O uso do tangram como recurso lúdico para o ensino e a aprendizagem de matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9418 |
Resumo: | Tendo em vista que a matemática pode ser ensinada de forma prazerosa e divertida, pesquisa-se sobre o usos do tangram como ferramenta lúdica para ensino e aprendizagem de matemática. Afim de Analisar a importância do Tangram e sua contribuição no ensino e aprendizagem na educação matemática. Portanto, é necessário promover o conhecimento, estimulando a curiosidade e a capacidade de compreensão do educando, promovendo aulas alinhado as novas tendências educacionais como uma metodologia de ensino que busca facilitar o ensino e aprendizagem, utilizar o tangram como ferramenta lúdica que pode ser usado como recurso didático. Realiza-se, uma pesquisa qualitativa com aspectos descritivos, onde recorreu-se as pesquisas bibliográficas relacionadas ao tema. Utilizando esse embasamento teórico foi possível mostrar a utilização do tangram e sua importância como material lúdico com ênfase no ensino de matemática. Além disso foi demonstrado como o tangram pode ser utilizado para o ensino de frações, números decimais, porcentagem e teorema de Pitágoras. Diante disso, verifica-se que com ele pode ser trabalhado vários conteúdos estimulando o raciocínio lógico. Podendo ser introduzido nos mais variados níveis de ensino. Contribuindo para a criação de novas habilidades e competências que se fazem necessárias para a aprendizagem de diversos conteúdos no ensino de matemática, tais como: frações, números racionais, porcentagem e o teorema de Pitágoras. |
id |
UFER_2c30293b5fdfe0a4d608396bbf0dfc6c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/9418 |
network_acronym_str |
UFER |
network_name_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository_id_str |
|
spelling |
O uso do tangram como recurso lúdico para o ensino e a aprendizagem de matemáticaCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICATangramEnsino-aprendizagemFraçõesPorcentagemTeorema de PitágorasTendo em vista que a matemática pode ser ensinada de forma prazerosa e divertida, pesquisa-se sobre o usos do tangram como ferramenta lúdica para ensino e aprendizagem de matemática. Afim de Analisar a importância do Tangram e sua contribuição no ensino e aprendizagem na educação matemática. Portanto, é necessário promover o conhecimento, estimulando a curiosidade e a capacidade de compreensão do educando, promovendo aulas alinhado as novas tendências educacionais como uma metodologia de ensino que busca facilitar o ensino e aprendizagem, utilizar o tangram como ferramenta lúdica que pode ser usado como recurso didático. Realiza-se, uma pesquisa qualitativa com aspectos descritivos, onde recorreu-se as pesquisas bibliográficas relacionadas ao tema. Utilizando esse embasamento teórico foi possível mostrar a utilização do tangram e sua importância como material lúdico com ênfase no ensino de matemática. Além disso foi demonstrado como o tangram pode ser utilizado para o ensino de frações, números decimais, porcentagem e teorema de Pitágoras. Diante disso, verifica-se que com ele pode ser trabalhado vários conteúdos estimulando o raciocínio lógico. Podendo ser introduzido nos mais variados níveis de ensino. Contribuindo para a criação de novas habilidades e competências que se fazem necessárias para a aprendizagem de diversos conteúdos no ensino de matemática, tais como: frações, números racionais, porcentagem e o teorema de Pitágoras.BrasilCentro de Ciências Exatas e Naturais - CCENUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoAndrade, Luiza Helena Felix deAndrade, Luiza Helena Felix deAndrade, Luiza Helena Felix deMoura, Andréa Maria FerreiraNascimento, Valdenize Lopes doAlmeida, Adrian Francisco de2023-07-05T12:20:37Z2023-07-05T12:20:37Z2020-06-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfhttps://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9418MossoróUFERSACC-BY-SAhttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-02-29T23:58:11Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/9418Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-02-29T23:58:11Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O uso do tangram como recurso lúdico para o ensino e a aprendizagem de matemática |
title |
O uso do tangram como recurso lúdico para o ensino e a aprendizagem de matemática |
spellingShingle |
O uso do tangram como recurso lúdico para o ensino e a aprendizagem de matemática Almeida, Adrian Francisco de CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA Tangram Ensino-aprendizagem Frações Porcentagem Teorema de Pitágoras |
title_short |
O uso do tangram como recurso lúdico para o ensino e a aprendizagem de matemática |
title_full |
O uso do tangram como recurso lúdico para o ensino e a aprendizagem de matemática |
title_fullStr |
O uso do tangram como recurso lúdico para o ensino e a aprendizagem de matemática |
title_full_unstemmed |
O uso do tangram como recurso lúdico para o ensino e a aprendizagem de matemática |
title_sort |
O uso do tangram como recurso lúdico para o ensino e a aprendizagem de matemática |
author |
Almeida, Adrian Francisco de |
author_facet |
Almeida, Adrian Francisco de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Andrade, Luiza Helena Felix de Andrade, Luiza Helena Felix de Andrade, Luiza Helena Felix de Moura, Andréa Maria Ferreira Nascimento, Valdenize Lopes do |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Adrian Francisco de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA Tangram Ensino-aprendizagem Frações Porcentagem Teorema de Pitágoras |
topic |
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA Tangram Ensino-aprendizagem Frações Porcentagem Teorema de Pitágoras |
description |
Tendo em vista que a matemática pode ser ensinada de forma prazerosa e divertida, pesquisa-se sobre o usos do tangram como ferramenta lúdica para ensino e aprendizagem de matemática. Afim de Analisar a importância do Tangram e sua contribuição no ensino e aprendizagem na educação matemática. Portanto, é necessário promover o conhecimento, estimulando a curiosidade e a capacidade de compreensão do educando, promovendo aulas alinhado as novas tendências educacionais como uma metodologia de ensino que busca facilitar o ensino e aprendizagem, utilizar o tangram como ferramenta lúdica que pode ser usado como recurso didático. Realiza-se, uma pesquisa qualitativa com aspectos descritivos, onde recorreu-se as pesquisas bibliográficas relacionadas ao tema. Utilizando esse embasamento teórico foi possível mostrar a utilização do tangram e sua importância como material lúdico com ênfase no ensino de matemática. Além disso foi demonstrado como o tangram pode ser utilizado para o ensino de frações, números decimais, porcentagem e teorema de Pitágoras. Diante disso, verifica-se que com ele pode ser trabalhado vários conteúdos estimulando o raciocínio lógico. Podendo ser introduzido nos mais variados níveis de ensino. Contribuindo para a criação de novas habilidades e competências que se fazem necessárias para a aprendizagem de diversos conteúdos no ensino de matemática, tais como: frações, números racionais, porcentagem e o teorema de Pitágoras. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-30 2023-07-05T12:20:37Z 2023-07-05T12:20:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9418 |
url |
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9418 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
UFERSA CC-BY-SA https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
UFERSA CC-BY-SA https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Mossoró |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brasil Centro de Ciências Exatas e Naturais - CCEN UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
publisher.none.fl_str_mv |
Brasil Centro de Ciências Exatas e Naturais - CCEN UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) instacron:UFERSA |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
instacron_str |
UFERSA |
institution |
UFERSA |
reponame_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
collection |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br |
_version_ |
1809747485641408512 |