Evolução do emprego de geossintéticos em obras rodoviárias nos últimos 20 anos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/2097 https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/2971 |
Resumo: | Artigo Acadêmico |
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Evolução do emprego de geossintéticos em obras rodoviárias nos últimos 20 anosGeossintéticosReforçoPavimentoENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILArtigo AcadêmicoNão possui.O crescimento do tráfego nas rodovias requisita uma melhoria na qualidade do pavimento, de forma a proporcionar uma melhor circulação, seja de pessoas ou produtos. O emprego de alguns geossintéticos como reforço de base em obras rodoviárias tem sido uma das soluções utilizadas. O presente trabalho tem como objetivo apresentar um estudo de revisão da literatura sobre a aplicação do material geossintético como elemento de reforço de base de pavimentos nos últimos 20 anos (de 1999 a 2019), com o auxílio de dez artigos científicos publicados em periódicos. A partir do histórico citado no Manual Brasileiro de Geossintéticos, em sua primeira edição (2004), foi visto a necessidade de complementar à literatura com dados dessas últimas duas décadas. Diversos fatores comprovam a aplicação nas obras rodoviárias, tais como: aumento de vida útil da estrutura reforçada, redução da espessura das camadas do pavimento, além do aumento da capacidade de carga da estrutura. As publicações estudadas no presente artigo contemplaram a aplicação especialmente no Brasil, além da China e Suíça, onde estudaram predominantemente o uso de materiais geossintéticos como reforço de base, aprofundando-se em variáveis específicas advindas a partir do emprego dos geossintéticos. Como conclusão do trabalho presente, nota-se um ganho de benefício com a inserção desse material em todos os artigos estudados, evidenciando e justificando sua aplicação, assim, percebe-se que independente do material geossintético, seu uso auxilia de forma plausível a qualificar as obras rodoviárias, tornando-o como mais uma solução para a Engenharia Civil.Trabalho não financiado por agência de fomento, ou autofinanciadoUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoBrasilCentro Multidisciplinar de CaraúbasUFERSASilva, Leonete Cristina de Araújo Ferreira Medeiroshttp://lattes.cnpq.br/Bandeira, Matheus Dantas de Oliveira2019-12-05T12:29:35Z2019-12-05T12:29:35Z2019-03-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfBandeira (2019) (BANDEIRA, 2019)https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/2097https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/2971porBANDEIRA, Matheus Dantas de Oliveira. Evolução do emprego de geossintéticos em obras rodoviárias nos últimos 20 anos. 13f., Caraúbas, 2019.CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-02-08T23:13:36Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/2971Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-02-08T23:13:36Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
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