Contribuições do atendimento educacional especializado na inclusão dos alunos surdos no ensino regular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marcolino, Maria Rosineide Torres
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8320
Resumo: O acesso à educação é um direito de todo cidadão, nesse sentido a inclusão da pessoa surda na escola regular não difere das demais pessoas da sociedade, haja vista que este é um direito previsto em Lei. Neste sentido, esta pesquisa buscou compreender as contribuições do Atendimento Educacional Especializado - AEE na inclusão de alunos surdos na sala regular de ensino, bem como na vida dos alunos surdos que recebem o atendimento especializado. Para fundamentação teórica, foi realizado um estudo bibliográfico em periódicos, livros e artigos científicos. Autores como Meira (2001). Santi (2010), Mantoan (2005), dentre outros, trouxeram contribuições ao nosso debate como metodologia, foi realizada uma pesquisa de campo de caráter quantitativo e qualitativo e os dados foram coletados através de entrevistas, aplicação de questionários junto aos professores da sala comum que atendem alunos surdos, professor do AEE e pais da Escola Municipal Maria de Lourdes Cavalcante no município de Rodolfo Fernandes/RN. Os questionários foram formulados com perguntas fechadas e abertas, que posterior mente foram analisadas e discutidas. Como resultados, as autonarrativas nos apontam a importância do AEE como suporte à inclusão dos alunos com surdez no ensino regular, foram destacadas, contribuições relacionadas a pratica pedagógica, à proposta de inclusão dos alunos surdos e proposições indicativas que colaboram para reflexões da prática educativa na escola pesquisada.
id UFER_247fe804debbf5879a23174a1c5ec964
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/8320
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling Contribuições do atendimento educacional especializado na inclusão dos alunos surdos no ensino regularCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALSurdezAtendimento Educacional Especializado - AEESala comumO acesso à educação é um direito de todo cidadão, nesse sentido a inclusão da pessoa surda na escola regular não difere das demais pessoas da sociedade, haja vista que este é um direito previsto em Lei. Neste sentido, esta pesquisa buscou compreender as contribuições do Atendimento Educacional Especializado - AEE na inclusão de alunos surdos na sala regular de ensino, bem como na vida dos alunos surdos que recebem o atendimento especializado. Para fundamentação teórica, foi realizado um estudo bibliográfico em periódicos, livros e artigos científicos. Autores como Meira (2001). Santi (2010), Mantoan (2005), dentre outros, trouxeram contribuições ao nosso debate como metodologia, foi realizada uma pesquisa de campo de caráter quantitativo e qualitativo e os dados foram coletados através de entrevistas, aplicação de questionários junto aos professores da sala comum que atendem alunos surdos, professor do AEE e pais da Escola Municipal Maria de Lourdes Cavalcante no município de Rodolfo Fernandes/RN. Os questionários foram formulados com perguntas fechadas e abertas, que posterior mente foram analisadas e discutidas. Como resultados, as autonarrativas nos apontam a importância do AEE como suporte à inclusão dos alunos com surdez no ensino regular, foram destacadas, contribuições relacionadas a pratica pedagógica, à proposta de inclusão dos alunos surdos e proposições indicativas que colaboram para reflexões da prática educativa na escola pesquisada.BrasilCentro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAHUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoEspecialização em Atendimento Educacional EspecializadoChagas, Maria de Fátima de Lima dasChagas, Maria de Fátima de Lima dasChagas, Maria de Fátima de Lima dasRebouças, José VálterGonçalves, Kezia VianaMedeiros, Maria de Loudes Fernandes deMarcolino, Maria Rosineide Torres2023-01-13T20:18:35Z2023-01-13T20:18:35Z2017-06-01info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpdfapplication/pdfhttps://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8320Mossoróinfo:eu-repo/semantics/openAccessUFERSACC-BY-SAhttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0porreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-07-10T23:42:30Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/8320Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-07-10T23:42:30Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições do atendimento educacional especializado na inclusão dos alunos surdos no ensino regular
title Contribuições do atendimento educacional especializado na inclusão dos alunos surdos no ensino regular
spellingShingle Contribuições do atendimento educacional especializado na inclusão dos alunos surdos no ensino regular
Marcolino, Maria Rosineide Torres
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Surdez
Atendimento Educacional Especializado - AEE
Sala comum
title_short Contribuições do atendimento educacional especializado na inclusão dos alunos surdos no ensino regular
title_full Contribuições do atendimento educacional especializado na inclusão dos alunos surdos no ensino regular
title_fullStr Contribuições do atendimento educacional especializado na inclusão dos alunos surdos no ensino regular
title_full_unstemmed Contribuições do atendimento educacional especializado na inclusão dos alunos surdos no ensino regular
title_sort Contribuições do atendimento educacional especializado na inclusão dos alunos surdos no ensino regular
author Marcolino, Maria Rosineide Torres
author_facet Marcolino, Maria Rosineide Torres
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Chagas, Maria de Fátima de Lima das
Chagas, Maria de Fátima de Lima das
Chagas, Maria de Fátima de Lima das
Rebouças, José Válter
Gonçalves, Kezia Viana
Medeiros, Maria de Loudes Fernandes de
dc.contributor.author.fl_str_mv Marcolino, Maria Rosineide Torres
dc.subject.por.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Surdez
Atendimento Educacional Especializado - AEE
Sala comum
topic CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Surdez
Atendimento Educacional Especializado - AEE
Sala comum
description O acesso à educação é um direito de todo cidadão, nesse sentido a inclusão da pessoa surda na escola regular não difere das demais pessoas da sociedade, haja vista que este é um direito previsto em Lei. Neste sentido, esta pesquisa buscou compreender as contribuições do Atendimento Educacional Especializado - AEE na inclusão de alunos surdos na sala regular de ensino, bem como na vida dos alunos surdos que recebem o atendimento especializado. Para fundamentação teórica, foi realizado um estudo bibliográfico em periódicos, livros e artigos científicos. Autores como Meira (2001). Santi (2010), Mantoan (2005), dentre outros, trouxeram contribuições ao nosso debate como metodologia, foi realizada uma pesquisa de campo de caráter quantitativo e qualitativo e os dados foram coletados através de entrevistas, aplicação de questionários junto aos professores da sala comum que atendem alunos surdos, professor do AEE e pais da Escola Municipal Maria de Lourdes Cavalcante no município de Rodolfo Fernandes/RN. Os questionários foram formulados com perguntas fechadas e abertas, que posterior mente foram analisadas e discutidas. Como resultados, as autonarrativas nos apontam a importância do AEE como suporte à inclusão dos alunos com surdez no ensino regular, foram destacadas, contribuições relacionadas a pratica pedagógica, à proposta de inclusão dos alunos surdos e proposições indicativas que colaboram para reflexões da prática educativa na escola pesquisada.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-01
2023-01-13T20:18:35Z
2023-01-13T20:18:35Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8320
url https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8320
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
UFERSA
CC-BY-SA
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
rights_invalid_str_mv UFERSA
CC-BY-SA
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Mossoró
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Especialização em Atendimento Educacional Especializado
publisher.none.fl_str_mv Brasil
Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Especialização em Atendimento Educacional Especializado
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1821526254639120384