Análises exploratória e multivariada como ferramentas para diagnosticar o curso de engenharia de produção no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Josicleyton Azevedo dos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8698
Resumo: Este trabalho aborda o uso das técnicas estatísticas de análises exploratória e multivariada de dados, dentro do contexto educacional. Tem como objetivo uma melhor percepção em torno das características que compõem o atual ensino em Engenharia de Produção no Brasil. Quanto à metodologia, este estudo se caracteriza como uma pesquisa exploratória, através da coleta, tratamento, modelagem e análise dos dados presentes no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) do ano de 2019, do curso de Engenharia de Produção, aplicando as ferramentas das análises exploratória e multivariada de dados, por meio da linguagem de programação Python. Os resultados levaram a conclusões pertinentes do atual cenário de ensino de Engenharia de Produção, de acordo com a categoria administrativa, organização acadêmica, modalidade de ensino e região, bem como as características mais relevantes de ensino. Pretende-se assim auxiliar a todos os interessados na qualidade, melhoria e gestão do ensino superior, especialmente, em Engenharia de Produção
id UFER_2f12b9d5050d7890f686dee36bbd1f8c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/8698
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling Análises exploratória e multivariada como ferramentas para diagnosticar o curso de engenharia de produção no BrasilCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOEngenharia de ProduçãoAnálise ExploratóriaAnálise MultivariadaRegressão MúltiplaClusterizaçãoEste trabalho aborda o uso das técnicas estatísticas de análises exploratória e multivariada de dados, dentro do contexto educacional. Tem como objetivo uma melhor percepção em torno das características que compõem o atual ensino em Engenharia de Produção no Brasil. Quanto à metodologia, este estudo se caracteriza como uma pesquisa exploratória, através da coleta, tratamento, modelagem e análise dos dados presentes no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) do ano de 2019, do curso de Engenharia de Produção, aplicando as ferramentas das análises exploratória e multivariada de dados, por meio da linguagem de programação Python. Os resultados levaram a conclusões pertinentes do atual cenário de ensino de Engenharia de Produção, de acordo com a categoria administrativa, organização acadêmica, modalidade de ensino e região, bem como as características mais relevantes de ensino. Pretende-se assim auxiliar a todos os interessados na qualidade, melhoria e gestão do ensino superior, especialmente, em Engenharia de Produção46 f.BrasilCentro de Engenharias - CEUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoRocha, Miriam KarlaRocha, Miriam KarlaRocha, Andre Luiz Sena daMoura, Tádila Larissa GomesSantos, Josicleyton Azevedo dos2023-02-01T11:10:41Z2023-02-01T11:10:41Z2022-06-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfSANTOS, Josicleyton Azevedo dos. Análises exploratória e multivariada como ferramentas para diagnosticar o curso de engenharia de produção no Brasil. 2022. 46 f. TCC (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2022.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8698MossoróUFERSACC-BY-SAhttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-10-30T20:28:53Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/8698Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-10-30T20:28:53Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Análises exploratória e multivariada como ferramentas para diagnosticar o curso de engenharia de produção no Brasil
title Análises exploratória e multivariada como ferramentas para diagnosticar o curso de engenharia de produção no Brasil
spellingShingle Análises exploratória e multivariada como ferramentas para diagnosticar o curso de engenharia de produção no Brasil
Santos, Josicleyton Azevedo dos
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
Engenharia de Produção
Análise Exploratória
Análise Multivariada
Regressão Múltipla
Clusterização
title_short Análises exploratória e multivariada como ferramentas para diagnosticar o curso de engenharia de produção no Brasil
title_full Análises exploratória e multivariada como ferramentas para diagnosticar o curso de engenharia de produção no Brasil
title_fullStr Análises exploratória e multivariada como ferramentas para diagnosticar o curso de engenharia de produção no Brasil
title_full_unstemmed Análises exploratória e multivariada como ferramentas para diagnosticar o curso de engenharia de produção no Brasil
title_sort Análises exploratória e multivariada como ferramentas para diagnosticar o curso de engenharia de produção no Brasil
author Santos, Josicleyton Azevedo dos
author_facet Santos, Josicleyton Azevedo dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rocha, Miriam Karla
Rocha, Miriam Karla
Rocha, Andre Luiz Sena da
Moura, Tádila Larissa Gomes
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Josicleyton Azevedo dos
dc.subject.por.fl_str_mv CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
Engenharia de Produção
Análise Exploratória
Análise Multivariada
Regressão Múltipla
Clusterização
topic CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
Engenharia de Produção
Análise Exploratória
Análise Multivariada
Regressão Múltipla
Clusterização
description Este trabalho aborda o uso das técnicas estatísticas de análises exploratória e multivariada de dados, dentro do contexto educacional. Tem como objetivo uma melhor percepção em torno das características que compõem o atual ensino em Engenharia de Produção no Brasil. Quanto à metodologia, este estudo se caracteriza como uma pesquisa exploratória, através da coleta, tratamento, modelagem e análise dos dados presentes no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) do ano de 2019, do curso de Engenharia de Produção, aplicando as ferramentas das análises exploratória e multivariada de dados, por meio da linguagem de programação Python. Os resultados levaram a conclusões pertinentes do atual cenário de ensino de Engenharia de Produção, de acordo com a categoria administrativa, organização acadêmica, modalidade de ensino e região, bem como as características mais relevantes de ensino. Pretende-se assim auxiliar a todos os interessados na qualidade, melhoria e gestão do ensino superior, especialmente, em Engenharia de Produção
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-14
2023-02-01T11:10:41Z
2023-02-01T11:10:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Josicleyton Azevedo dos. Análises exploratória e multivariada como ferramentas para diagnosticar o curso de engenharia de produção no Brasil. 2022. 46 f. TCC (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2022.
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8698
identifier_str_mv SANTOS, Josicleyton Azevedo dos. Análises exploratória e multivariada como ferramentas para diagnosticar o curso de engenharia de produção no Brasil. 2022. 46 f. TCC (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2022.
url https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8698
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv UFERSA
CC-BY-SA
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv UFERSA
CC-BY-SA
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Mossoró
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
Centro de Engenharias - CE
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
publisher.none.fl_str_mv Brasil
Centro de Engenharias - CE
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1809747489847246848