Imagens cativas: uma análise das representações da escravidão negra a partir de livros didáticos de história aprovados pelo pnld 2017

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mariano, Tiago de Souza
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFERSA
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/6950
Resumo: Essa pesquisa problematiza o modo como os temas da escravidão negra e a cultura afro-brasileira são abordados por meio de imagens nos livros didáticos de História dos anos finais do Ensino Fundamental. O foco de investigação são os livros didáticos de História aprovados pelo Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) 2017, mais precisamente, duas coleções da editora FTD e duas coleções da editora SARAIVA. Levantadas informações sobre o Estado do Conhecimento, salienta-se que essas coleções didáticas ainda não sofreram análises no seu acervo iconográfico, tornando esse trabalho original e necessário. Como referencial teórico-metodológico, recorre-se de historiadores e pesquisadores que se ocupam da didática para o Ensino de História, como Bittencourt (2004; 2015) e Munakata (2007) que entendem o livro didático como um instrumento de construção e desconstrução de saberes. Quanto ao estudo de representações e imagens destaca-se Chartier (1990), Paiva (2006), e Mauad (2014). Dispõe-se de autores como Munanga; Gomes (2016), Gonçalves e Silva (2007) para discutirem negritude e africanidade nos currículos. A pesquisa é de natureza qualitativa e exploratória, pois pretende investigar e analisar as imagens da escravidão negra presentes nos livros didáticos autorizados pelo PNLD 2017. Quanto á metodologia, se dará por uma análise documental dos textos imagéticos a partir de categorias definidas embasadas na análise do conteúdo de Bardin (2011). Partindo dessa abordagem, busca-se verificar as possíveis mudanças e permanências do espaço dos afrodescendentes nos currículos da disciplina de História
id UFER_1d975c2e2b49680cb6ce9a4f10097e58
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/6950
network_acronym_str UFER
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFERSA
repository_id_str
spelling Mariano, Tiago de SouzaTamanini, Paulo Augustohttp://lattes.cnpq.br/2405551882781242Souza, Rogério LuizMartins, Guilherme Paiva de CarvalhoSilva, Francisco Viera dahttp://lattes.cnpq.br/10334539265121812022-04-28T11:51:15Z2019-04-242022-04-28T11:51:15Z2019-02-14Mariano (2019) (MARIANO, 2019)https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/6950Essa pesquisa problematiza o modo como os temas da escravidão negra e a cultura afro-brasileira são abordados por meio de imagens nos livros didáticos de História dos anos finais do Ensino Fundamental. O foco de investigação são os livros didáticos de História aprovados pelo Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) 2017, mais precisamente, duas coleções da editora FTD e duas coleções da editora SARAIVA. Levantadas informações sobre o Estado do Conhecimento, salienta-se que essas coleções didáticas ainda não sofreram análises no seu acervo iconográfico, tornando esse trabalho original e necessário. Como referencial teórico-metodológico, recorre-se de historiadores e pesquisadores que se ocupam da didática para o Ensino de História, como Bittencourt (2004; 2015) e Munakata (2007) que entendem o livro didático como um instrumento de construção e desconstrução de saberes. Quanto ao estudo de representações e imagens destaca-se Chartier (1990), Paiva (2006), e Mauad (2014). Dispõe-se de autores como Munanga; Gomes (2016), Gonçalves e Silva (2007) para discutirem negritude e africanidade nos currículos. A pesquisa é de natureza qualitativa e exploratória, pois pretende investigar e analisar as imagens da escravidão negra presentes nos livros didáticos autorizados pelo PNLD 2017. Quanto á metodologia, se dará por uma análise documental dos textos imagéticos a partir de categorias definidas embasadas na análise do conteúdo de Bardin (2011). Partindo dessa abordagem, busca-se verificar as possíveis mudanças e permanências do espaço dos afrodescendentes nos currículos da disciplina de HistóriaThis research analyses the way in which black slavery and afro-Brazilian culture are represented through images in history books in the final years of Elementary School. The research focused on textbooks of History approved by the Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) 2017, specifically two collections published by FTD and two published by SARAIVA. Information on the State of Knowledge has been collected. It should be noted that these collections have not yet been analyzed in their iconographic collection, making this work original and necessary. As a theoretical-methodological reference, it is used by historians and researchers who deal with didactics for teaching history, such as Bittencourt (2004; 2015) and Munakata (2007) who recommend the textbook as an instrument for knowledge construction and deconstruction. As for representations’ study and images, the stand outside are Chartier (1990), Paiva (2006), and Mauad (2014). Authors like Munanga are available; Gomes (2016), Gonçalves e Silva (2007) who discuss blackness and africanity in curriculums. This research has a qualitative and exploratory nature, as it intends to investigate and analyze the image black slavery in textbooks authorized by PNLD 2017. As for the methodology, it has a documentary analysis about imagery texts from defined categories based on Bardin's contents analysis (2011). Starting from this approach, the goal is to verify possible changes and permanency of Afro-descendants representation in the history curriculumTrabalho não financiado por agência de fomento, ou autofinanciadoporUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoPrograma de Pós-Graduação em Ensino - POSENSINOUFERSABrasilCentro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAHMARIANO, Tiago de Souza. Imagens cativas: uma análise das representações da escravidão negra a partir de livros didáticos de história aprovados pelo pnld 2017. 2019. 116 f. Dissertação (Mestrado em Ensino), Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2019.https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BRCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOImagensRepresentaçõesLivros didáticos de HistóriaEscravidão negraImagesRepresentationsHistory textbooksBlack slaveryImagens cativas: uma análise das representações da escravidão negra a partir de livros didáticos de história aprovados pelo pnld 2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFERSAinstname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSATEXTTiagoSM_DISSERT.pdf.txtTiagoSM_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain251708https://repositorio.ufersa.edu.br//bitstream/prefix/6950/3/TiagoSM_DISSERT.pdf.txt852c9ea93bd68be587cca1e07e9f13c0MD53THUMBNAILTiagoSM_DISSERT.pdf.jpgTiagoSM_DISSERT.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1260https://repositorio.ufersa.edu.br//bitstream/prefix/6950/4/TiagoSM_DISSERT.pdf.jpge89af8bb290953e719e42a3c681e0286MD54ORIGINALTiagoSM_DISSERT.pdfTiagoSM_DISSERT.pdfapplication/pdf6504151https://repositorio.ufersa.edu.br//bitstream/prefix/6950/1/TiagoSM_DISSERT.pdf5e99616b4c38e1fe9e34b2bb7bcb6be8MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufersa.edu.br//bitstream/prefix/6950/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52prefix/69502022-08-05 08:30:09.31oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/6950Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttp://bdtd.ufersa.edu.br/oai/requestdirecaosisbi@ufersa.edu.br|| direcaosisbi@ufersa.edu.bropendoar:2022-08-05T11:30:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFERSA - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Imagens cativas: uma análise das representações da escravidão negra a partir de livros didáticos de história aprovados pelo pnld 2017
title Imagens cativas: uma análise das representações da escravidão negra a partir de livros didáticos de história aprovados pelo pnld 2017
spellingShingle Imagens cativas: uma análise das representações da escravidão negra a partir de livros didáticos de história aprovados pelo pnld 2017
Mariano, Tiago de Souza
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Imagens
Representações
Livros didáticos de História
Escravidão negra
Images
Representations
History textbooks
Black slavery
title_short Imagens cativas: uma análise das representações da escravidão negra a partir de livros didáticos de história aprovados pelo pnld 2017
title_full Imagens cativas: uma análise das representações da escravidão negra a partir de livros didáticos de história aprovados pelo pnld 2017
title_fullStr Imagens cativas: uma análise das representações da escravidão negra a partir de livros didáticos de história aprovados pelo pnld 2017
title_full_unstemmed Imagens cativas: uma análise das representações da escravidão negra a partir de livros didáticos de história aprovados pelo pnld 2017
title_sort Imagens cativas: uma análise das representações da escravidão negra a partir de livros didáticos de história aprovados pelo pnld 2017
author Mariano, Tiago de Souza
author_facet Mariano, Tiago de Souza
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mariano, Tiago de Souza
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Tamanini, Paulo Augusto
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2405551882781242
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Souza, Rogério Luiz
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Martins, Guilherme Paiva de Carvalho
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Silva, Francisco Viera da
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1033453926512181
contributor_str_mv Tamanini, Paulo Augusto
Souza, Rogério Luiz
Martins, Guilherme Paiva de Carvalho
Silva, Francisco Viera da
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Imagens
Representações
Livros didáticos de História
Escravidão negra
Images
Representations
History textbooks
Black slavery
dc.subject.por.fl_str_mv Imagens
Representações
Livros didáticos de História
Escravidão negra
Images
Representations
History textbooks
Black slavery
description Essa pesquisa problematiza o modo como os temas da escravidão negra e a cultura afro-brasileira são abordados por meio de imagens nos livros didáticos de História dos anos finais do Ensino Fundamental. O foco de investigação são os livros didáticos de História aprovados pelo Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) 2017, mais precisamente, duas coleções da editora FTD e duas coleções da editora SARAIVA. Levantadas informações sobre o Estado do Conhecimento, salienta-se que essas coleções didáticas ainda não sofreram análises no seu acervo iconográfico, tornando esse trabalho original e necessário. Como referencial teórico-metodológico, recorre-se de historiadores e pesquisadores que se ocupam da didática para o Ensino de História, como Bittencourt (2004; 2015) e Munakata (2007) que entendem o livro didático como um instrumento de construção e desconstrução de saberes. Quanto ao estudo de representações e imagens destaca-se Chartier (1990), Paiva (2006), e Mauad (2014). Dispõe-se de autores como Munanga; Gomes (2016), Gonçalves e Silva (2007) para discutirem negritude e africanidade nos currículos. A pesquisa é de natureza qualitativa e exploratória, pois pretende investigar e analisar as imagens da escravidão negra presentes nos livros didáticos autorizados pelo PNLD 2017. Quanto á metodologia, se dará por uma análise documental dos textos imagéticos a partir de categorias definidas embasadas na análise do conteúdo de Bardin (2011). Partindo dessa abordagem, busca-se verificar as possíveis mudanças e permanências do espaço dos afrodescendentes nos currículos da disciplina de História
publishDate 2019
dc.date.available.fl_str_mv 2019-04-24
2022-04-28T11:51:15Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-02-14
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-04-28T11:51:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Mariano (2019) (MARIANO, 2019)
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/6950
identifier_str_mv Mariano (2019) (MARIANO, 2019)
url https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/6950
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.references.pt_BR.fl_str_mv MARIANO, Tiago de Souza. Imagens cativas: uma análise das representações da escravidão negra a partir de livros didáticos de história aprovados pelo pnld 2017. 2019. 116 f. Dissertação (Mestrado em Ensino), Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2019.
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Semi-Árido
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Ensino - POSENSINO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFERSA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Semi-Árido
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFERSA
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFERSA
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFERSA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufersa.edu.br//bitstream/prefix/6950/3/TiagoSM_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufersa.edu.br//bitstream/prefix/6950/4/TiagoSM_DISSERT.pdf.jpg
https://repositorio.ufersa.edu.br//bitstream/prefix/6950/1/TiagoSM_DISSERT.pdf
https://repositorio.ufersa.edu.br//bitstream/prefix/6950/2/license_rdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 852c9ea93bd68be587cca1e07e9f13c0
e89af8bb290953e719e42a3c681e0286
5e99616b4c38e1fe9e34b2bb7bcb6be8
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFERSA - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv direcaosisbi@ufersa.edu.br|| direcaosisbi@ufersa.edu.br
_version_ 1766778976713310208