Fatores pessoais que motivam a doação de dinheiro e/ou bens para fins filantrópicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Maicon Douglas Dias de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9253
Resumo: Compreender o processo decisório do doador é um componente crucial do marketing voltado para as entidades sem fins lucrativos. O objetivo geral deste estudo foi identificar os fatores que influenciam as pessoas a realizarem doações de dinheiros e/ou bens para fins filantrópicos. Para atingir esse objetivo, foi realizada uma pesquisa descritiva, onde foram descobertas na literatura 57 características pessoais que tendem a direcionar o comportamento de doar dinheiro e/ou bens. Essas variáveis foram transformadas e em seguida, organizadas em perguntas. O questionário foi aplicado por meio de afirmativas que foram desenvolvidas no google forms e monitoradas por uma escala likert de cinco pontos que variou de discordo totalmente (1) a concordo totalmente (5) que obteve 194 respondentes no total que afirmaram doar dinheiro e/ou bens para fins filantrópicos. Logo em seguida a coleta dos dados, foi realizada a caracterização da amostra e análise estatística descritiva. Os resultados mostraram que os doadores concordaram que o desejo de ajudar os outros foi o traço pessoal que os levou a fazer doações de dinheiro e/ou bens. Dessa forma, é possível que os líderes das instituições filantrópicas utilizem essas informações para desenvolver suas campanhas de marketing para captação de receitas financeiros, captação de novos doadores e relacionamento com os atuais doadores a partir do entendimento das características pessoais dos doadores individuais que doam dinheiro e/ou bens Essa pesquisa auxiliou na identificação de aspectos de características pessoais que tendem a impulsionar a realização de doações de dinheiro e/ou bens.
id UFER_137d2dd266d2b209804970e16c47588c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/9253
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling Fatores pessoais que motivam a doação de dinheiro e/ou bens para fins filantrópicosCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIAS CONTABEISEntidade filantrópicaFilantropiaDoação financeiraDoação de caridadeAssistência socialInstituição filantrópicaCompreender o processo decisório do doador é um componente crucial do marketing voltado para as entidades sem fins lucrativos. O objetivo geral deste estudo foi identificar os fatores que influenciam as pessoas a realizarem doações de dinheiros e/ou bens para fins filantrópicos. Para atingir esse objetivo, foi realizada uma pesquisa descritiva, onde foram descobertas na literatura 57 características pessoais que tendem a direcionar o comportamento de doar dinheiro e/ou bens. Essas variáveis foram transformadas e em seguida, organizadas em perguntas. O questionário foi aplicado por meio de afirmativas que foram desenvolvidas no google forms e monitoradas por uma escala likert de cinco pontos que variou de discordo totalmente (1) a concordo totalmente (5) que obteve 194 respondentes no total que afirmaram doar dinheiro e/ou bens para fins filantrópicos. Logo em seguida a coleta dos dados, foi realizada a caracterização da amostra e análise estatística descritiva. Os resultados mostraram que os doadores concordaram que o desejo de ajudar os outros foi o traço pessoal que os levou a fazer doações de dinheiro e/ou bens. Dessa forma, é possível que os líderes das instituições filantrópicas utilizem essas informações para desenvolver suas campanhas de marketing para captação de receitas financeiros, captação de novos doadores e relacionamento com os atuais doadores a partir do entendimento das características pessoais dos doadores individuais que doam dinheiro e/ou bens Essa pesquisa auxiliou na identificação de aspectos de características pessoais que tendem a impulsionar a realização de doações de dinheiro e/ou bens.BrasilCentro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAHUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoMacedo, Álvaro Fabiano Pereira deMacedo, Álvaro Fabiano Pereira deXavier Junior, Antonio ErivandoSilva Filho, Augusto Cezar da Cunha eOliveira, Maicon Douglas Dias de2023-06-02T21:41:58Z2023-06-02T21:41:58Z2022-11-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfOliveira, Maicon Douglas Dias de. Fatores pessoais que motivam a doação de dinheiro e/ou bens para fins filantrópicos. 2022. Trabalho de conclusão de curso (Ciências Contábeis) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2022.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9253MossoróUFERSACC-BY-SAhttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-09-13T05:28:46Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/9253Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-09-13T05:28:46Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Fatores pessoais que motivam a doação de dinheiro e/ou bens para fins filantrópicos
title Fatores pessoais que motivam a doação de dinheiro e/ou bens para fins filantrópicos
spellingShingle Fatores pessoais que motivam a doação de dinheiro e/ou bens para fins filantrópicos
Oliveira, Maicon Douglas Dias de
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIAS CONTABEIS
Entidade filantrópica
Filantropia
Doação financeira
Doação de caridade
Assistência social
Instituição filantrópica
title_short Fatores pessoais que motivam a doação de dinheiro e/ou bens para fins filantrópicos
title_full Fatores pessoais que motivam a doação de dinheiro e/ou bens para fins filantrópicos
title_fullStr Fatores pessoais que motivam a doação de dinheiro e/ou bens para fins filantrópicos
title_full_unstemmed Fatores pessoais que motivam a doação de dinheiro e/ou bens para fins filantrópicos
title_sort Fatores pessoais que motivam a doação de dinheiro e/ou bens para fins filantrópicos
author Oliveira, Maicon Douglas Dias de
author_facet Oliveira, Maicon Douglas Dias de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Macedo, Álvaro Fabiano Pereira de
Macedo, Álvaro Fabiano Pereira de
Xavier Junior, Antonio Erivando
Silva Filho, Augusto Cezar da Cunha e
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Maicon Douglas Dias de
dc.subject.por.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIAS CONTABEIS
Entidade filantrópica
Filantropia
Doação financeira
Doação de caridade
Assistência social
Instituição filantrópica
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIAS CONTABEIS
Entidade filantrópica
Filantropia
Doação financeira
Doação de caridade
Assistência social
Instituição filantrópica
description Compreender o processo decisório do doador é um componente crucial do marketing voltado para as entidades sem fins lucrativos. O objetivo geral deste estudo foi identificar os fatores que influenciam as pessoas a realizarem doações de dinheiros e/ou bens para fins filantrópicos. Para atingir esse objetivo, foi realizada uma pesquisa descritiva, onde foram descobertas na literatura 57 características pessoais que tendem a direcionar o comportamento de doar dinheiro e/ou bens. Essas variáveis foram transformadas e em seguida, organizadas em perguntas. O questionário foi aplicado por meio de afirmativas que foram desenvolvidas no google forms e monitoradas por uma escala likert de cinco pontos que variou de discordo totalmente (1) a concordo totalmente (5) que obteve 194 respondentes no total que afirmaram doar dinheiro e/ou bens para fins filantrópicos. Logo em seguida a coleta dos dados, foi realizada a caracterização da amostra e análise estatística descritiva. Os resultados mostraram que os doadores concordaram que o desejo de ajudar os outros foi o traço pessoal que os levou a fazer doações de dinheiro e/ou bens. Dessa forma, é possível que os líderes das instituições filantrópicas utilizem essas informações para desenvolver suas campanhas de marketing para captação de receitas financeiros, captação de novos doadores e relacionamento com os atuais doadores a partir do entendimento das características pessoais dos doadores individuais que doam dinheiro e/ou bens Essa pesquisa auxiliou na identificação de aspectos de características pessoais que tendem a impulsionar a realização de doações de dinheiro e/ou bens.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-23
2023-06-02T21:41:58Z
2023-06-02T21:41:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Oliveira, Maicon Douglas Dias de. Fatores pessoais que motivam a doação de dinheiro e/ou bens para fins filantrópicos. 2022. Trabalho de conclusão de curso (Ciências Contábeis) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2022.
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9253
identifier_str_mv Oliveira, Maicon Douglas Dias de. Fatores pessoais que motivam a doação de dinheiro e/ou bens para fins filantrópicos. 2022. Trabalho de conclusão de curso (Ciências Contábeis) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2022.
url https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9253
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv UFERSA
CC-BY-SA
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv UFERSA
CC-BY-SA
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Mossoró
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
publisher.none.fl_str_mv Brasil
Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1809747454921277440