O uso de experimentos como apoio à aprendizagem: uma abordagem com foco em fenômenos ondulatórios durante o desenvolvimento de ação extensionista
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10412 |
Resumo: | Este presente artigo apresenta o relato de experiência do processo de planejamento, criação e exposição de propostas didáticas voltadas para o público em geral. Tais praticas visam uma abordagem qualitativa de fenômenos físicos ondulatórios, e também objetivam a promoção da participação da comunidade na discussão do campo científico e tecnológico. O processo de criação ocorreu ao longo da execução de ação extensionista, realizada pelo campus de Angicos, da Universidade Federal Rural do Semiárido, numa perspectiva de colaborar com o debate da indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão. A exposição para a comunidade ocorreu na X Semana de Ciência e Tecnologia do referido campus e permitiu que os visitantes fizessem um “passeio” pelos principais fenômenos ondulatórios conhecidos. As propostas didáticas foram construídas com materiais de baixo custo, com a utilização de elementos lúdicos, como a construção de materiais com efeitos de fluorescência e um ambiente de exposição escuro, nomeado de “sala escura”. Os experimentos foram úteis para abrir espaço para discussões dos conceitos de pulso, padrão ondulatório, reflexão de ondas, frequência e período, além de proporcionar a observação de fenômenos como de geração de ondas estacionárias, ressonância e efeito doppler. Registros fotográficos da exposição foram reunidos e mostram um envolvimento significativo da comunidade e um olhar curioso acerca do que está sendo observado. Além disso, mostram a participação de estudantes de graduação envolvidos no processo de popularização da ciência, em especial, da física. |
id |
UFER_1aa46eb7566bd752c70510549247d73f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10412 |
network_acronym_str |
UFER |
network_name_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository_id_str |
|
spelling |
O uso de experimentos como apoio à aprendizagem: uma abordagem com foco em fenômenos ondulatórios durante o desenvolvimento de ação extensionistaThe use of experiments as support for learning: an approach focusing on wave phenomena during the development of outreach actionCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA E TECNOLOGIAEnsino de ExatasExperimentos em OndasAprendizado DinâmicoExtensão AcadêmicaSECITECEste presente artigo apresenta o relato de experiência do processo de planejamento, criação e exposição de propostas didáticas voltadas para o público em geral. Tais praticas visam uma abordagem qualitativa de fenômenos físicos ondulatórios, e também objetivam a promoção da participação da comunidade na discussão do campo científico e tecnológico. O processo de criação ocorreu ao longo da execução de ação extensionista, realizada pelo campus de Angicos, da Universidade Federal Rural do Semiárido, numa perspectiva de colaborar com o debate da indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão. A exposição para a comunidade ocorreu na X Semana de Ciência e Tecnologia do referido campus e permitiu que os visitantes fizessem um “passeio” pelos principais fenômenos ondulatórios conhecidos. As propostas didáticas foram construídas com materiais de baixo custo, com a utilização de elementos lúdicos, como a construção de materiais com efeitos de fluorescência e um ambiente de exposição escuro, nomeado de “sala escura”. Os experimentos foram úteis para abrir espaço para discussões dos conceitos de pulso, padrão ondulatório, reflexão de ondas, frequência e período, além de proporcionar a observação de fenômenos como de geração de ondas estacionárias, ressonância e efeito doppler. Registros fotográficos da exposição foram reunidos e mostram um envolvimento significativo da comunidade e um olhar curioso acerca do que está sendo observado. Além disso, mostram a participação de estudantes de graduação envolvidos no processo de popularização da ciência, em especial, da física.23 f.Centro Multidisciplinar de Angicos - CMABrasilDepartamento de Ciências Exatas e Tecnologia da InformaçãoUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoLima, Gislene Micarla Borges deLima, Gislene Micarla Borges deAzevedo Junior, Wivaldo Dantas deHenriques, Marcos Vinicius CandidoPereira, Wenderson Barros2024-02-05T16:49:59Z2024-02-05T16:49:59Z2023-10-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfPEREIRA, Wenderson Barros. O uso de experimentos como apoio à aprendizagem: uma abordagem com foco em fenômenos ondulatórios durante o desenvolvimento de ação extensionista. 2023. 23 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciência e Tecnologia, Departamento de Ciências Exatas e Tecnologia da Informação, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Angicos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufersa.edu.br/home. Acesso em: 05 fev. 2024.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10412AngicosAttribution-ShareAlike 3.0 BrazilUFERSAhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-02-08T19:04:43Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10412Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-02-08T19:04:43Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O uso de experimentos como apoio à aprendizagem: uma abordagem com foco em fenômenos ondulatórios durante o desenvolvimento de ação extensionista The use of experiments as support for learning: an approach focusing on wave phenomena during the development of outreach action |
title |
O uso de experimentos como apoio à aprendizagem: uma abordagem com foco em fenômenos ondulatórios durante o desenvolvimento de ação extensionista |
spellingShingle |
O uso de experimentos como apoio à aprendizagem: uma abordagem com foco em fenômenos ondulatórios durante o desenvolvimento de ação extensionista Pereira, Wenderson Barros CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA E TECNOLOGIA Ensino de Exatas Experimentos em Ondas Aprendizado Dinâmico Extensão Acadêmica SECITEC |
title_short |
O uso de experimentos como apoio à aprendizagem: uma abordagem com foco em fenômenos ondulatórios durante o desenvolvimento de ação extensionista |
title_full |
O uso de experimentos como apoio à aprendizagem: uma abordagem com foco em fenômenos ondulatórios durante o desenvolvimento de ação extensionista |
title_fullStr |
O uso de experimentos como apoio à aprendizagem: uma abordagem com foco em fenômenos ondulatórios durante o desenvolvimento de ação extensionista |
title_full_unstemmed |
O uso de experimentos como apoio à aprendizagem: uma abordagem com foco em fenômenos ondulatórios durante o desenvolvimento de ação extensionista |
title_sort |
O uso de experimentos como apoio à aprendizagem: uma abordagem com foco em fenômenos ondulatórios durante o desenvolvimento de ação extensionista |
author |
Pereira, Wenderson Barros |
author_facet |
Pereira, Wenderson Barros |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Lima, Gislene Micarla Borges de Lima, Gislene Micarla Borges de Azevedo Junior, Wivaldo Dantas de Henriques, Marcos Vinicius Candido |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Wenderson Barros |
dc.subject.por.fl_str_mv |
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA E TECNOLOGIA Ensino de Exatas Experimentos em Ondas Aprendizado Dinâmico Extensão Acadêmica SECITEC |
topic |
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA E TECNOLOGIA Ensino de Exatas Experimentos em Ondas Aprendizado Dinâmico Extensão Acadêmica SECITEC |
description |
Este presente artigo apresenta o relato de experiência do processo de planejamento, criação e exposição de propostas didáticas voltadas para o público em geral. Tais praticas visam uma abordagem qualitativa de fenômenos físicos ondulatórios, e também objetivam a promoção da participação da comunidade na discussão do campo científico e tecnológico. O processo de criação ocorreu ao longo da execução de ação extensionista, realizada pelo campus de Angicos, da Universidade Federal Rural do Semiárido, numa perspectiva de colaborar com o debate da indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão. A exposição para a comunidade ocorreu na X Semana de Ciência e Tecnologia do referido campus e permitiu que os visitantes fizessem um “passeio” pelos principais fenômenos ondulatórios conhecidos. As propostas didáticas foram construídas com materiais de baixo custo, com a utilização de elementos lúdicos, como a construção de materiais com efeitos de fluorescência e um ambiente de exposição escuro, nomeado de “sala escura”. Os experimentos foram úteis para abrir espaço para discussões dos conceitos de pulso, padrão ondulatório, reflexão de ondas, frequência e período, além de proporcionar a observação de fenômenos como de geração de ondas estacionárias, ressonância e efeito doppler. Registros fotográficos da exposição foram reunidos e mostram um envolvimento significativo da comunidade e um olhar curioso acerca do que está sendo observado. Além disso, mostram a participação de estudantes de graduação envolvidos no processo de popularização da ciência, em especial, da física. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-10-13 2024-02-05T16:49:59Z 2024-02-05T16:49:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PEREIRA, Wenderson Barros. O uso de experimentos como apoio à aprendizagem: uma abordagem com foco em fenômenos ondulatórios durante o desenvolvimento de ação extensionista. 2023. 23 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciência e Tecnologia, Departamento de Ciências Exatas e Tecnologia da Informação, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Angicos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufersa.edu.br/home. Acesso em: 05 fev. 2024. https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10412 |
identifier_str_mv |
PEREIRA, Wenderson Barros. O uso de experimentos como apoio à aprendizagem: uma abordagem com foco em fenômenos ondulatórios durante o desenvolvimento de ação extensionista. 2023. 23 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciência e Tecnologia, Departamento de Ciências Exatas e Tecnologia da Informação, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Angicos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufersa.edu.br/home. Acesso em: 05 fev. 2024. |
url |
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10412 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil UFERSA http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil UFERSA http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Angicos |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro Multidisciplinar de Angicos - CMA Brasil Departamento de Ciências Exatas e Tecnologia da Informação UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro Multidisciplinar de Angicos - CMA Brasil Departamento de Ciências Exatas e Tecnologia da Informação UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) instacron:UFERSA |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
instacron_str |
UFERSA |
institution |
UFERSA |
reponame_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
collection |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br |
_version_ |
1809747456166985728 |