Fatores pessoais que motivam a doação de dinheiro e/ou bens para fins filantrópicos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9253 |
Resumo: | Compreender o processo decisório do doador é um componente crucial do marketing voltado para as entidades sem fins lucrativos. O objetivo geral deste estudo foi identificar os fatores que influenciam as pessoas a realizarem doações de dinheiros e/ou bens para fins filantrópicos. Para atingir esse objetivo, foi realizada uma pesquisa descritiva, onde foram descobertas na literatura 57 características pessoais que tendem a direcionar o comportamento de doar dinheiro e/ou bens. Essas variáveis foram transformadas e em seguida, organizadas em perguntas. O questionário foi aplicado por meio de afirmativas que foram desenvolvidas no google forms e monitoradas por uma escala likert de cinco pontos que variou de discordo totalmente (1) a concordo totalmente (5) que obteve 194 respondentes no total que afirmaram doar dinheiro e/ou bens para fins filantrópicos. Logo em seguida a coleta dos dados, foi realizada a caracterização da amostra e análise estatística descritiva. Os resultados mostraram que os doadores concordaram que o desejo de ajudar os outros foi o traço pessoal que os levou a fazer doações de dinheiro e/ou bens. Dessa forma, é possível que os líderes das instituições filantrópicas utilizem essas informações para desenvolver suas campanhas de marketing para captação de receitas financeiros, captação de novos doadores e relacionamento com os atuais doadores a partir do entendimento das características pessoais dos doadores individuais que doam dinheiro e/ou bens Essa pesquisa auxiliou na identificação de aspectos de características pessoais que tendem a impulsionar a realização de doações de dinheiro e/ou bens. |
id |
UFER_137d2dd266d2b209804970e16c47588c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/9253 |
network_acronym_str |
UFER |
network_name_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository_id_str |
|
spelling |
Fatores pessoais que motivam a doação de dinheiro e/ou bens para fins filantrópicosCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIAS CONTABEISEntidade filantrópicaFilantropiaDoação financeiraDoação de caridadeAssistência socialInstituição filantrópicaCompreender o processo decisório do doador é um componente crucial do marketing voltado para as entidades sem fins lucrativos. O objetivo geral deste estudo foi identificar os fatores que influenciam as pessoas a realizarem doações de dinheiros e/ou bens para fins filantrópicos. Para atingir esse objetivo, foi realizada uma pesquisa descritiva, onde foram descobertas na literatura 57 características pessoais que tendem a direcionar o comportamento de doar dinheiro e/ou bens. Essas variáveis foram transformadas e em seguida, organizadas em perguntas. O questionário foi aplicado por meio de afirmativas que foram desenvolvidas no google forms e monitoradas por uma escala likert de cinco pontos que variou de discordo totalmente (1) a concordo totalmente (5) que obteve 194 respondentes no total que afirmaram doar dinheiro e/ou bens para fins filantrópicos. Logo em seguida a coleta dos dados, foi realizada a caracterização da amostra e análise estatística descritiva. Os resultados mostraram que os doadores concordaram que o desejo de ajudar os outros foi o traço pessoal que os levou a fazer doações de dinheiro e/ou bens. Dessa forma, é possível que os líderes das instituições filantrópicas utilizem essas informações para desenvolver suas campanhas de marketing para captação de receitas financeiros, captação de novos doadores e relacionamento com os atuais doadores a partir do entendimento das características pessoais dos doadores individuais que doam dinheiro e/ou bens Essa pesquisa auxiliou na identificação de aspectos de características pessoais que tendem a impulsionar a realização de doações de dinheiro e/ou bens.BrasilCentro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAHUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoMacedo, Álvaro Fabiano Pereira deMacedo, Álvaro Fabiano Pereira deXavier Junior, Antonio ErivandoSilva Filho, Augusto Cezar da Cunha eOliveira, Maicon Douglas Dias de2023-06-02T21:41:58Z2023-06-02T21:41:58Z2022-11-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfOliveira, Maicon Douglas Dias de. Fatores pessoais que motivam a doação de dinheiro e/ou bens para fins filantrópicos. 2022. Trabalho de conclusão de curso (Ciências Contábeis) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2022.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9253MossoróUFERSACC-BY-SAhttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-09-13T05:28:46Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/9253Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-09-13T05:28:46Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Fatores pessoais que motivam a doação de dinheiro e/ou bens para fins filantrópicos |
title |
Fatores pessoais que motivam a doação de dinheiro e/ou bens para fins filantrópicos |
spellingShingle |
Fatores pessoais que motivam a doação de dinheiro e/ou bens para fins filantrópicos Oliveira, Maicon Douglas Dias de CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIAS CONTABEIS Entidade filantrópica Filantropia Doação financeira Doação de caridade Assistência social Instituição filantrópica |
title_short |
Fatores pessoais que motivam a doação de dinheiro e/ou bens para fins filantrópicos |
title_full |
Fatores pessoais que motivam a doação de dinheiro e/ou bens para fins filantrópicos |
title_fullStr |
Fatores pessoais que motivam a doação de dinheiro e/ou bens para fins filantrópicos |
title_full_unstemmed |
Fatores pessoais que motivam a doação de dinheiro e/ou bens para fins filantrópicos |
title_sort |
Fatores pessoais que motivam a doação de dinheiro e/ou bens para fins filantrópicos |
author |
Oliveira, Maicon Douglas Dias de |
author_facet |
Oliveira, Maicon Douglas Dias de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Macedo, Álvaro Fabiano Pereira de Macedo, Álvaro Fabiano Pereira de Xavier Junior, Antonio Erivando Silva Filho, Augusto Cezar da Cunha e |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Maicon Douglas Dias de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIAS CONTABEIS Entidade filantrópica Filantropia Doação financeira Doação de caridade Assistência social Instituição filantrópica |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIAS CONTABEIS Entidade filantrópica Filantropia Doação financeira Doação de caridade Assistência social Instituição filantrópica |
description |
Compreender o processo decisório do doador é um componente crucial do marketing voltado para as entidades sem fins lucrativos. O objetivo geral deste estudo foi identificar os fatores que influenciam as pessoas a realizarem doações de dinheiros e/ou bens para fins filantrópicos. Para atingir esse objetivo, foi realizada uma pesquisa descritiva, onde foram descobertas na literatura 57 características pessoais que tendem a direcionar o comportamento de doar dinheiro e/ou bens. Essas variáveis foram transformadas e em seguida, organizadas em perguntas. O questionário foi aplicado por meio de afirmativas que foram desenvolvidas no google forms e monitoradas por uma escala likert de cinco pontos que variou de discordo totalmente (1) a concordo totalmente (5) que obteve 194 respondentes no total que afirmaram doar dinheiro e/ou bens para fins filantrópicos. Logo em seguida a coleta dos dados, foi realizada a caracterização da amostra e análise estatística descritiva. Os resultados mostraram que os doadores concordaram que o desejo de ajudar os outros foi o traço pessoal que os levou a fazer doações de dinheiro e/ou bens. Dessa forma, é possível que os líderes das instituições filantrópicas utilizem essas informações para desenvolver suas campanhas de marketing para captação de receitas financeiros, captação de novos doadores e relacionamento com os atuais doadores a partir do entendimento das características pessoais dos doadores individuais que doam dinheiro e/ou bens Essa pesquisa auxiliou na identificação de aspectos de características pessoais que tendem a impulsionar a realização de doações de dinheiro e/ou bens. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-23 2023-06-02T21:41:58Z 2023-06-02T21:41:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Oliveira, Maicon Douglas Dias de. Fatores pessoais que motivam a doação de dinheiro e/ou bens para fins filantrópicos. 2022. Trabalho de conclusão de curso (Ciências Contábeis) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2022. https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9253 |
identifier_str_mv |
Oliveira, Maicon Douglas Dias de. Fatores pessoais que motivam a doação de dinheiro e/ou bens para fins filantrópicos. 2022. Trabalho de conclusão de curso (Ciências Contábeis) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2022. |
url |
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9253 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
UFERSA CC-BY-SA https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
UFERSA CC-BY-SA https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Mossoró |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brasil Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
publisher.none.fl_str_mv |
Brasil Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) instacron:UFERSA |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
instacron_str |
UFERSA |
institution |
UFERSA |
reponame_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
collection |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br |
_version_ |
1809747454921277440 |