Contribuições do atendimento educacional especializado na inclusão dos alunos surdos no ensino regular
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8320 |
Resumo: | O acesso à educação é um direito de todo cidadão, nesse sentido a inclusão da pessoa surda na escola regular não difere das demais pessoas da sociedade, haja vista que este é um direito previsto em Lei. Neste sentido, esta pesquisa buscou compreender as contribuições do Atendimento Educacional Especializado - AEE na inclusão de alunos surdos na sala regular de ensino, bem como na vida dos alunos surdos que recebem o atendimento especializado. Para fundamentação teórica, foi realizado um estudo bibliográfico em periódicos, livros e artigos científicos. Autores como Meira (2001). Santi (2010), Mantoan (2005), dentre outros, trouxeram contribuições ao nosso debate como metodologia, foi realizada uma pesquisa de campo de caráter quantitativo e qualitativo e os dados foram coletados através de entrevistas, aplicação de questionários junto aos professores da sala comum que atendem alunos surdos, professor do AEE e pais da Escola Municipal Maria de Lourdes Cavalcante no município de Rodolfo Fernandes/RN. Os questionários foram formulados com perguntas fechadas e abertas, que posterior mente foram analisadas e discutidas. Como resultados, as autonarrativas nos apontam a importância do AEE como suporte à inclusão dos alunos com surdez no ensino regular, foram destacadas, contribuições relacionadas a pratica pedagógica, à proposta de inclusão dos alunos surdos e proposições indicativas que colaboram para reflexões da prática educativa na escola pesquisada. |
id |
UFER_247fe804debbf5879a23174a1c5ec964 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/8320 |
network_acronym_str |
UFER |
network_name_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository_id_str |
|
spelling |
Contribuições do atendimento educacional especializado na inclusão dos alunos surdos no ensino regularCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALSurdezAtendimento Educacional Especializado - AEESala comumO acesso à educação é um direito de todo cidadão, nesse sentido a inclusão da pessoa surda na escola regular não difere das demais pessoas da sociedade, haja vista que este é um direito previsto em Lei. Neste sentido, esta pesquisa buscou compreender as contribuições do Atendimento Educacional Especializado - AEE na inclusão de alunos surdos na sala regular de ensino, bem como na vida dos alunos surdos que recebem o atendimento especializado. Para fundamentação teórica, foi realizado um estudo bibliográfico em periódicos, livros e artigos científicos. Autores como Meira (2001). Santi (2010), Mantoan (2005), dentre outros, trouxeram contribuições ao nosso debate como metodologia, foi realizada uma pesquisa de campo de caráter quantitativo e qualitativo e os dados foram coletados através de entrevistas, aplicação de questionários junto aos professores da sala comum que atendem alunos surdos, professor do AEE e pais da Escola Municipal Maria de Lourdes Cavalcante no município de Rodolfo Fernandes/RN. Os questionários foram formulados com perguntas fechadas e abertas, que posterior mente foram analisadas e discutidas. Como resultados, as autonarrativas nos apontam a importância do AEE como suporte à inclusão dos alunos com surdez no ensino regular, foram destacadas, contribuições relacionadas a pratica pedagógica, à proposta de inclusão dos alunos surdos e proposições indicativas que colaboram para reflexões da prática educativa na escola pesquisada.BrasilCentro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAHUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoEspecialização em Atendimento Educacional EspecializadoChagas, Maria de Fátima de Lima dasChagas, Maria de Fátima de Lima dasChagas, Maria de Fátima de Lima dasRebouças, José VálterGonçalves, Kezia VianaMedeiros, Maria de Loudes Fernandes deMarcolino, Maria Rosineide Torres2023-01-13T20:18:35Z2023-01-13T20:18:35Z2017-06-01info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpdfapplication/pdfhttps://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8320Mossoróinfo:eu-repo/semantics/openAccessUFERSACC-BY-SAhttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0porreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-07-10T23:42:30Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/8320Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-07-10T23:42:30Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contribuições do atendimento educacional especializado na inclusão dos alunos surdos no ensino regular |
title |
Contribuições do atendimento educacional especializado na inclusão dos alunos surdos no ensino regular |
spellingShingle |
Contribuições do atendimento educacional especializado na inclusão dos alunos surdos no ensino regular Marcolino, Maria Rosineide Torres CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL Surdez Atendimento Educacional Especializado - AEE Sala comum |
title_short |
Contribuições do atendimento educacional especializado na inclusão dos alunos surdos no ensino regular |
title_full |
Contribuições do atendimento educacional especializado na inclusão dos alunos surdos no ensino regular |
title_fullStr |
Contribuições do atendimento educacional especializado na inclusão dos alunos surdos no ensino regular |
title_full_unstemmed |
Contribuições do atendimento educacional especializado na inclusão dos alunos surdos no ensino regular |
title_sort |
Contribuições do atendimento educacional especializado na inclusão dos alunos surdos no ensino regular |
author |
Marcolino, Maria Rosineide Torres |
author_facet |
Marcolino, Maria Rosineide Torres |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Chagas, Maria de Fátima de Lima das Chagas, Maria de Fátima de Lima das Chagas, Maria de Fátima de Lima das Rebouças, José Válter Gonçalves, Kezia Viana Medeiros, Maria de Loudes Fernandes de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marcolino, Maria Rosineide Torres |
dc.subject.por.fl_str_mv |
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL Surdez Atendimento Educacional Especializado - AEE Sala comum |
topic |
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL Surdez Atendimento Educacional Especializado - AEE Sala comum |
description |
O acesso à educação é um direito de todo cidadão, nesse sentido a inclusão da pessoa surda na escola regular não difere das demais pessoas da sociedade, haja vista que este é um direito previsto em Lei. Neste sentido, esta pesquisa buscou compreender as contribuições do Atendimento Educacional Especializado - AEE na inclusão de alunos surdos na sala regular de ensino, bem como na vida dos alunos surdos que recebem o atendimento especializado. Para fundamentação teórica, foi realizado um estudo bibliográfico em periódicos, livros e artigos científicos. Autores como Meira (2001). Santi (2010), Mantoan (2005), dentre outros, trouxeram contribuições ao nosso debate como metodologia, foi realizada uma pesquisa de campo de caráter quantitativo e qualitativo e os dados foram coletados através de entrevistas, aplicação de questionários junto aos professores da sala comum que atendem alunos surdos, professor do AEE e pais da Escola Municipal Maria de Lourdes Cavalcante no município de Rodolfo Fernandes/RN. Os questionários foram formulados com perguntas fechadas e abertas, que posterior mente foram analisadas e discutidas. Como resultados, as autonarrativas nos apontam a importância do AEE como suporte à inclusão dos alunos com surdez no ensino regular, foram destacadas, contribuições relacionadas a pratica pedagógica, à proposta de inclusão dos alunos surdos e proposições indicativas que colaboram para reflexões da prática educativa na escola pesquisada. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-06-01 2023-01-13T20:18:35Z 2023-01-13T20:18:35Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8320 |
url |
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8320 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess UFERSA CC-BY-SA https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
rights_invalid_str_mv |
UFERSA CC-BY-SA https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 |
dc.format.none.fl_str_mv |
pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Mossoró |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brasil Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido Especialização em Atendimento Educacional Especializado |
publisher.none.fl_str_mv |
Brasil Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido Especialização em Atendimento Educacional Especializado |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) instacron:UFERSA |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
instacron_str |
UFERSA |
institution |
UFERSA |
reponame_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
collection |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br |
_version_ |
1821526254639120384 |