Classificação de serventia do pavimento asfáltico da cidade de Jaguaruana/CE usando o levantamento visual contínuo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sá, Luana Carla Rodrigues de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9531
Resumo: A mobilidade urbana é um fator crucial para o desenvolvimento, sendo responsável pelo transporte de cargas e pessoas, e nesse sistema, destaca-se no Brasil o modal rodoviário. A malha rodoviária brasileira apresenta uma grande extensão e frequentemente manifesta falhas estruturais e superficiais. Dessa forma, é necessário que se tenha um acompanhamento adequado, possível através do Sistema de Gerência de Pavimentos, que analisa e designa os melhores procedimentos para cada trecho acompanhado, garantindo a qualidade da malha, afim de proporcionar a segurança e conforto devidos. Tendo em vista os aspectos mencionados, o objetivo do presente trabalho é avaliar, através do método de levantamento visual contínuo, as condições de serventia de vias importantes da cidade de Jaguaruana/CE, pretendendo também aprofundar-se na temática de pavimentação asfáltica, evidenciar as ações de manutenção e restauração dos pavimentos e indicar os procedimentos adequados para as vias analisadas. O trabalho realizou-se no município de Jaguaruana, interior do Ceará, sendo utilizada a metodologia de revisão bibliográfica e estudo de caso, aplicando a Norma DNIT 008/2003 - PRO - Levantamento visual contínuo para avaliação da superfície de pavimentos flexíveis e semirrígidos – Procedimento nas vias: R. Coronel Raimundo Francisco; R. São José; R. Coronel Antônio José de Freitas; R. Padre Rocha; Av. Simão de Góis; Av. Dr. Antônio da Rocha Freitas e; Trecho da CE 263. Os resultados obtidos demonstraram que os segmentos estudados se encontram com nível de serventia inferior ao desejado, apresentando manifestações patológicas como desgaste, remendo, panela, ondulação, escorregamento e trincas, necessitando assim de intervenções de manutenção e restauração completa prontamente. Concluiu-se que o método aplicado, LVC, é prático e eficiente para avaliação das condições de pavimentos e que a gestão municipal deve procurar reestabelecer a funcionalidade adequada dos segmentos avaliados, buscando ainda implementar um sistema de gerenciamento de pavimentos.
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