Análise do transporte público urbano por meio da simulação computacional do deslocamento de usuários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ropke, Vitor Oliveira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10154
Resumo: Este artigo busca entender os problemas da disponibilidade de transporte público em diferentes regiões de uma cidade por meio de índices de acessibilidade ao sistema. Utilizou-se o MATSim, um software de simulação baseado em agentes, e a cidade de Mossoró, no Rio Grande do Norte, como cenário. O software, além de permitir a otimização do serviço de transporte durante a simulação, ainda forneceu os dados para os cálculos de acessibilidade, apresentando uma melhor compreensão do funcionamento da rede. A análise dos dados confirma a deficiência na acessibilidade ao sistema de transporte público em regiões periféricas da cidade através de baixos valores de acessibilidade. Nessas áreas, muitas pessoas esperam demasiadamente por um veículo e/ou precisam se deslocar por vários metros até alcançar um ponto de parada da rede de transporte mais próxima a partir de seu ponto de origem e/ou até o destino. Mesmo a região central da cidade não alcançou índices adequados de acessibilidade, pois mesmo com alta frequência de veículos, estes são de rotas diferentes, e olhando para cada rota, o tempo de visita à região central apresenta grandes intervalos de tempo.
id UFER_06c38b559c5c66ba33e34ac632b06f81
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10154
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling Análise do transporte público urbano por meio da simulação computacional do deslocamento de usuáriosCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOAcessibilidade ao sistema de transporteMATSimSimulação baseada em agentesTransporte públicoEste artigo busca entender os problemas da disponibilidade de transporte público em diferentes regiões de uma cidade por meio de índices de acessibilidade ao sistema. Utilizou-se o MATSim, um software de simulação baseado em agentes, e a cidade de Mossoró, no Rio Grande do Norte, como cenário. O software, além de permitir a otimização do serviço de transporte durante a simulação, ainda forneceu os dados para os cálculos de acessibilidade, apresentando uma melhor compreensão do funcionamento da rede. A análise dos dados confirma a deficiência na acessibilidade ao sistema de transporte público em regiões periféricas da cidade através de baixos valores de acessibilidade. Nessas áreas, muitas pessoas esperam demasiadamente por um veículo e/ou precisam se deslocar por vários metros até alcançar um ponto de parada da rede de transporte mais próxima a partir de seu ponto de origem e/ou até o destino. Mesmo a região central da cidade não alcançou índices adequados de acessibilidade, pois mesmo com alta frequência de veículos, estes são de rotas diferentes, e olhando para cada rota, o tempo de visita à região central apresenta grandes intervalos de tempo.12 f.Centro de Ciências Exatas e Naturais - CCENBrasilUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoFontes, Fábio Francisco da CostaSena, David Custódio deFontes, Fábio Francisco da CostaSena, David Custódio deSouza, Daniel Faustino Lacerda deCarmo, Breno Barros Telles doRopke, Vitor Oliveira2024-01-18T13:28:38Z2024-01-18T13:28:38Z2023-09-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfROPKE, Vitor Oliveira. Análise do transporte público urbano por meio da simulação computacional do deslocamento de usuários. 2023. 12 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciência da Computação, Centro de Ciências Exatas e Naturais, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufersa.edu.br/home. Acesso em: 18 jan. 2024.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10154MossoróAttribution-ShareAlike 3.0 BrazilUFERSAhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-01-18T21:28:38Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10154Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-01-18T21:28:38Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise do transporte público urbano por meio da simulação computacional do deslocamento de usuários
title Análise do transporte público urbano por meio da simulação computacional do deslocamento de usuários
spellingShingle Análise do transporte público urbano por meio da simulação computacional do deslocamento de usuários
Ropke, Vitor Oliveira
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Acessibilidade ao sistema de transporte
MATSim
Simulação baseada em agentes
Transporte público
title_short Análise do transporte público urbano por meio da simulação computacional do deslocamento de usuários
title_full Análise do transporte público urbano por meio da simulação computacional do deslocamento de usuários
title_fullStr Análise do transporte público urbano por meio da simulação computacional do deslocamento de usuários
title_full_unstemmed Análise do transporte público urbano por meio da simulação computacional do deslocamento de usuários
title_sort Análise do transporte público urbano por meio da simulação computacional do deslocamento de usuários
author Ropke, Vitor Oliveira
author_facet Ropke, Vitor Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fontes, Fábio Francisco da Costa
Sena, David Custódio de
Fontes, Fábio Francisco da Costa
Sena, David Custódio de
Souza, Daniel Faustino Lacerda de
Carmo, Breno Barros Telles do
dc.contributor.author.fl_str_mv Ropke, Vitor Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Acessibilidade ao sistema de transporte
MATSim
Simulação baseada em agentes
Transporte público
topic CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Acessibilidade ao sistema de transporte
MATSim
Simulação baseada em agentes
Transporte público
description Este artigo busca entender os problemas da disponibilidade de transporte público em diferentes regiões de uma cidade por meio de índices de acessibilidade ao sistema. Utilizou-se o MATSim, um software de simulação baseado em agentes, e a cidade de Mossoró, no Rio Grande do Norte, como cenário. O software, além de permitir a otimização do serviço de transporte durante a simulação, ainda forneceu os dados para os cálculos de acessibilidade, apresentando uma melhor compreensão do funcionamento da rede. A análise dos dados confirma a deficiência na acessibilidade ao sistema de transporte público em regiões periféricas da cidade através de baixos valores de acessibilidade. Nessas áreas, muitas pessoas esperam demasiadamente por um veículo e/ou precisam se deslocar por vários metros até alcançar um ponto de parada da rede de transporte mais próxima a partir de seu ponto de origem e/ou até o destino. Mesmo a região central da cidade não alcançou índices adequados de acessibilidade, pois mesmo com alta frequência de veículos, estes são de rotas diferentes, e olhando para cada rota, o tempo de visita à região central apresenta grandes intervalos de tempo.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-29
2024-01-18T13:28:38Z
2024-01-18T13:28:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ROPKE, Vitor Oliveira. Análise do transporte público urbano por meio da simulação computacional do deslocamento de usuários. 2023. 12 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciência da Computação, Centro de Ciências Exatas e Naturais, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufersa.edu.br/home. Acesso em: 18 jan. 2024.
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10154
identifier_str_mv ROPKE, Vitor Oliveira. Análise do transporte público urbano por meio da simulação computacional do deslocamento de usuários. 2023. 12 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciência da Computação, Centro de Ciências Exatas e Naturais, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufersa.edu.br/home. Acesso em: 18 jan. 2024.
url https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10154
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
UFERSA
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
UFERSA
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Mossoró
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Ciências Exatas e Naturais - CCEN
Brasil
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
publisher.none.fl_str_mv Centro de Ciências Exatas e Naturais - CCEN
Brasil
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1809747490678767616