeque de |
author_facet |
Oliveira, Alan Kardeque de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Oliveira, Marcos Alvarenga Oliveira, Marcos Alvarenga Oliveira, Marcos Alvarenga Alves, Fádyla Késsia Rocha de Araujo Souza, Paulo Roberto de Azevedo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Alan Kardeque de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::COMPUTACAO E INFORMATICA Educação Acessibilidade Tecnologia Realidade aumentada |
topic |
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::COMPUTACAO E INFORMATICA Educação Acessibilidade Tecnologia Realidade aumentada |
description |
O uso de tecnologias no cotidiano está cada vez mais comum onde atendem todas as faixas etárias assim como nos mais diversificados campos sociais. Em relação a educação, existem programas educativos que possuem a finalidade de proporcionar as mais variadas atividades em salas de aulas que tendem a colaborar com o desenvolvimento cognitivo dos alunos. Muitos desses programas possuem um objetivo lúdico, que parte da facilitação do ensino e compreensão de conteúdos principalmente para aqueles que possuem deficiencias. Diante do exposto, o presente trabalho tem como objetivo geral apresentar a Realidade Aumentada como recurso para ensino de alunos com a deficiência da surdez. A partir da utilização dos métodos científicos, esse trabalho foi desenvolvido a partir de um estudo exploratório bibliografico ao qual foi analisado descritivamente. Assim, pôde-se concluir que a utilização da Realidade Aumentada para o aluno surdo pode trazer benefícios como a melhoria da comunicação refletindo no seu desenvolvimento cognitivo. No entanto, a ausencia de tal ferramenta nas salas de aula, ainda é uma realidade. contudo, cabese a realização de estudos mais aprofundados para com isso, tal ferramenta seja potencializada e utilizada como meio didático definitivo em escolas. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-06-17 2023-01-02T17:10:43Z 2023-01-02T17:10:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8098 |
url |
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8098 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
UFERSA CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
UFERSA CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Angicos |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brasil Centro Multidisciplinar de Angicos UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
publisher.none.fl_str_mv |
Brasil Centro Multidisciplinar de Angicos UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) instacron:UFERSA |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
instacron_str |
UFERSA |
institution |
UFERSA |
reponame_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
collection |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br |
_version_ |
1809747451321516032 |