O processo jurídico do combate à seca na década de 1930: uma análise da constitucionalização da seca na assembleia constituinte de 1933-1934
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | http://lattes.cnpq.br/9016542705961445 https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/11007 |
Resumo: | Fenômeno típico das regiões áridas e semiáridas do mundo, a seca, no nosso país, se encontra presente em praticamente todos os Estados da Região Nordeste, além de parte do extremonorte de Minas Gerais. Muito mais que um longo período de estiagem, essa condição cíclica e recorrente transpassa questões meramente climáticas e geográficas, chegando a desemborcar nas esferas sociais, políticas e econômicas ligadas à Região, além de ser responsável por toda a criação da imagética brasileira sobre o sertão nordestino e o povo que ali reside. Condições como essa são descritas desde o ano de 1583, contudo, apenas com o advento da Lei n.º 886, de 1856, houve o ensejo para criação de dispositivos normativos que abordassem a temática em questão. A despeito de possuir uma periodicidade já naturalizada pelo povo nordestino, foi somente 78 anos depois do advento desta lei que o combate à seca e a ajuda aos Estados por ela assolados passa a ser incorporado em uma Constituição (em 1934), por meio do artigo 5º, XV e artigo 177, caput, com seu parágrafo 3º. A partir da junção desse fato com a verificação de uma ausência de estudos sobre como ocorreu o debate parlamentar durante a Assembleia Nacional Constituinte de 1933-1934 sobre a incorporação desse direito, desenvolvemos a problemática: “Como ocorreu o processo de constitucionalização do combate à seca durante a Assembleia Nacional Constituinte de 1933-1934?”. Visando responder essa questão, desenvolvemos como objetivo geral analisar o percurso da seca para sua constitucionalização durante a Assembleia Nacional Constituinte de 1933-1934. Como objetivo específico analisamos os decretos-leis emitidos por Vargas entre 1930-1934 que possuíam como foco o combate à seca. Analisamos a seca de 1932, no Ceará, nas perspectivas histórica, econômica e política. Por último, demonstramos como se deram os debates referentes ao combate à seca durante a ANC de 1933-1934. Para realização desta pesquisa, utilizamos o método histórico, com os ensinamentos de Bloch e Hespanha sobre um olhar múltiplo e problematizador do passado. Utilizamos como fontes primárias os relatórios produzidos pelo Ministério da Viação e Obras Públicas, pela Subcomissão do Itamaraty, que preparou um anteprojeto de Constituição, com os Anais da Assembleia Nacional Constituinte de 1933-34. Portanto, ao pesquisar essas fontes, percebemos que a defesa pela incorporação do combate à seca na Constituição de 1934, mesmo sendo feita por discursos humanitários, visava ao fortalecimento das elites nordestinas da época. Mesmo assim, a introdução desse direito se revela como um marco simbólico para o amadurecimento do combate à seca no país, visto que, até o presente, essa questão se apresenta como pauta em determinadas políticas públicas voltadas para o Nordeste |
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O processo jurídico do combate à seca na década de 1930: uma análise da constitucionalização da seca na assembleia constituinte de 1933-1934The legal process of drought combat in the 1930: an analysis of the constitutionalization of drought in the constituent assembly of 1933-1934CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITOsecaAssembleia Nacional Constituinte de 1933-1934Constituição de 1934drought1933-1934 National Constituent Assembly1934 brazilian ConstitutionFenômeno típico das regiões áridas e semiáridas do mundo, a seca, no nosso país, se encontra presente em praticamente todos os Estados da Região Nordeste, além de parte do extremonorte de Minas Gerais. Muito mais que um longo período de estiagem, essa condição cíclica e recorrente transpassa questões meramente climáticas e geográficas, chegando a desemborcar nas esferas sociais, políticas e econômicas ligadas à Região, além de ser responsável por toda a criação da imagética brasileira sobre o sertão nordestino e o povo que ali reside. Condições como essa são descritas desde o ano de 1583, contudo, apenas com o advento da Lei n.º 886, de 1856, houve o ensejo para criação de dispositivos normativos que abordassem a temática em questão. A despeito de possuir uma periodicidade já naturalizada pelo povo nordestino, foi somente 78 anos depois do advento desta lei que o combate à seca e a ajuda aos Estados por ela assolados passa a ser incorporado em uma Constituição (em 1934), por meio do artigo 5º, XV e artigo 177, caput, com seu parágrafo 3º. A partir da junção desse fato com a verificação de uma ausência de estudos sobre como ocorreu o debate parlamentar durante a Assembleia Nacional Constituinte de 1933-1934 sobre a incorporação desse direito, desenvolvemos a problemática: “Como ocorreu o processo de constitucionalização do combate à seca durante a Assembleia Nacional Constituinte de 1933-1934?”. Visando responder essa questão, desenvolvemos como objetivo geral analisar o percurso da seca para sua constitucionalização durante a Assembleia Nacional Constituinte de 1933-1934. Como objetivo específico analisamos os decretos-leis emitidos por Vargas entre 1930-1934 que possuíam como foco o combate à seca. Analisamos a seca de 1932, no Ceará, nas perspectivas histórica, econômica e política. Por último, demonstramos como se deram os debates referentes ao combate à seca durante a ANC de 1933-1934. Para realização desta pesquisa, utilizamos o método histórico, com os ensinamentos de Bloch e Hespanha sobre um olhar múltiplo e problematizador do passado. Utilizamos como fontes primárias os relatórios produzidos pelo Ministério da Viação e Obras Públicas, pela Subcomissão do Itamaraty, que preparou um anteprojeto de Constituição, com os Anais da Assembleia Nacional Constituinte de 1933-34. Portanto, ao pesquisar essas fontes, percebemos que a defesa pela incorporação do combate à seca na Constituição de 1934, mesmo sendo feita por discursos humanitários, visava ao fortalecimento das elites nordestinas da época. Mesmo assim, a introdução desse direito se revela como um marco simbólico para o amadurecimento do combate à seca no país, visto que, até o presente, essa questão se apresenta como pauta em determinadas políticas públicas voltadas para o NordesteThe drought, a typical phenomenon of the arid and semiarid regions in the world, is found in practically all states of Brazil’s Northeastern region, in addition to the northernmost area of Minas Gerais. More than a long dry period, this cyclical and recurrent condition surpasses purely climatic or geographical domains, extending to the social, political, and economical spheres related to its region, while also being responsible for the whole Brazilian imagery of “Sertão Nordestino” and of the people who live there. These conditions are described since 1583, however, the opportunity to create normative instruments to tackle said theme only arose with Law 886, promulgated in 1856. Nevertheless, even though the dry periodicity was already known by the northeastern people, it took 78 years from the advent of the law to its inclusion, via the fight against the drought and the aid to states, in the 1934 Brazilian Constitution, through Article 5, XV, and article 177, caput, along with its paragraph 3. The combination of this fact with the absence of studies that cover the parliamentary debate for the inclusion of said right in the 1933-1934 National Constituent Assembly led us to the following problem: “How did the constitutionalization of the fight against the drought take place in the 1933-1934 National Constituent Assembly?”. To answer this question, as a general objective, we choose to analyze the state of the drought as a constitutional right during the 1934 National Constituent Assembly. As a specific objective, we’ve analyzed the decree-laws issued by Vargas which focused on the fight against the drought, from 1930 to 1934. We’ve also analyzed the historical, economic, and political perspectives of the 1932 drought in Ceará. Lastly, I demonstrate how the debates related to the fight against the drought took place in the 1934 National Constituent Assembly. For carrying out this research, we used the historical method, alongside Bloch’s and Hespanhas’s teachings regarding multiple and problematizing looks of the past. We used, as primary sources, the report produced by the Ministry of Roads and Public Work and by the Itamaraty Subcommittee, which developed a draft of the Constitution, alongside the Annals of the 1933-1934 National Constituent Assembly. Therefore, when searching these sources, we came to the conclusion that the defense for including the fight against the drought in the 1934 Brazilian Constitution, even though based on humanitarian discourses, aimed to strengthen the northeastern elites at the time. Even so, the introduction of this right proves to be a symbolic milestone for the maturing of the fight against the drought in the country, since, in modern days, this problem is still presented as a guideline in certain public policies in the Northeastern region.183 p.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESCCSAHBrasilCentro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAHUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoPrograma de Pós-Graduação em DireitoCabral, Rafael Lamera GiestaCabral, Rafael Lamera GiestaReis, Ulisses Levy Silvério dosCirne, Mariana BarbosaFurtado, Rommel Costa2024-07-29T15:14:41Z2024-07-29T15:14:41Z2023-02-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesispdfapplication/pdf_http://lattes.cnpq.br/8035594335420500http://lattes.cnpq.br/9016542705961445FURTADO, Rommel Costa. O processo jurídico do combate à seca na década de 1930: uma análise da constitucionalização da seca na assembleia constituinte de 1933-1934. 2023. 183 f. Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Mossoró, 2023.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/11007MossoróAttribution-ShareAlike 3.0 BrazilUFERSAhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-07-29T23:14:42Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/11007Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-07-29T23:14:42Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
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