Fatores relacionados ao absenteismo: um estudo realizado com atendentes de um call center

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barreto, Livia Patricia de Oliveira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5265
Resumo: Monografia
id UFER_118c41c374f3a608aadbc5edcbe9dcba
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/5265
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling Fatores relacionados ao absenteismo: um estudo realizado com atendentes de um call centerAbsenteísmoCall centerAtendente de TelemarketingAbsenteeismCall CenterTelemarketing attendantCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOMonografiaThis research was carried out in a call center organization, and had as objective to identify the factors that are related to the absenteeism of the attendants. It is characterized as a case study, with a qualitative approach. As data collection methods were used: internal company reporting data and a self-generated questionnaire. The analysis strategy was based on the Pearson Correlation and Spearman Correlation methods, with the support of the SPSS. 185 employees participated in the study, and by the research it was possible to state that the main factors related to Absenteeism are: salary, giveaway campaigns, motivation and recognition of staff, support provided by the supervisor, possibility of changing working hours, marital status and sex, company time, health problems and Individual habits such as use of alcoholic beverages and physical exercise.Esta pesquisa foi realizada em uma organização de call center e teve como objetivo identificar os fatores que estão relacionados ao absenteísmo dos atendentes. Caracteriza-se como um estudo de caso, de abordagem qualitativa. Como métodos de coleta foram usados dados de relatórios internos da empresa e um questionário de autoria própria. A estratégia de análise foi por meio dos métodos de Correlação de Pearson e Correlação de Spearman, com o apoio do software estatístico SPSS. Participaram da pesquisa 185 atendentes, e por meio da pesquisa foi possível afirmar que os principais fatores relacionados ao absenteísmo são: o salário, as campanhas com brindes, a motivação e o reconhecimento do pessoal, o suporte fornecido pelo gestor imediato, a possibilidade de troca de horários, o estado civil e o sexo, o tempo de empresa, os problemas de saúde e os hábitos individuais como uso de bebidas alcoólicas e pratica de exercícios físicos.Trabalho não financiado por agência de fomento, ou autofinanciadoUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoBrasilCentro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAHUFERSAOliveira, Agostinha Mafalda Barra deSantos, Suely Xavier dosGurgel, Judson da CruzBarreto, Livia Patricia de Oliveira2020-08-20T17:30:18Z2020-08-202020-08-20T17:30:18Z2017-05-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfCitação com autor incluído no texto: Barreto (2017) Citação com autor não incluído no texto: (BARRETO, 2017)https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5265porBARRETO, Livia Patricia de Oliveira. Fatores relacionados ao absenteismo: um estudo realizado com atendentes de um call center. 2017. 57 f. Monografia (Graduação em Administração) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas, Universidade Federal Rural do Semi-Àrido, Mossoró, 2017.CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-09-14T16:54:11Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/5265Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-09-14T16:54:11Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Fatores relacionados ao absenteismo: um estudo realizado com atendentes de um call center
title Fatores relacionados ao absenteismo: um estudo realizado com atendentes de um call center
spellingShingle Fatores relacionados ao absenteismo: um estudo realizado com atendentes de um call center
Barreto, Livia Patricia de Oliveira
Absenteísmo
Call center
Atendente de Telemarketing
Absenteeism
Call Center
Telemarketing attendant
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
title_short Fatores relacionados ao absenteismo: um estudo realizado com atendentes de um call center
title_full Fatores relacionados ao absenteismo: um estudo realizado com atendentes de um call center
title_fullStr Fatores relacionados ao absenteismo: um estudo realizado com atendentes de um call center
title_full_unstemmed Fatores relacionados ao absenteismo: um estudo realizado com atendentes de um call center
title_sort Fatores relacionados ao absenteismo: um estudo realizado com atendentes de um call center
author Barreto, Livia Patricia de Oliveira
author_facet Barreto, Livia Patricia de Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Agostinha Mafalda Barra de
Santos, Suely Xavier dos
Gurgel, Judson da Cruz
dc.contributor.author.fl_str_mv Barreto, Livia Patricia de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Absenteísmo
Call center
Atendente de Telemarketing
Absenteeism
Call Center
Telemarketing attendant
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
topic Absenteísmo
Call center
Atendente de Telemarketing
Absenteeism
Call Center
Telemarketing attendant
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
description Monografia
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-10
2020-08-20T17:30:18Z
2020-08-20
2020-08-20T17:30:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Citação com autor incluído no texto: Barreto (2017) Citação com autor não incluído no texto: (BARRETO, 2017)
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5265
identifier_str_mv Citação com autor incluído no texto: Barreto (2017) Citação com autor não incluído no texto: (BARRETO, 2017)
url https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5265
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv BARRETO, Livia Patricia de Oliveira. Fatores relacionados ao absenteismo: um estudo realizado com atendentes de um call center. 2017. 57 f. Monografia (Graduação em Administração) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas, Universidade Federal Rural do Semi-Àrido, Mossoró, 2017.
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Brasil
Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH
UFERSA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Brasil
Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH
UFERSA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1809747444629504000