Os custos ex ante e ex post, na relação cliente e empresa, à luz da teoria do custo de transação econômica: um estudo de caso em uma instituição de ensino superior no estado do Ceará
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/1210 https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/3380 |
Resumo: | Artigo Acadêmico |
id |
UFER_389c0122f38de2838c71a329d4a4cce2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/3380 |
network_acronym_str |
UFER |
network_name_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository_id_str |
|
spelling |
Os custos ex ante e ex post, na relação cliente e empresa, à luz da teoria do custo de transação econômica: um estudo de caso em uma instituição de ensino superior no estado do CearáCusto de transaçãoPressupostos comportamentaisAtributos de transaçãoRelação contratualClienteCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISArtigo AcadêmicoNão possuiEsta pesquisa tem por objetivo, identificar os custos ex ante e ex post, na relação cliente e empresa, à luz da teoria do custo de transação econômica, em uma instituição de ensino superior no estado do Ceará. Assim utilizou-se a abordagem qualitativa com interpretação descritiva; já que foi desenvolvido um estudo de caso para se obter as respostas desejadas. Nessa perspectiva, aplicou-se, como instrumento de coleta, a entrevista com o gestor da instituição, sendo que a mesma foi realizada em data definida pela organização e realizada de uma única vez, baseando em um recorte temporal transversal. A entrevista teve duração de duas horas aproximadamente; sendo em seguida transcrita e transferida para o Atlas TI 6.5. Adiante, houve a codificação da mesma em consonância ao tema tratado para classificação dos códigos de acordo com as dimensões analisadas: Racionalidade Limitada, Comportamento oportunista, Especificidade de ativos, Incertezas e frequência. Os códigos ajudaram na construção das redes esquematizadas para fundamentar as discursões dos resultados. Os mesmo mostram que a existência de especificidade de ativos como: locacionais, dedicados, humanos, de marca e localização contribuem para aumentar a frequência nas relações cliente/empresa; uma vez que além de diminuir os níveis de incerteza, proporcionando uma relação mais confiante, também diminui ações oportunistas. Assim, observou que as especificidades são elementos que contribuem para haver redução de custos de transação em instituições de ensino e aumentar a confiança entre os agentes da transação durante as relações firmadas.Trabalho não financiado por agência de fomento, ou autofinanciadoUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoBrasilCentro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAHUFERSASales, Luciana Batistahttp://lattes.cnpq.br/Oliveira, Francisco Paulo Gonçalves2019-12-10T13:28:09Z2019-12-10T13:28:09Z2018-09-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfOliveira (2018) (OLIVEIRA, 2018)https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/1210https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/3380porOLIVEIRA, Francisco Paulo Gonçalves. Os custos ex ante e ex post, na relação cliente e empresa, à luz da teoria do custo de transação econômica: um estudo de caso em uma instituição de ensino superior no estado do Ceará. 21f., Mossoró, 2018.CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-11-27T23:56:24Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/3380Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-11-27T23:56:24Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os custos ex ante e ex post, na relação cliente e empresa, à luz da teoria do custo de transação econômica: um estudo de caso em uma instituição de ensino superior no estado do Ceará |
title |
Os custos ex ante e ex post, na relação cliente e empresa, à luz da teoria do custo de transação econômica: um estudo de caso em uma instituição de ensino superior no estado do Ceará |
spellingShingle |
Os custos ex ante e ex post, na relação cliente e empresa, à luz da teoria do custo de transação econômica: um estudo de caso em uma instituição de ensino superior no estado do Ceará Oliveira, Francisco Paulo Gonçalves Custo de transação Pressupostos comportamentais Atributos de transação Relação contratual Cliente CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS |
title_short |
Os custos ex ante e ex post, na relação cliente e empresa, à luz da teoria do custo de transação econômica: um estudo de caso em uma instituição de ensino superior no estado do Ceará |
title_full |
Os custos ex ante e ex post, na relação cliente e empresa, à luz da teoria do custo de transação econômica: um estudo de caso em uma instituição de ensino superior no estado do Ceará |
title_fullStr |
Os custos ex ante e ex post, na relação cliente e empresa, à luz da teoria do custo de transação econômica: um estudo de caso em uma instituição de ensino superior no estado do Ceará |
title_full_unstemmed |
Os custos ex ante e ex post, na relação cliente e empresa, à luz da teoria do custo de transação econômica: um estudo de caso em uma instituição de ensino superior no estado do Ceará |
title_sort |
Os custos ex ante e ex post, na relação cliente e empresa, à luz da teoria do custo de transação econômica: um estudo de caso em uma instituição de ensino superior no estado do Ceará |
author |
Oliveira, Francisco Paulo Gonçalves |
author_facet |
Oliveira, Francisco Paulo Gonçalves |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Sales, Luciana Batista http://lattes.cnpq.br/ |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Francisco Paulo Gonçalves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Custo de transação Pressupostos comportamentais Atributos de transação Relação contratual Cliente CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS |
topic |
Custo de transação Pressupostos comportamentais Atributos de transação Relação contratual Cliente CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS |
description |
Artigo Acadêmico |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-17 2019-12-10T13:28:09Z 2019-12-10T13:28:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Oliveira (2018) (OLIVEIRA, 2018) https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/1210 https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/3380 |
identifier_str_mv |
Oliveira (2018) (OLIVEIRA, 2018) |
url |
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/1210 https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/3380 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Francisco Paulo Gonçalves. Os custos ex ante e ex post, na relação cliente e empresa, à luz da teoria do custo de transação econômica: um estudo de caso em uma instituição de ensino superior no estado do Ceará. 21f., Mossoró, 2018. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido Brasil Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH UFERSA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido Brasil Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH UFERSA |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) instacron:UFERSA |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
instacron_str |
UFERSA |
institution |
UFERSA |
reponame_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
collection |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br |
_version_ |
1809747482722172928 |