Estratégias de aquisição da Libras por ouvintes: relatos de alunos da UFERSA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Karla Millena
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10224
Resumo: Adquirir uma língua é um processo complexo e repleto de várias estratégias, debruçamos nosso olhar sobre a aprendizagem de Libras por alunos ouvintes, ou seja, sobre a aprendizagem de segunda língua. Assim, o presente trabalho objetiva compreender as estratégias de aquisição da Libras por ouvintes do curso de Letras Libras da UFERSA Caraúbas considerando as formas de ingresso, estratégias de ensino aplicadas e práticas adotadas pelos alunos ouvintes por meio de relatos. Amparamos nossas reflexões na legislação e Gesser (2012) sobre a Libras e as crenças sobre esta aprendizagem, como também nas reflexões de Stephen Krashen (1985), no aspecto da educação bilíngue e sua teoria sobre o processo de aquisição de segunda língua em que refletimos sobre a aquisição e aprendizagem da Libras. Para alcançar os nossos objetivos, foram realizados entrevistas e questionários com o intuito de conhecer e entender sobre essas questões, tanto na visão dos alunos ouvintes, como também, na dos docentes surdos, e por meio de cada relato entender como acontece o processo de aquisição de uma L2 e quais as principais dificuldades desse processo de aprendizagem. O universo da pesquisa contempla a realidade do curso de Letras Libras da UFERSA Caraúbas, e como sujeitos temos dois professores surdos de disciplinas específicas de ensino de Libras e quatro alunos ouvintes do mesmo curso, sendo dois do terceiro semestre e outros dois do nono. Dessa forma, podemos entrever com nossos resultados que as formas de contato com a Libras prévio ao curso são importantes para uma melhor aprendizagem, mas que não limitam já que os alunos conseguem se desenvolver no curso com as estratégias de ensino adotadas pelos professores, que são em sua maioria com práticas em situações reais de comunicação. São apontados desafios como o caso dos alunos mais recentes com a pandemia acabaram perdendo algumas oportunidades de interação ou até mesmo com o início do curso, de conteúdos sobre e em Libras que acabam dificultando a aprendizagem, mas que auxiliam no processo de aquisição, como os alunos apontam. Além de trazermos nesta pesquisa as formas de aprendizagem de Libras e as melhores formas de se adquirir a Libras como L2.
id UFER_0fdd56f92796b1f0571424ba62d88d39
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10224
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling Estratégias de aquisição da Libras por ouvintes: relatos de alunos da UFERSALINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS LIBRASAquisição de L2LibrasOuvintesEstratégias de aprendizagemAdquirir uma língua é um processo complexo e repleto de várias estratégias, debruçamos nosso olhar sobre a aprendizagem de Libras por alunos ouvintes, ou seja, sobre a aprendizagem de segunda língua. Assim, o presente trabalho objetiva compreender as estratégias de aquisição da Libras por ouvintes do curso de Letras Libras da UFERSA Caraúbas considerando as formas de ingresso, estratégias de ensino aplicadas e práticas adotadas pelos alunos ouvintes por meio de relatos. Amparamos nossas reflexões na legislação e Gesser (2012) sobre a Libras e as crenças sobre esta aprendizagem, como também nas reflexões de Stephen Krashen (1985), no aspecto da educação bilíngue e sua teoria sobre o processo de aquisição de segunda língua em que refletimos sobre a aquisição e aprendizagem da Libras. Para alcançar os nossos objetivos, foram realizados entrevistas e questionários com o intuito de conhecer e entender sobre essas questões, tanto na visão dos alunos ouvintes, como também, na dos docentes surdos, e por meio de cada relato entender como acontece o processo de aquisição de uma L2 e quais as principais dificuldades desse processo de aprendizagem. O universo da pesquisa contempla a realidade do curso de Letras Libras da UFERSA Caraúbas, e como sujeitos temos dois professores surdos de disciplinas específicas de ensino de Libras e quatro alunos ouvintes do mesmo curso, sendo dois do terceiro semestre e outros dois do nono. Dessa forma, podemos entrever com nossos resultados que as formas de contato com a Libras prévio ao curso são importantes para uma melhor aprendizagem, mas que não limitam já que os alunos conseguem se desenvolver no curso com as estratégias de ensino adotadas pelos professores, que são em sua maioria com práticas em situações reais de comunicação. São apontados desafios como o caso dos alunos mais recentes com a pandemia acabaram perdendo algumas oportunidades de interação ou até mesmo com o início do curso, de conteúdos sobre e em Libras que acabam dificultando a aprendizagem, mas que auxiliam no processo de aquisição, como os alunos apontam. Além de trazermos nesta pesquisa as formas de aprendizagem de Libras e as melhores formas de se adquirir a Libras como L2.63 f.Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMCBrasilUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoSousa, Francisco Ebson GomesSousa, Francisco Ebson GomesAzevedo, Maria Márcia Fernandes deSilva, Tárcia Tamária da CostaMarques, Karla Millena2024-01-19T19:02:16Z2024-01-19T19:02:16Z2022-04-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfMARQUES, Karla Millena. Estratégias de aquisição da Libras por ouvintes: relatos de alunos da Ufersa. 2022. 63 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Libras, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2022.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10224CaraúbasAttribution-ShareAlike 3.0 BrazilUFERSAhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-01-21T03:00:26Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10224Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-01-21T03:00:26Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias de aquisição da Libras por ouvintes: relatos de alunos da UFERSA
title Estratégias de aquisição da Libras por ouvintes: relatos de alunos da UFERSA
spellingShingle Estratégias de aquisição da Libras por ouvintes: relatos de alunos da UFERSA
Marques, Karla Millena
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS LIBRAS
Aquisição de L2
Libras
Ouvintes
Estratégias de aprendizagem
title_short Estratégias de aquisição da Libras por ouvintes: relatos de alunos da UFERSA
title_full Estratégias de aquisição da Libras por ouvintes: relatos de alunos da UFERSA
title_fullStr Estratégias de aquisição da Libras por ouvintes: relatos de alunos da UFERSA
title_full_unstemmed Estratégias de aquisição da Libras por ouvintes: relatos de alunos da UFERSA
title_sort Estratégias de aquisição da Libras por ouvintes: relatos de alunos da UFERSA
author Marques, Karla Millena
author_facet Marques, Karla Millena
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sousa, Francisco Ebson Gomes
Sousa, Francisco Ebson Gomes
Azevedo, Maria Márcia Fernandes de
Silva, Tárcia Tamária da Costa
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Karla Millena
dc.subject.por.fl_str_mv LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS LIBRAS
Aquisição de L2
Libras
Ouvintes
Estratégias de aprendizagem
topic LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS LIBRAS
Aquisição de L2
Libras
Ouvintes
Estratégias de aprendizagem
description Adquirir uma língua é um processo complexo e repleto de várias estratégias, debruçamos nosso olhar sobre a aprendizagem de Libras por alunos ouvintes, ou seja, sobre a aprendizagem de segunda língua. Assim, o presente trabalho objetiva compreender as estratégias de aquisição da Libras por ouvintes do curso de Letras Libras da UFERSA Caraúbas considerando as formas de ingresso, estratégias de ensino aplicadas e práticas adotadas pelos alunos ouvintes por meio de relatos. Amparamos nossas reflexões na legislação e Gesser (2012) sobre a Libras e as crenças sobre esta aprendizagem, como também nas reflexões de Stephen Krashen (1985), no aspecto da educação bilíngue e sua teoria sobre o processo de aquisição de segunda língua em que refletimos sobre a aquisição e aprendizagem da Libras. Para alcançar os nossos objetivos, foram realizados entrevistas e questionários com o intuito de conhecer e entender sobre essas questões, tanto na visão dos alunos ouvintes, como também, na dos docentes surdos, e por meio de cada relato entender como acontece o processo de aquisição de uma L2 e quais as principais dificuldades desse processo de aprendizagem. O universo da pesquisa contempla a realidade do curso de Letras Libras da UFERSA Caraúbas, e como sujeitos temos dois professores surdos de disciplinas específicas de ensino de Libras e quatro alunos ouvintes do mesmo curso, sendo dois do terceiro semestre e outros dois do nono. Dessa forma, podemos entrever com nossos resultados que as formas de contato com a Libras prévio ao curso são importantes para uma melhor aprendizagem, mas que não limitam já que os alunos conseguem se desenvolver no curso com as estratégias de ensino adotadas pelos professores, que são em sua maioria com práticas em situações reais de comunicação. São apontados desafios como o caso dos alunos mais recentes com a pandemia acabaram perdendo algumas oportunidades de interação ou até mesmo com o início do curso, de conteúdos sobre e em Libras que acabam dificultando a aprendizagem, mas que auxiliam no processo de aquisição, como os alunos apontam. Além de trazermos nesta pesquisa as formas de aprendizagem de Libras e as melhores formas de se adquirir a Libras como L2.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-28
2024-01-19T19:02:16Z
2024-01-19T19:02:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MARQUES, Karla Millena. Estratégias de aquisição da Libras por ouvintes: relatos de alunos da Ufersa. 2022. 63 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Libras, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2022.
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10224
identifier_str_mv MARQUES, Karla Millena. Estratégias de aquisição da Libras por ouvintes: relatos de alunos da Ufersa. 2022. 63 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Libras, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2022.
url https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10224
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
UFERSA
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
UFERSA
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Caraúbas
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC
Brasil
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
publisher.none.fl_str_mv Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC
Brasil
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1809747445994749952