Os custos ex ante e ex post, na relação cliente e empresa, à luz da teoria do custo de transação econômica: um estudo de caso em uma instituição de ensino superior no estado do Ceará

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Francisco Paulo Gonçalves
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/1210
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/3380
Resumo: Artigo Acadêmico
id UFER_389c0122f38de2838c71a329d4a4cce2
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/3380
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling Os custos ex ante e ex post, na relação cliente e empresa, à luz da teoria do custo de transação econômica: um estudo de caso em uma instituição de ensino superior no estado do CearáCusto de transaçãoPressupostos comportamentaisAtributos de transaçãoRelação contratualClienteCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISArtigo AcadêmicoNão possuiEsta pesquisa tem por objetivo, identificar os custos ex ante e ex post, na relação cliente e empresa, à luz da teoria do custo de transação econômica, em uma instituição de ensino superior no estado do Ceará. Assim utilizou-se a abordagem qualitativa com interpretação descritiva; já que foi desenvolvido um estudo de caso para se obter as respostas desejadas. Nessa perspectiva, aplicou-se, como instrumento de coleta, a entrevista com o gestor da instituição, sendo que a mesma foi realizada em data definida pela organização e realizada de uma única vez, baseando em um recorte temporal transversal. A entrevista teve duração de duas horas aproximadamente; sendo em seguida transcrita e transferida para o Atlas TI 6.5. Adiante, houve a codificação da mesma em consonância ao tema tratado para classificação dos códigos de acordo com as dimensões analisadas: Racionalidade Limitada, Comportamento oportunista, Especificidade de ativos, Incertezas e frequência. Os códigos ajudaram na construção das redes esquematizadas para fundamentar as discursões dos resultados. Os mesmo mostram que a existência de especificidade de ativos como: locacionais, dedicados, humanos, de marca e localização contribuem para aumentar a frequência nas relações cliente/empresa; uma vez que além de diminuir os níveis de incerteza, proporcionando uma relação mais confiante, também diminui ações oportunistas. Assim, observou que as especificidades são elementos que contribuem para haver redução de custos de transação em instituições de ensino e aumentar a confiança entre os agentes da transação durante as relações firmadas.Trabalho não financiado por agência de fomento, ou autofinanciadoUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoBrasilCentro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAHUFERSASales, Luciana Batistahttp://lattes.cnpq.br/Oliveira, Francisco Paulo Gonçalves2019-12-10T13:28:09Z2019-12-10T13:28:09Z2018-09-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfOliveira (2018) (OLIVEIRA, 2018)https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/1210https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/3380porOLIVEIRA, Francisco Paulo Gonçalves. Os custos ex ante e ex post, na relação cliente e empresa, à luz da teoria do custo de transação econômica: um estudo de caso em uma instituição de ensino superior no estado do Ceará. 21f., Mossoró, 2018.CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-11-27T23:56:24Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/3380Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-11-27T23:56:24Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Os custos ex ante e ex post, na relação cliente e empresa, à luz da teoria do custo de transação econômica: um estudo de caso em uma instituição de ensino superior no estado do Ceará
title Os custos ex ante e ex post, na relação cliente e empresa, à luz da teoria do custo de transação econômica: um estudo de caso em uma instituição de ensino superior no estado do Ceará
spellingShingle Os custos ex ante e ex post, na relação cliente e empresa, à luz da teoria do custo de transação econômica: um estudo de caso em uma instituição de ensino superior no estado do Ceará
Oliveira, Francisco Paulo Gonçalves
Custo de transação
Pressupostos comportamentais
Atributos de transação
Relação contratual
Cliente
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
title_short Os custos ex ante e ex post, na relação cliente e empresa, à luz da teoria do custo de transação econômica: um estudo de caso em uma instituição de ensino superior no estado do Ceará
title_full Os custos ex ante e ex post, na relação cliente e empresa, à luz da teoria do custo de transação econômica: um estudo de caso em uma instituição de ensino superior no estado do Ceará
title_fullStr Os custos ex ante e ex post, na relação cliente e empresa, à luz da teoria do custo de transação econômica: um estudo de caso em uma instituição de ensino superior no estado do Ceará
title_full_unstemmed Os custos ex ante e ex post, na relação cliente e empresa, à luz da teoria do custo de transação econômica: um estudo de caso em uma instituição de ensino superior no estado do Ceará
title_sort Os custos ex ante e ex post, na relação cliente e empresa, à luz da teoria do custo de transação econômica: um estudo de caso em uma instituição de ensino superior no estado do Ceará
author Oliveira, Francisco Paulo Gonçalves
author_facet Oliveira, Francisco Paulo Gonçalves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sales, Luciana Batista
http://lattes.cnpq.br/
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Francisco Paulo Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Custo de transação
Pressupostos comportamentais
Atributos de transação
Relação contratual
Cliente
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
topic Custo de transação
Pressupostos comportamentais
Atributos de transação
Relação contratual
Cliente
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
description Artigo Acadêmico
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-17
2019-12-10T13:28:09Z
2019-12-10T13:28:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Oliveira (2018) (OLIVEIRA, 2018)
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/1210
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/3380
identifier_str_mv Oliveira (2018) (OLIVEIRA, 2018)
url https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/1210
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/3380
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv OLIVEIRA, Francisco Paulo Gonçalves. Os custos ex ante e ex post, na relação cliente e empresa, à luz da teoria do custo de transação econômica: um estudo de caso em uma instituição de ensino superior no estado do Ceará. 21f., Mossoró, 2018.
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Brasil
Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH
UFERSA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Brasil
Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH
UFERSA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1809747482722172928