Estudo teórico da propagação de trinca por fadiga em componentes baseada na mecânica da fratura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Camila Elnatana Ramos dos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/1241
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/3656
Resumo: Monografia
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spelling Estudo teórico da propagação de trinca por fadiga em componentes baseada na mecânica da fraturaFadigaDescontinuidadeMecânica da fraturaFalhaCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICAMonografiaNão possuiA fadiga é um tipo de falha que ocorre em estruturas que são submetidas a repetidos ciclos mecânicos ou termomecânicos de tensão ou deformação. Esse fenômeno pode ser observado nas mais diversas estruturas, desde um eixo automotivo a uma aeronave, ou pontes e outros elementos mecânicos. A fadiga é responsável por 90% em média de todas as falhas metálicas, isso acontece devido a negligencia com que tratam o assunto, além disso, a área de estudos da fadiga é considerada multidisciplinar, que exige do engenheiro conhecimentos em metalúrgica, ciência dos materiais, mecânica, processos de fabricação, simulação computacional e testes de laboratório, o que dificulta seu estudo. Porém, existem métodos de analisa-la e quantifica-la a fim de prever suas falhas, essa previsão dará confiabilidade ao componente, algo que, em componentes que podem por em risco a vida humana, é imprescindível. Além da confiabilidade, prever a vida útil de um equipamento, trás economia, visto que não trará os imprevistos que ocorrem em situações de falha inesperada. Pra esse estudo contaremos com a metodologia da Mecânica da fratura que prevê falhas causadas por fadiga em componentes submetidos a esforços cíclicos. A Mecânica da fratura faz essa previsão de acordo com o tamanho e a localização da descontinuidade inicial do componente, com essas informações poderemos prever seu desenvolvimento até que sua possível falha seja iminente.Trabalho não financiado por agência de fomento, ou autofinanciadoUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoBrasilCentro de Engenharias - CEUFERSACavalcante, Fabrício José Nóbregahttp://lattes.cnpq.br/Pilar, Zoroastro Torreshttp://lattes.cnpq.br/Araújo, Luís de Freitashttp://lattes.cnpq.br/Santos, Camila Elnatana Ramos dos2019-12-11T13:02:29Z2019-12-11T13:02:29Z2018-09-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSantos (2018) (SANTOS, 2018)https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/1241https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/3656porSANTOS, Camila Elnatana Ramos dos. Estudo teórico da propagação de trinca por fadiga em componentes baseada na mecânica da fratura. 2018. 67f. Monografia (Curso de Engenharia Mecânica), Centro de Engenharias, Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Mossoró, 2018.CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-09-14T13:46:46Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/3656Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-09-14T13:46:46Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
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