Análise da corrosividade de ligas de cobre em misturas de diesel/biodiesel
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/1255 https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/3646 |
Resumo: | Monografia |
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Análise da corrosividade de ligas de cobre em misturas de diesel/biodieselCorrosãoLigas de cobreBiodieselDieselEnsaio gravimétricoPolarização potenciodinâmica linearCorrosionCopper alloysBiodieselDieselGravimetric assayLinear potentiodynamic polarizationCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICAMonografiaBiodiesel is a renewable fuel obtained from vegetable oils or animal fat. This type of fuel is capable of helping to reduce the emission of polluting gases into the atmosphere when added to other fuels, but it is also susceptible to contamination and has impurities that alter its initial properties as fuel, of which, such such as water, microorganisms and trace metals. The corrosion caused by biodiesel is related to the incompatibility of the same with several types of metals and polymers, putting at risk the durability of the automotive motors. Thus, the objective of this work was to evaluate the corrosivity caused by biodiesel content in diesel oil over the copper alloys that are present in many components of the combustion system of the diesel cycle engines. The corrosive effects of copper alloys in diesel / biodiesel mixtures were analyzed by gravimetric and electrochemical linear polarization tests, evaluating mass loss, rate, speed and corrosion resistance. The tests were carried out in the proportions of 10, 15, 20, 25 and 30% of biodiesel in diesel, as the tendency for the next years is for a gradual increase of biodiesel content in diesel. The biodiesel from the residual soybean oil was obtained by transesterification, the diesel oil was purchased at a gas station in the city of Mossoró-RN. Combustion tests, acid index, saponification index and specific mass were performed to characterize the biodiesel. By means of the results obtained in the tests it was possible to observe that the increase of the biodiesel content from the residual oil increases the corrosion rate in the copper alloys, because it has a high acid content and is more hygroscopic than the diesel.O biodiesel é um combustível renovável obtido a partir de óleos vegetais ou de gordura animal. Este tipo de combustível, é capaz de auxiliar na redução das emissões de gases poluentes para a atmosfera, quando adicionado a outros combustíveis, porém, o mesmo é passível de contaminação e de possuir impurezas que alteram suas propriedades iniciais como combustível, das quais, tais como a água, microrganismos e traços de metais. A corrosão provocada pelo biodiesel está relacionada à incompatibilidade do mesmo com diversos tipos de metais e polímeros, colocando em risco a durabilidade dos motores automotivos. Desta forma, o trabalho teve como objetivo, avaliar a corrosividade causada pelo teor de biodiesel no óleo diesel sobre as ligas de cobre que estão presentes em muitos componentes do sistema de combustão dos motores do ciclo diesel. Os efeitos corrosivos das ligas de cobre em meio a misturas diesel/biodiesel foram analisados por meio dos testes gravimétricos e eletroquímicos por polarização linear, avaliando a perda de massa, a taxa, velocidade e resistência à corrosão. Os ensaios foram realizados nas proporções de 10, 15, 20, 25 e 30% de biodiesel no diesel, pois a tendência para os próximos anos é de aumento gradativo do teor de biodiesel em diesel. O biodiesel oriundo do óleo de soja residual foi obtido por meio da transesterificação, o óleo diesel foi adquirido em um posto de combustíveis na cidade de Mossoró-RN. Testes de combustão, índice de acidez, índice de saponificação e massa específica foram realizados para caracterização do biodiesel. Por meio dos resultados obtidos nos testes foi possível observar que o aumento do teor de biodiesel proveniente do óleo residual aumenta a taxa de corrosão nas ligas de cobre, devido o mesmo possuir índice de acidez elevado e ser mais higroscópico que o diesel.Trabalho não financiado por agência de fomento, ou autofinanciadoUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoBrasilCentro de Engenharias - CEUFERSADelgado, Regina Celia de Oliveira Brasilhttp://lattes.cnpq.br/Delgado, Regina Celia de Oliveira Brasilhttp://lattes.cnpq.br/Cavalcante, Fabrício José Nobregahttp://lattes.cnpq.br/Bezerra, Pablo Peterson Lima2019-12-11T13:02:28Z2019-12-11T13:02:28Z2018-09-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfBezerra (2018) (BEZERRA, 2018)https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/1255https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/3646porBEZERRA, Pablo Peterson Lima. Análise da corrosividade de ligas de cobre em misturas de diesel/biodiesel. 2018. 57f. Monografia (Graduação em Engenharia Mecânica), Centro de Engenharias, Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Mossoró, 2018.CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-09-14T13:43:29Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/3646Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-09-14T13:43:29Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
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