Elementos de acessibilidade em um equipamento escolar: estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simões, Pedro Igor Soares
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10407
Resumo: A realidade do país, muitas das vezes, retrata como é a acessibilidade espacial nas escolas, muitas edificações escolares não apresentam condições necessárias para os alunos com deficiência. Mudanças estruturais provavelmente viabilizariam algumas dessas inclusões, o que poderia resultar em um ambiente acessível. Esse estudo tem como objetivo principal averiguar a situação de acessibilidade espacial de um equipamento escolar, em uma escola municipal de um pequeno município do Rio Grande do Norte. Foi verificado como estavam as condições de elementos de acessibilidade arquitetônicos e mobiliário, como: rampas, portas, banheiros, corrimãos, cadeiras e corredores. Onde baseou-se nas atuais especificações da Norma Brasileira de Acessibilidade (NBR 9050/2020) da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Na análise dos resultados obtido, foram identificadas falhas na construção como por exemplo nos tamanhos da porta do banheiro acessível, os corredores, o que demonstrou que a escola pode melhorar sua infraestrutura para que também possa atender alunos com necessidades especiais.
id UFER_165776607c9836d952096a5e1337db77
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10407
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling Elementos de acessibilidade em um equipamento escolar: estudo de casoCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA E TECNOLOGIAInclusãoNBR 9050/20Escola públicaInclusionNBR 9050/20Public schoolA realidade do país, muitas das vezes, retrata como é a acessibilidade espacial nas escolas, muitas edificações escolares não apresentam condições necessárias para os alunos com deficiência. Mudanças estruturais provavelmente viabilizariam algumas dessas inclusões, o que poderia resultar em um ambiente acessível. Esse estudo tem como objetivo principal averiguar a situação de acessibilidade espacial de um equipamento escolar, em uma escola municipal de um pequeno município do Rio Grande do Norte. Foi verificado como estavam as condições de elementos de acessibilidade arquitetônicos e mobiliário, como: rampas, portas, banheiros, corrimãos, cadeiras e corredores. Onde baseou-se nas atuais especificações da Norma Brasileira de Acessibilidade (NBR 9050/2020) da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Na análise dos resultados obtido, foram identificadas falhas na construção como por exemplo nos tamanhos da porta do banheiro acessível, os corredores, o que demonstrou que a escola pode melhorar sua infraestrutura para que também possa atender alunos com necessidades especiais.The reality of the country often portrays what spatial accessibility is like in schools, many school buildings do not provide the necessary conditions for students with disabilities. Structural changes would make some of these inclusions viable, which could result in an accessible environment. This study's main objective is to investigate the spatial accessibility of school equipment in a municipal school in a small municipality in Rio Grande do Norte. The conditions of accessibility elements were checked, such as: ramps, doors, bathrooms, handrails, chairs, and corridors. Where it was based on the current specifications of the Brazilian Accessibility Standard (NBR 9050/2020) of the Brazilian Association of Technical Standards (ABNT). In the analysis of the results obtained, flaws in the construction were identified, such as the size of the accessible bathroom door and the corridors, which demonstrated that the school could improve its infrastructure so that it can also serve students with special needs.14 f.Centro Multidisciplinar de Angicos - CMABrasilDepartamento de Ciências Exatas e Tecnologia da InformaçãoUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoNogueira, Núbia Alves de SousaNogueira, Núbia Alves de SousaNobrega, Marcilene Vieira daNoronha, Thaynon Brendon PintoSimões, Pedro Igor Soares2024-02-05T16:24:27Z2024-02-05T16:24:27Z2023-10-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfSIMÕES, Pedro Igor Soares. Elementos de acessibilidade em um equipamento escolar: estudo de caso. 2023. 14 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciência e Tecnologia, Departamento de Ciências Exatas e Tecnologia da Informação, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Angicos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufersa.edu.br/home. Acesso em: 05 fev. 2024.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10407AngicosAttribution-ShareAlike 3.0 BrazilUFERSAhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-02-08T19:02:28Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10407Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-02-08T19:02:28Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Elementos de acessibilidade em um equipamento escolar: estudo de caso
title Elementos de acessibilidade em um equipamento escolar: estudo de caso
spellingShingle Elementos de acessibilidade em um equipamento escolar: estudo de caso
Simões, Pedro Igor Soares
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA E TECNOLOGIA
Inclusão
NBR 9050/20
Escola pública
Inclusion
NBR 9050/20
Public school
title_short Elementos de acessibilidade em um equipamento escolar: estudo de caso
title_full Elementos de acessibilidade em um equipamento escolar: estudo de caso
title_fullStr Elementos de acessibilidade em um equipamento escolar: estudo de caso
title_full_unstemmed Elementos de acessibilidade em um equipamento escolar: estudo de caso
title_sort Elementos de acessibilidade em um equipamento escolar: estudo de caso
author Simões, Pedro Igor Soares
author_facet Simões, Pedro Igor Soares
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nogueira, Núbia Alves de Sousa
Nogueira, Núbia Alves de Sousa
Nobrega, Marcilene Vieira da
Noronha, Thaynon Brendon Pinto
dc.contributor.author.fl_str_mv Simões, Pedro Igor Soares
dc.subject.por.fl_str_mv CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA E TECNOLOGIA
Inclusão
NBR 9050/20
Escola pública
Inclusion
NBR 9050/20
Public school
topic CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA E TECNOLOGIA
Inclusão
NBR 9050/20
Escola pública
Inclusion
NBR 9050/20
Public school
description A realidade do país, muitas das vezes, retrata como é a acessibilidade espacial nas escolas, muitas edificações escolares não apresentam condições necessárias para os alunos com deficiência. Mudanças estruturais provavelmente viabilizariam algumas dessas inclusões, o que poderia resultar em um ambiente acessível. Esse estudo tem como objetivo principal averiguar a situação de acessibilidade espacial de um equipamento escolar, em uma escola municipal de um pequeno município do Rio Grande do Norte. Foi verificado como estavam as condições de elementos de acessibilidade arquitetônicos e mobiliário, como: rampas, portas, banheiros, corrimãos, cadeiras e corredores. Onde baseou-se nas atuais especificações da Norma Brasileira de Acessibilidade (NBR 9050/2020) da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Na análise dos resultados obtido, foram identificadas falhas na construção como por exemplo nos tamanhos da porta do banheiro acessível, os corredores, o que demonstrou que a escola pode melhorar sua infraestrutura para que também possa atender alunos com necessidades especiais.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-14
2024-02-05T16:24:27Z
2024-02-05T16:24:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SIMÕES, Pedro Igor Soares. Elementos de acessibilidade em um equipamento escolar: estudo de caso. 2023. 14 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciência e Tecnologia, Departamento de Ciências Exatas e Tecnologia da Informação, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Angicos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufersa.edu.br/home. Acesso em: 05 fev. 2024.
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10407
identifier_str_mv SIMÕES, Pedro Igor Soares. Elementos de acessibilidade em um equipamento escolar: estudo de caso. 2023. 14 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciência e Tecnologia, Departamento de Ciências Exatas e Tecnologia da Informação, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Angicos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufersa.edu.br/home. Acesso em: 05 fev. 2024.
url https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10407
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
UFERSA
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
UFERSA
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Angicos
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Multidisciplinar de Angicos - CMA
Brasil
Departamento de Ciências Exatas e Tecnologia da Informação
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
publisher.none.fl_str_mv Centro Multidisciplinar de Angicos - CMA
Brasil
Departamento de Ciências Exatas e Tecnologia da Informação
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1809747477337735168