Estratégias de aquisição da Libras por ouvintes: relatos de alunos da UFERSA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10224 |
Resumo: | Adquirir uma língua é um processo complexo e repleto de várias estratégias, debruçamos nosso olhar sobre a aprendizagem de Libras por alunos ouvintes, ou seja, sobre a aprendizagem de segunda língua. Assim, o presente trabalho objetiva compreender as estratégias de aquisição da Libras por ouvintes do curso de Letras Libras da UFERSA Caraúbas considerando as formas de ingresso, estratégias de ensino aplicadas e práticas adotadas pelos alunos ouvintes por meio de relatos. Amparamos nossas reflexões na legislação e Gesser (2012) sobre a Libras e as crenças sobre esta aprendizagem, como também nas reflexões de Stephen Krashen (1985), no aspecto da educação bilíngue e sua teoria sobre o processo de aquisição de segunda língua em que refletimos sobre a aquisição e aprendizagem da Libras. Para alcançar os nossos objetivos, foram realizados entrevistas e questionários com o intuito de conhecer e entender sobre essas questões, tanto na visão dos alunos ouvintes, como também, na dos docentes surdos, e por meio de cada relato entender como acontece o processo de aquisição de uma L2 e quais as principais dificuldades desse processo de aprendizagem. O universo da pesquisa contempla a realidade do curso de Letras Libras da UFERSA Caraúbas, e como sujeitos temos dois professores surdos de disciplinas específicas de ensino de Libras e quatro alunos ouvintes do mesmo curso, sendo dois do terceiro semestre e outros dois do nono. Dessa forma, podemos entrever com nossos resultados que as formas de contato com a Libras prévio ao curso são importantes para uma melhor aprendizagem, mas que não limitam já que os alunos conseguem se desenvolver no curso com as estratégias de ensino adotadas pelos professores, que são em sua maioria com práticas em situações reais de comunicação. São apontados desafios como o caso dos alunos mais recentes com a pandemia acabaram perdendo algumas oportunidades de interação ou até mesmo com o início do curso, de conteúdos sobre e em Libras que acabam dificultando a aprendizagem, mas que auxiliam no processo de aquisição, como os alunos apontam. Além de trazermos nesta pesquisa as formas de aprendizagem de Libras e as melhores formas de se adquirir a Libras como L2. |
id |
UFER_0fdd56f92796b1f0571424ba62d88d39 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10224 |
network_acronym_str |
UFER |
network_name_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository_id_str |
|
spelling |
Estratégias de aquisição da Libras por ouvintes: relatos de alunos da UFERSALINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS LIBRASAquisição de L2LibrasOuvintesEstratégias de aprendizagemAdquirir uma língua é um processo complexo e repleto de várias estratégias, debruçamos nosso olhar sobre a aprendizagem de Libras por alunos ouvintes, ou seja, sobre a aprendizagem de segunda língua. Assim, o presente trabalho objetiva compreender as estratégias de aquisição da Libras por ouvintes do curso de Letras Libras da UFERSA Caraúbas considerando as formas de ingresso, estratégias de ensino aplicadas e práticas adotadas pelos alunos ouvintes por meio de relatos. Amparamos nossas reflexões na legislação e Gesser (2012) sobre a Libras e as crenças sobre esta aprendizagem, como também nas reflexões de Stephen Krashen (1985), no aspecto da educação bilíngue e sua teoria sobre o processo de aquisição de segunda língua em que refletimos sobre a aquisição e aprendizagem da Libras. Para alcançar os nossos objetivos, foram realizados entrevistas e questionários com o intuito de conhecer e entender sobre essas questões, tanto na visão dos alunos ouvintes, como também, na dos docentes surdos, e por meio de cada relato entender como acontece o processo de aquisição de uma L2 e quais as principais dificuldades desse processo de aprendizagem. O universo da pesquisa contempla a realidade do curso de Letras Libras da UFERSA Caraúbas, e como sujeitos temos dois professores surdos de disciplinas específicas de ensino de Libras e quatro alunos ouvintes do mesmo curso, sendo dois do terceiro semestre e outros dois do nono. Dessa forma, podemos entrever com nossos resultados que as formas de contato com a Libras prévio ao curso são importantes para uma melhor aprendizagem, mas que não limitam já que os alunos conseguem se desenvolver no curso com as estratégias de ensino adotadas pelos professores, que são em sua maioria com práticas em situações reais de comunicação. São apontados desafios como o caso dos alunos mais recentes com a pandemia acabaram perdendo algumas oportunidades de interação ou até mesmo com o início do curso, de conteúdos sobre e em Libras que acabam dificultando a aprendizagem, mas que auxiliam no processo de aquisição, como os alunos apontam. Além de trazermos nesta pesquisa as formas de aprendizagem de Libras e as melhores formas de se adquirir a Libras como L2.63 f.Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMCBrasilUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoSousa, Francisco Ebson GomesSousa, Francisco Ebson GomesAzevedo, Maria Márcia Fernandes deSilva, Tárcia Tamária da CostaMarques, Karla Millena2024-01-19T19:02:16Z2024-01-19T19:02:16Z2022-04-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfMARQUES, Karla Millena. Estratégias de aquisição da Libras por ouvintes: relatos de alunos da Ufersa. 2022. 63 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Libras, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2022.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10224CaraúbasAttribution-ShareAlike 3.0 BrazilUFERSAhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-01-21T03:00:26Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10224Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-01-21T03:00:26Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégias de aquisição da Libras por ouvintes: relatos de alunos da UFERSA |
title |
Estratégias de aquisição da Libras por ouvintes: relatos de alunos da UFERSA |
spellingShingle |
Estratégias de aquisição da Libras por ouvintes: relatos de alunos da UFERSA Marques, Karla Millena LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS LIBRAS Aquisição de L2 Libras Ouvintes Estratégias de aprendizagem |
title_short |
Estratégias de aquisição da Libras por ouvintes: relatos de alunos da UFERSA |
title_full |
Estratégias de aquisição da Libras por ouvintes: relatos de alunos da UFERSA |
title_fullStr |
Estratégias de aquisição da Libras por ouvintes: relatos de alunos da UFERSA |
title_full_unstemmed |
Estratégias de aquisição da Libras por ouvintes: relatos de alunos da UFERSA |
title_sort |
Estratégias de aquisição da Libras por ouvintes: relatos de alunos da UFERSA |
author |
Marques, Karla Millena |
author_facet |
Marques, Karla Millena |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Sousa, Francisco Ebson Gomes Sousa, Francisco Ebson Gomes Azevedo, Maria Márcia Fernandes de Silva, Tárcia Tamária da Costa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques, Karla Millena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS LIBRAS Aquisição de L2 Libras Ouvintes Estratégias de aprendizagem |
topic |
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS LIBRAS Aquisição de L2 Libras Ouvintes Estratégias de aprendizagem |
description |
Adquirir uma língua é um processo complexo e repleto de várias estratégias, debruçamos nosso olhar sobre a aprendizagem de Libras por alunos ouvintes, ou seja, sobre a aprendizagem de segunda língua. Assim, o presente trabalho objetiva compreender as estratégias de aquisição da Libras por ouvintes do curso de Letras Libras da UFERSA Caraúbas considerando as formas de ingresso, estratégias de ensino aplicadas e práticas adotadas pelos alunos ouvintes por meio de relatos. Amparamos nossas reflexões na legislação e Gesser (2012) sobre a Libras e as crenças sobre esta aprendizagem, como também nas reflexões de Stephen Krashen (1985), no aspecto da educação bilíngue e sua teoria sobre o processo de aquisição de segunda língua em que refletimos sobre a aquisição e aprendizagem da Libras. Para alcançar os nossos objetivos, foram realizados entrevistas e questionários com o intuito de conhecer e entender sobre essas questões, tanto na visão dos alunos ouvintes, como também, na dos docentes surdos, e por meio de cada relato entender como acontece o processo de aquisição de uma L2 e quais as principais dificuldades desse processo de aprendizagem. O universo da pesquisa contempla a realidade do curso de Letras Libras da UFERSA Caraúbas, e como sujeitos temos dois professores surdos de disciplinas específicas de ensino de Libras e quatro alunos ouvintes do mesmo curso, sendo dois do terceiro semestre e outros dois do nono. Dessa forma, podemos entrever com nossos resultados que as formas de contato com a Libras prévio ao curso são importantes para uma melhor aprendizagem, mas que não limitam já que os alunos conseguem se desenvolver no curso com as estratégias de ensino adotadas pelos professores, que são em sua maioria com práticas em situações reais de comunicação. São apontados desafios como o caso dos alunos mais recentes com a pandemia acabaram perdendo algumas oportunidades de interação ou até mesmo com o início do curso, de conteúdos sobre e em Libras que acabam dificultando a aprendizagem, mas que auxiliam no processo de aquisição, como os alunos apontam. Além de trazermos nesta pesquisa as formas de aprendizagem de Libras e as melhores formas de se adquirir a Libras como L2. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-04-28 2024-01-19T19:02:16Z 2024-01-19T19:02:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MARQUES, Karla Millena. Estratégias de aquisição da Libras por ouvintes: relatos de alunos da Ufersa. 2022. 63 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Libras, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2022. https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10224 |
identifier_str_mv |
MARQUES, Karla Millena. Estratégias de aquisição da Libras por ouvintes: relatos de alunos da Ufersa. 2022. 63 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Libras, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2022. |
url |
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10224 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil UFERSA http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil UFERSA http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Caraúbas |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC Brasil UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC Brasil UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) instacron:UFERSA |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
instacron_str |
UFERSA |
institution |
UFERSA |
reponame_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
collection |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br |
_version_ |
1809747445994749952 |