Análise do transporte público urbano por meio da simulação computacional do deslocamento de usuários
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10154 |
Resumo: | Este artigo busca entender os problemas da disponibilidade de transporte público em diferentes regiões de uma cidade por meio de índices de acessibilidade ao sistema. Utilizou-se o MATSim, um software de simulação baseado em agentes, e a cidade de Mossoró, no Rio Grande do Norte, como cenário. O software, além de permitir a otimização do serviço de transporte durante a simulação, ainda forneceu os dados para os cálculos de acessibilidade, apresentando uma melhor compreensão do funcionamento da rede. A análise dos dados confirma a deficiência na acessibilidade ao sistema de transporte público em regiões periféricas da cidade através de baixos valores de acessibilidade. Nessas áreas, muitas pessoas esperam demasiadamente por um veículo e/ou precisam se deslocar por vários metros até alcançar um ponto de parada da rede de transporte mais próxima a partir de seu ponto de origem e/ou até o destino. Mesmo a região central da cidade não alcançou índices adequados de acessibilidade, pois mesmo com alta frequência de veículos, estes são de rotas diferentes, e olhando para cada rota, o tempo de visita à região central apresenta grandes intervalos de tempo. |
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