O uso de experimentos como apoio à aprendizagem: uma abordagem com foco em fenômenos ondulatórios durante o desenvolvimento de ação extensionista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Wenderson Barros
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10412
Resumo: Este presente artigo apresenta o relato de experiência do processo de planejamento, criação e exposição de propostas didáticas voltadas para o público em geral. Tais praticas visam uma abordagem qualitativa de fenômenos físicos ondulatórios, e também objetivam a promoção da participação da comunidade na discussão do campo científico e tecnológico. O processo de criação ocorreu ao longo da execução de ação extensionista, realizada pelo campus de Angicos, da Universidade Federal Rural do Semiárido, numa perspectiva de colaborar com o debate da indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão. A exposição para a comunidade ocorreu na X Semana de Ciência e Tecnologia do referido campus e permitiu que os visitantes fizessem um “passeio” pelos principais fenômenos ondulatórios conhecidos. As propostas didáticas foram construídas com materiais de baixo custo, com a utilização de elementos lúdicos, como a construção de materiais com efeitos de fluorescência e um ambiente de exposição escuro, nomeado de “sala escura”. Os experimentos foram úteis para abrir espaço para discussões dos conceitos de pulso, padrão ondulatório, reflexão de ondas, frequência e período, além de proporcionar a observação de fenômenos como de geração de ondas estacionárias, ressonância e efeito doppler. Registros fotográficos da exposição foram reunidos e mostram um envolvimento significativo da comunidade e um olhar curioso acerca do que está sendo observado. Além disso, mostram a participação de estudantes de graduação envolvidos no processo de popularização da ciência, em especial, da física.
id UFER_1aa46eb7566bd752c70510549247d73f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10412
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling O uso de experimentos como apoio à aprendizagem: uma abordagem com foco em fenômenos ondulatórios durante o desenvolvimento de ação extensionistaThe use of experiments as support for learning: an approach focusing on wave phenomena during the development of outreach actionCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA E TECNOLOGIAEnsino de ExatasExperimentos em OndasAprendizado DinâmicoExtensão AcadêmicaSECITECEste presente artigo apresenta o relato de experiência do processo de planejamento, criação e exposição de propostas didáticas voltadas para o público em geral. Tais praticas visam uma abordagem qualitativa de fenômenos físicos ondulatórios, e também objetivam a promoção da participação da comunidade na discussão do campo científico e tecnológico. O processo de criação ocorreu ao longo da execução de ação extensionista, realizada pelo campus de Angicos, da Universidade Federal Rural do Semiárido, numa perspectiva de colaborar com o debate da indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão. A exposição para a comunidade ocorreu na X Semana de Ciência e Tecnologia do referido campus e permitiu que os visitantes fizessem um “passeio” pelos principais fenômenos ondulatórios conhecidos. As propostas didáticas foram construídas com materiais de baixo custo, com a utilização de elementos lúdicos, como a construção de materiais com efeitos de fluorescência e um ambiente de exposição escuro, nomeado de “sala escura”. Os experimentos foram úteis para abrir espaço para discussões dos conceitos de pulso, padrão ondulatório, reflexão de ondas, frequência e período, além de proporcionar a observação de fenômenos como de geração de ondas estacionárias, ressonância e efeito doppler. Registros fotográficos da exposição foram reunidos e mostram um envolvimento significativo da comunidade e um olhar curioso acerca do que está sendo observado. Além disso, mostram a participação de estudantes de graduação envolvidos no processo de popularização da ciência, em especial, da física.23 f.Centro Multidisciplinar de Angicos - CMABrasilDepartamento de Ciências Exatas e Tecnologia da InformaçãoUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoLima, Gislene Micarla Borges deLima, Gislene Micarla Borges deAzevedo Junior, Wivaldo Dantas deHenriques, Marcos Vinicius CandidoPereira, Wenderson Barros2024-02-05T16:49:59Z2024-02-05T16:49:59Z2023-10-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfPEREIRA, Wenderson Barros. O uso de experimentos como apoio à aprendizagem: uma abordagem com foco em fenômenos ondulatórios durante o desenvolvimento de ação extensionista. 2023. 23 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciência e Tecnologia, Departamento de Ciências Exatas e Tecnologia da Informação, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Angicos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufersa.edu.br/home. Acesso em: 05 fev. 2024.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10412AngicosAttribution-ShareAlike 3.0 BrazilUFERSAhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-02-08T19:04:43Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10412Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-02-08T19:04:43Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso de experimentos como apoio à aprendizagem: uma abordagem com foco em fenômenos ondulatórios durante o desenvolvimento de ação extensionista
The use of experiments as support for learning: an approach focusing on wave phenomena during the development of outreach action
title O uso de experimentos como apoio à aprendizagem: uma abordagem com foco em fenômenos ondulatórios durante o desenvolvimento de ação extensionista
spellingShingle O uso de experimentos como apoio à aprendizagem: uma abordagem com foco em fenômenos ondulatórios durante o desenvolvimento de ação extensionista
Pereira, Wenderson Barros
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA E TECNOLOGIA
Ensino de Exatas
Experimentos em Ondas
Aprendizado Dinâmico
Extensão Acadêmica
SECITEC
title_short O uso de experimentos como apoio à aprendizagem: uma abordagem com foco em fenômenos ondulatórios durante o desenvolvimento de ação extensionista
title_full O uso de experimentos como apoio à aprendizagem: uma abordagem com foco em fenômenos ondulatórios durante o desenvolvimento de ação extensionista
title_fullStr O uso de experimentos como apoio à aprendizagem: uma abordagem com foco em fenômenos ondulatórios durante o desenvolvimento de ação extensionista
title_full_unstemmed O uso de experimentos como apoio à aprendizagem: uma abordagem com foco em fenômenos ondulatórios durante o desenvolvimento de ação extensionista
title_sort O uso de experimentos como apoio à aprendizagem: uma abordagem com foco em fenômenos ondulatórios durante o desenvolvimento de ação extensionista
author Pereira, Wenderson Barros
author_facet Pereira, Wenderson Barros
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lima, Gislene Micarla Borges de
Lima, Gislene Micarla Borges de
Azevedo Junior, Wivaldo Dantas de
Henriques, Marcos Vinicius Candido
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Wenderson Barros
dc.subject.por.fl_str_mv CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA E TECNOLOGIA
Ensino de Exatas
Experimentos em Ondas
Aprendizado Dinâmico
Extensão Acadêmica
SECITEC
topic CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA E TECNOLOGIA
Ensino de Exatas
Experimentos em Ondas
Aprendizado Dinâmico
Extensão Acadêmica
SECITEC
description Este presente artigo apresenta o relato de experiência do processo de planejamento, criação e exposição de propostas didáticas voltadas para o público em geral. Tais praticas visam uma abordagem qualitativa de fenômenos físicos ondulatórios, e também objetivam a promoção da participação da comunidade na discussão do campo científico e tecnológico. O processo de criação ocorreu ao longo da execução de ação extensionista, realizada pelo campus de Angicos, da Universidade Federal Rural do Semiárido, numa perspectiva de colaborar com o debate da indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão. A exposição para a comunidade ocorreu na X Semana de Ciência e Tecnologia do referido campus e permitiu que os visitantes fizessem um “passeio” pelos principais fenômenos ondulatórios conhecidos. As propostas didáticas foram construídas com materiais de baixo custo, com a utilização de elementos lúdicos, como a construção de materiais com efeitos de fluorescência e um ambiente de exposição escuro, nomeado de “sala escura”. Os experimentos foram úteis para abrir espaço para discussões dos conceitos de pulso, padrão ondulatório, reflexão de ondas, frequência e período, além de proporcionar a observação de fenômenos como de geração de ondas estacionárias, ressonância e efeito doppler. Registros fotográficos da exposição foram reunidos e mostram um envolvimento significativo da comunidade e um olhar curioso acerca do que está sendo observado. Além disso, mostram a participação de estudantes de graduação envolvidos no processo de popularização da ciência, em especial, da física.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-13
2024-02-05T16:49:59Z
2024-02-05T16:49:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PEREIRA, Wenderson Barros. O uso de experimentos como apoio à aprendizagem: uma abordagem com foco em fenômenos ondulatórios durante o desenvolvimento de ação extensionista. 2023. 23 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciência e Tecnologia, Departamento de Ciências Exatas e Tecnologia da Informação, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Angicos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufersa.edu.br/home. Acesso em: 05 fev. 2024.
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10412
identifier_str_mv PEREIRA, Wenderson Barros. O uso de experimentos como apoio à aprendizagem: uma abordagem com foco em fenômenos ondulatórios durante o desenvolvimento de ação extensionista. 2023. 23 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciência e Tecnologia, Departamento de Ciências Exatas e Tecnologia da Informação, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Angicos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufersa.edu.br/home. Acesso em: 05 fev. 2024.
url https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10412
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
UFERSA
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
UFERSA
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Angicos
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Multidisciplinar de Angicos - CMA
Brasil
Departamento de Ciências Exatas e Tecnologia da Informação
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
publisher.none.fl_str_mv Centro Multidisciplinar de Angicos - CMA
Brasil
Departamento de Ciências Exatas e Tecnologia da Informação
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1809747456166985728