O uso do tangram como recurso lúdico para o ensino e a aprendizagem de matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Adrian Francisco de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9418
Resumo: Tendo em vista que a matemática pode ser ensinada de forma prazerosa e divertida, pesquisa-se sobre o usos do tangram como ferramenta lúdica para ensino e aprendizagem de matemática. Afim de Analisar a importância do Tangram e sua contribuição no ensino e aprendizagem na educação matemática. Portanto, é necessário promover o conhecimento, estimulando a curiosidade e a capacidade de compreensão do educando, promovendo aulas alinhado as novas tendências educacionais como uma metodologia de ensino que busca facilitar o ensino e aprendizagem, utilizar o tangram como ferramenta lúdica que pode ser usado como recurso didático. Realiza-se, uma pesquisa qualitativa com aspectos descritivos, onde recorreu-se as pesquisas bibliográficas relacionadas ao tema. Utilizando esse embasamento teórico foi possível mostrar a utilização do tangram e sua importância como material lúdico com ênfase no ensino de matemática. Além disso foi demonstrado como o tangram pode ser utilizado para o ensino de frações, números decimais, porcentagem e teorema de Pitágoras. Diante disso, verifica-se que com ele pode ser trabalhado vários conteúdos estimulando o raciocínio lógico. Podendo ser introduzido nos mais variados níveis de ensino. Contribuindo para a criação de novas habilidades e competências que se fazem necessárias para a aprendizagem de diversos conteúdos no ensino de matemática, tais como: frações, números racionais, porcentagem e o teorema de Pitágoras.
id UFER_2c30293b5fdfe0a4d608396bbf0dfc6c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/9418
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling O uso do tangram como recurso lúdico para o ensino e a aprendizagem de matemáticaCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICATangramEnsino-aprendizagemFraçõesPorcentagemTeorema de PitágorasTendo em vista que a matemática pode ser ensinada de forma prazerosa e divertida, pesquisa-se sobre o usos do tangram como ferramenta lúdica para ensino e aprendizagem de matemática. Afim de Analisar a importância do Tangram e sua contribuição no ensino e aprendizagem na educação matemática. Portanto, é necessário promover o conhecimento, estimulando a curiosidade e a capacidade de compreensão do educando, promovendo aulas alinhado as novas tendências educacionais como uma metodologia de ensino que busca facilitar o ensino e aprendizagem, utilizar o tangram como ferramenta lúdica que pode ser usado como recurso didático. Realiza-se, uma pesquisa qualitativa com aspectos descritivos, onde recorreu-se as pesquisas bibliográficas relacionadas ao tema. Utilizando esse embasamento teórico foi possível mostrar a utilização do tangram e sua importância como material lúdico com ênfase no ensino de matemática. Além disso foi demonstrado como o tangram pode ser utilizado para o ensino de frações, números decimais, porcentagem e teorema de Pitágoras. Diante disso, verifica-se que com ele pode ser trabalhado vários conteúdos estimulando o raciocínio lógico. Podendo ser introduzido nos mais variados níveis de ensino. Contribuindo para a criação de novas habilidades e competências que se fazem necessárias para a aprendizagem de diversos conteúdos no ensino de matemática, tais como: frações, números racionais, porcentagem e o teorema de Pitágoras.BrasilCentro de Ciências Exatas e Naturais - CCENUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoAndrade, Luiza Helena Felix deAndrade, Luiza Helena Felix deAndrade, Luiza Helena Felix deMoura, Andréa Maria FerreiraNascimento, Valdenize Lopes doAlmeida, Adrian Francisco de2023-07-05T12:20:37Z2023-07-05T12:20:37Z2020-06-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfhttps://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9418MossoróUFERSACC-BY-SAhttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-02-29T23:58:11Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/9418Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-02-29T23:58:11Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso do tangram como recurso lúdico para o ensino e a aprendizagem de matemática
title O uso do tangram como recurso lúdico para o ensino e a aprendizagem de matemática
spellingShingle O uso do tangram como recurso lúdico para o ensino e a aprendizagem de matemática
Almeida, Adrian Francisco de
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Tangram
Ensino-aprendizagem
Frações
Porcentagem
Teorema de Pitágoras
title_short O uso do tangram como recurso lúdico para o ensino e a aprendizagem de matemática
title_full O uso do tangram como recurso lúdico para o ensino e a aprendizagem de matemática
title_fullStr O uso do tangram como recurso lúdico para o ensino e a aprendizagem de matemática
title_full_unstemmed O uso do tangram como recurso lúdico para o ensino e a aprendizagem de matemática
title_sort O uso do tangram como recurso lúdico para o ensino e a aprendizagem de matemática
author Almeida, Adrian Francisco de
author_facet Almeida, Adrian Francisco de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Andrade, Luiza Helena Felix de
Andrade, Luiza Helena Felix de
Andrade, Luiza Helena Felix de
Moura, Andréa Maria Ferreira
Nascimento, Valdenize Lopes do
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Adrian Francisco de
dc.subject.por.fl_str_mv CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Tangram
Ensino-aprendizagem
Frações
Porcentagem
Teorema de Pitágoras
topic CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Tangram
Ensino-aprendizagem
Frações
Porcentagem
Teorema de Pitágoras
description Tendo em vista que a matemática pode ser ensinada de forma prazerosa e divertida, pesquisa-se sobre o usos do tangram como ferramenta lúdica para ensino e aprendizagem de matemática. Afim de Analisar a importância do Tangram e sua contribuição no ensino e aprendizagem na educação matemática. Portanto, é necessário promover o conhecimento, estimulando a curiosidade e a capacidade de compreensão do educando, promovendo aulas alinhado as novas tendências educacionais como uma metodologia de ensino que busca facilitar o ensino e aprendizagem, utilizar o tangram como ferramenta lúdica que pode ser usado como recurso didático. Realiza-se, uma pesquisa qualitativa com aspectos descritivos, onde recorreu-se as pesquisas bibliográficas relacionadas ao tema. Utilizando esse embasamento teórico foi possível mostrar a utilização do tangram e sua importância como material lúdico com ênfase no ensino de matemática. Além disso foi demonstrado como o tangram pode ser utilizado para o ensino de frações, números decimais, porcentagem e teorema de Pitágoras. Diante disso, verifica-se que com ele pode ser trabalhado vários conteúdos estimulando o raciocínio lógico. Podendo ser introduzido nos mais variados níveis de ensino. Contribuindo para a criação de novas habilidades e competências que se fazem necessárias para a aprendizagem de diversos conteúdos no ensino de matemática, tais como: frações, números racionais, porcentagem e o teorema de Pitágoras.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-30
2023-07-05T12:20:37Z
2023-07-05T12:20:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9418
url https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9418
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv UFERSA
CC-BY-SA
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv UFERSA
CC-BY-SA
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Mossoró
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
Centro de Ciências Exatas e Naturais - CCEN
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
publisher.none.fl_str_mv Brasil
Centro de Ciências Exatas e Naturais - CCEN
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1809747485641408512