Imagens cativas: uma análise das representações da escravidão negra a partir de livros didáticos de história aprovados pelo pnld 2017
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFERSA |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/6950 |
Resumo: | Essa pesquisa problematiza o modo como os temas da escravidão negra e a cultura afro-brasileira são abordados por meio de imagens nos livros didáticos de História dos anos finais do Ensino Fundamental. O foco de investigação são os livros didáticos de História aprovados pelo Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) 2017, mais precisamente, duas coleções da editora FTD e duas coleções da editora SARAIVA. Levantadas informações sobre o Estado do Conhecimento, salienta-se que essas coleções didáticas ainda não sofreram análises no seu acervo iconográfico, tornando esse trabalho original e necessário. Como referencial teórico-metodológico, recorre-se de historiadores e pesquisadores que se ocupam da didática para o Ensino de História, como Bittencourt (2004; 2015) e Munakata (2007) que entendem o livro didático como um instrumento de construção e desconstrução de saberes. Quanto ao estudo de representações e imagens destaca-se Chartier (1990), Paiva (2006), e Mauad (2014). Dispõe-se de autores como Munanga; Gomes (2016), Gonçalves e Silva (2007) para discutirem negritude e africanidade nos currículos. A pesquisa é de natureza qualitativa e exploratória, pois pretende investigar e analisar as imagens da escravidão negra presentes nos livros didáticos autorizados pelo PNLD 2017. Quanto á metodologia, se dará por uma análise documental dos textos imagéticos a partir de categorias definidas embasadas na análise do conteúdo de Bardin (2011). Partindo dessa abordagem, busca-se verificar as possíveis mudanças e permanências do espaço dos afrodescendentes nos currículos da disciplina de História |
id |
UFER_1d975c2e2b49680cb6ce9a4f10097e58 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/6950 |
network_acronym_str |
UFER |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFERSA |
repository_id_str |
|
spelling |
Mariano, Tiago de SouzaTamanini, Paulo Augustohttp://lattes.cnpq.br/2405551882781242Souza, Rogério LuizMartins, Guilherme Paiva de CarvalhoSilva, Francisco Viera dahttp://lattes.cnpq.br/10334539265121812022-04-28T11:51:15Z2019-04-242022-04-28T11:51:15Z2019-02-14Mariano (2019) (MARIANO, 2019)https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/6950Essa pesquisa problematiza o modo como os temas da escravidão negra e a cultura afro-brasileira são abordados por meio de imagens nos livros didáticos de História dos anos finais do Ensino Fundamental. O foco de investigação são os livros didáticos de História aprovados pelo Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) 2017, mais precisamente, duas coleções da editora FTD e duas coleções da editora SARAIVA. Levantadas informações sobre o Estado do Conhecimento, salienta-se que essas coleções didáticas ainda não sofreram análises no seu acervo iconográfico, tornando esse trabalho original e necessário. Como referencial teórico-metodológico, recorre-se de historiadores e pesquisadores que se ocupam da didática para o Ensino de História, como Bittencourt (2004; 2015) e Munakata (2007) que entendem o livro didático como um instrumento de construção e desconstrução de saberes. Quanto ao estudo de representações e imagens destaca-se Chartier (1990), Paiva (2006), e Mauad (2014). Dispõe-se de autores como Munanga; Gomes (2016), Gonçalves e Silva (2007) para discutirem negritude e africanidade nos currículos. A pesquisa é de natureza qualitativa e exploratória, pois pretende investigar e analisar as imagens da escravidão negra presentes nos livros didáticos autorizados pelo PNLD 2017. Quanto á metodologia, se dará por uma análise documental dos textos imagéticos a partir de categorias definidas embasadas na análise do conteúdo de Bardin (2011). Partindo dessa abordagem, busca-se verificar as possíveis mudanças e permanências do espaço dos afrodescendentes nos currículos da disciplina de HistóriaThis research analyses the way in which black slavery and afro-Brazilian culture are represented through images in history books in the final years of Elementary School. The research focused on textbooks of History approved by the Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) 2017, specifically two collections published by FTD and two published by SARAIVA. Information on the State of Knowledge has been collected. It should be noted that these collections have not yet been analyzed in their iconographic collection, making this work original and necessary. As a theoretical-methodological reference, it is used by historians and researchers who deal with didactics for teaching history, such as Bittencourt (2004; 2015) and Munakata (2007) who recommend the textbook as an instrument for knowledge construction and deconstruction. As for representations’ study and images, the stand outside are Chartier (1990), Paiva (2006), and Mauad (2014). Authors like Munanga are available; Gomes (2016), Gonçalves e Silva (2007) who discuss blackness and africanity in curriculums. This research has a qualitative and exploratory nature, as it intends to investigate and analyze the image black slavery in textbooks authorized by PNLD 2017. As for the methodology, it has a documentary analysis about imagery texts from defined categories based on Bardin's contents analysis (2011). Starting from this approach, the goal is to verify possible changes and permanency of Afro-descendants representation in the history curriculumTrabalho não financiado por agência de fomento, ou autofinanciadoporUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoPrograma de Pós-Graduação em Ensino - POSENSINOUFERSABrasilCentro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAHMARIANO, Tiago de Souza. Imagens cativas: uma análise das representações da escravidão negra a partir de livros didáticos de história aprovados pelo pnld 2017. 2019. 116 f. Dissertação (Mestrado em Ensino), Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2019.https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BRCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOImagensRepresentaçõesLivros didáticos de HistóriaEscravidão negraImagesRepresentationsHistory textbooksBlack slaveryImagens cativas: uma análise das representações da escravidão negra a partir de livros didáticos de história aprovados pelo pnld 2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFERSAinstname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSATEXTTiagoSM_DISSERT.pdf.txtTiagoSM_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain251708https://repositorio.ufersa.edu.br//bitstream/prefix/6950/3/TiagoSM_DISSERT.pdf.txt852c9ea93bd68be587cca1e07e9f13c0MD53THUMBNAILTiagoSM_DISSERT.pdf.jpgTiagoSM_DISSERT.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1260https://repositorio.ufersa.edu.br//bitstream/prefix/6950/4/TiagoSM_DISSERT.pdf.jpge89af8bb290953e719e42a3c681e0286MD54ORIGINALTiagoSM_DISSERT.pdfTiagoSM_DISSERT.pdfapplication/pdf6504151https://repositorio.ufersa.edu.br//bitstream/prefix/6950/1/TiagoSM_DISSERT.pdf5e99616b4c38e1fe9e34b2bb7bcb6be8MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufersa.edu.br//bitstream/prefix/6950/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52prefix/69502022-08-05 08:30:09.31oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/6950Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttp://bdtd.ufersa.edu.br/oai/requestdirecaosisbi@ufersa.edu.br|| direcaosisbi@ufersa.edu.bropendoar:2022-08-05T11:30:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFERSA - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Imagens cativas: uma análise das representações da escravidão negra a partir de livros didáticos de história aprovados pelo pnld 2017 |
title |
Imagens cativas: uma análise das representações da escravidão negra a partir de livros didáticos de história aprovados pelo pnld 2017 |
spellingShingle |
Imagens cativas: uma análise das representações da escravidão negra a partir de livros didáticos de história aprovados pelo pnld 2017 Mariano, Tiago de Souza CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Imagens Representações Livros didáticos de História Escravidão negra Images Representations History textbooks Black slavery |
title_short |
Imagens cativas: uma análise das representações da escravidão negra a partir de livros didáticos de história aprovados pelo pnld 2017 |
title_full |
Imagens cativas: uma análise das representações da escravidão negra a partir de livros didáticos de história aprovados pelo pnld 2017 |
title_fullStr |
Imagens cativas: uma análise das representações da escravidão negra a partir de livros didáticos de história aprovados pelo pnld 2017 |
title_full_unstemmed |
Imagens cativas: uma análise das representações da escravidão negra a partir de livros didáticos de história aprovados pelo pnld 2017 |
title_sort |
Imagens cativas: uma análise das representações da escravidão negra a partir de livros didáticos de história aprovados pelo pnld 2017 |
author |
Mariano, Tiago de Souza |
author_facet |
Mariano, Tiago de Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mariano, Tiago de Souza |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Tamanini, Paulo Augusto |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2405551882781242 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Souza, Rogério Luiz |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Martins, Guilherme Paiva de Carvalho |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Silva, Francisco Viera da |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1033453926512181 |
contributor_str_mv |
Tamanini, Paulo Augusto Souza, Rogério Luiz Martins, Guilherme Paiva de Carvalho Silva, Francisco Viera da |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Imagens Representações Livros didáticos de História Escravidão negra Images Representations History textbooks Black slavery |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Imagens Representações Livros didáticos de História Escravidão negra Images Representations History textbooks Black slavery |
description |
Essa pesquisa problematiza o modo como os temas da escravidão negra e a cultura afro-brasileira são abordados por meio de imagens nos livros didáticos de História dos anos finais do Ensino Fundamental. O foco de investigação são os livros didáticos de História aprovados pelo Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) 2017, mais precisamente, duas coleções da editora FTD e duas coleções da editora SARAIVA. Levantadas informações sobre o Estado do Conhecimento, salienta-se que essas coleções didáticas ainda não sofreram análises no seu acervo iconográfico, tornando esse trabalho original e necessário. Como referencial teórico-metodológico, recorre-se de historiadores e pesquisadores que se ocupam da didática para o Ensino de História, como Bittencourt (2004; 2015) e Munakata (2007) que entendem o livro didático como um instrumento de construção e desconstrução de saberes. Quanto ao estudo de representações e imagens destaca-se Chartier (1990), Paiva (2006), e Mauad (2014). Dispõe-se de autores como Munanga; Gomes (2016), Gonçalves e Silva (2007) para discutirem negritude e africanidade nos currículos. A pesquisa é de natureza qualitativa e exploratória, pois pretende investigar e analisar as imagens da escravidão negra presentes nos livros didáticos autorizados pelo PNLD 2017. Quanto á metodologia, se dará por uma análise documental dos textos imagéticos a partir de categorias definidas embasadas na análise do conteúdo de Bardin (2011). Partindo dessa abordagem, busca-se verificar as possíveis mudanças e permanências do espaço dos afrodescendentes nos currículos da disciplina de História |
publishDate |
2019 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-04-24 2022-04-28T11:51:15Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-02-14 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-04-28T11:51:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Mariano (2019) (MARIANO, 2019) |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/6950 |
identifier_str_mv |
Mariano (2019) (MARIANO, 2019) |
url |
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/6950 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.references.pt_BR.fl_str_mv |
MARIANO, Tiago de Souza. Imagens cativas: uma análise das representações da escravidão negra a partir de livros didáticos de história aprovados pelo pnld 2017. 2019. 116 f. Dissertação (Mestrado em Ensino), Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2019. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Ensino - POSENSINO |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFERSA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFERSA instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) instacron:UFERSA |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
instacron_str |
UFERSA |
institution |
UFERSA |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFERSA |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFERSA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufersa.edu.br//bitstream/prefix/6950/3/TiagoSM_DISSERT.pdf.txt https://repositorio.ufersa.edu.br//bitstream/prefix/6950/4/TiagoSM_DISSERT.pdf.jpg https://repositorio.ufersa.edu.br//bitstream/prefix/6950/1/TiagoSM_DISSERT.pdf https://repositorio.ufersa.edu.br//bitstream/prefix/6950/2/license_rdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
852c9ea93bd68be587cca1e07e9f13c0 e89af8bb290953e719e42a3c681e0286 5e99616b4c38e1fe9e34b2bb7bcb6be8 e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFERSA - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
direcaosisbi@ufersa.edu.br|| direcaosisbi@ufersa.edu.br |
_version_ |
1766778976713310208 |