Sustentabilidade no curso de administração: uma análise contextual, organizacional, curricular e pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Holanda, João Clécio de Sousa
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: http://lattes.cnpq.br/1421584922021870
http://lattes.cnpq.br/4910999852430959
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/11040
Resumo: Os valores gerados pelo debate relacionado à sustentabilidade são essenciais na formação de qualquer profissional e em especial do administrador. Com isso, nota-se que as discussões sobre a temática têm ganhado evidência, principalmente em relação ao contexto educacional e organizacional, pois a educação é vista como um caminho para disseminar mudanças de conscientização para uma cultura sustentável e nas organizações, por fazerem uso de recursos, isso têm gerado preocupação quanto aos impactos oriundos das suas atividades, buscando mitigá-las a partir da adoção de práticas responsáveis, visando um futuro sustentável. Nesse contexto, o objetivo desse trabalho foi analisar os elementos que permitem a integração da temática da sustentabilidade no curso de administração de uma IES pública, a partir de uma estrutura analítica baseada nas dimensões operacionais da educação em gestão. Em relação ao delineamento metodológico, quanto aos objetivos classifica-se como exploratório e descritivo e quanto a abordagem, qualitativa. Em relação aos procedimentos técnicos e meios de investigação foi realizado um estudo de caso numa IES pública situada em Mossoró-RN, no qual os sujeitos da pesquisa compreendem um representante institucional, o chefe de departamento e professores do curso de administração. Para a coleta dos dados foram utilizadas múltiplas fontes de evidências, tais como a pesquisa documental e entrevistas. Os instrumentos da pesquisa foram um roteiro semiestruturado e um check-list e como técnica de análise dos dados adotou-se a análise de conteúdo e análise documental. A partir dos resultados da pesquisa, foi possível inferir que o problema de pesquisa - Como são abordados os elementos que permitem a integração da temática da sustentabilidade no curso de administração de uma Instituição de Ensino Superior Pública, considerando as perspectivas das dimensões contextual, organizacional, curricular e pedagógica – foi atendido. Os principais resultados evidenciaram que as dimensões operacionais foram contempladas pois há o cumprimento das diretrizes e estabelecimento de estratégias em prol de mudanças voltadas à temática da sustentabilidade – dimensão contextual; O papel desempenhado pela atual gestão com esforços e comprometimento com as questões atuais, assim como as metas estabelecidas em suas práticas e no tripé da universidade têm possibilitado estabelecer um perfil institucional em prol da sustentabilidade, conforme evidenciado nos documentos institucionais e nas práticas – dimensão organizacional; Com a reformulação do projeto pedagógico, atenção às diretrizes e o incentivo da gestão para inclusão da temática na pesquisa e extensão, têm proporcionado a presença da sustentabilidade no currículo do curso de administração e dos demais cursos da instituição – dimensão curricular; As estratégias aplicadas em sala de aula permitem uma maior autonomia e prática para o aluno, e isso têm garantido um processo formativo com orientação aos temas transversais da contemporaneidade – dimensão pedagógica. Conclui-se que os objetivos desse estudo foram contemplados e que trouxeram contribuições relevantes para a área em estudo, uma vez que a sustentabilidade ainda é uma discussão incipiente no âmbito do curso de administração e da IES analisada, no qual ficou claro a partir dos achados da pesquisa que ambos contemplam ações pontuais ou iniciativas que ainda serão praticadas
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Com isso, nota-se que as discussões sobre a temática têm ganhado evidência, principalmente em relação ao contexto educacional e organizacional, pois a educação é vista como um caminho para disseminar mudanças de conscientização para uma cultura sustentável e nas organizações, por fazerem uso de recursos, isso têm gerado preocupação quanto aos impactos oriundos das suas atividades, buscando mitigá-las a partir da adoção de práticas responsáveis, visando um futuro sustentável. Nesse contexto, o objetivo desse trabalho foi analisar os elementos que permitem a integração da temática da sustentabilidade no curso de administração de uma IES pública, a partir de uma estrutura analítica baseada nas dimensões operacionais da educação em gestão. Em relação ao delineamento metodológico, quanto aos objetivos classifica-se como exploratório e descritivo e quanto a abordagem, qualitativa. Em relação aos procedimentos técnicos e meios de investigação foi realizado um estudo de caso numa IES pública situada em Mossoró-RN, no qual os sujeitos da pesquisa compreendem um representante institucional, o chefe de departamento e professores do curso de administração. Para a coleta dos dados foram utilizadas múltiplas fontes de evidências, tais como a pesquisa documental e entrevistas. Os instrumentos da pesquisa foram um roteiro semiestruturado e um check-list e como técnica de análise dos dados adotou-se a análise de conteúdo e análise documental. A partir dos resultados da pesquisa, foi possível inferir que o problema de pesquisa - Como são abordados os elementos que permitem a integração da temática da sustentabilidade no curso de administração de uma Instituição de Ensino Superior Pública, considerando as perspectivas das dimensões contextual, organizacional, curricular e pedagógica – foi atendido. Os principais resultados evidenciaram que as dimensões operacionais foram contempladas pois há o cumprimento das diretrizes e estabelecimento de estratégias em prol de mudanças voltadas à temática da sustentabilidade – dimensão contextual; O papel desempenhado pela atual gestão com esforços e comprometimento com as questões atuais, assim como as metas estabelecidas em suas práticas e no tripé da universidade têm possibilitado estabelecer um perfil institucional em prol da sustentabilidade, conforme evidenciado nos documentos institucionais e nas práticas – dimensão organizacional; Com a reformulação do projeto pedagógico, atenção às diretrizes e o incentivo da gestão para inclusão da temática na pesquisa e extensão, têm proporcionado a presença da sustentabilidade no currículo do curso de administração e dos demais cursos da instituição – dimensão curricular; As estratégias aplicadas em sala de aula permitem uma maior autonomia e prática para o aluno, e isso têm garantido um processo formativo com orientação aos temas transversais da contemporaneidade – dimensão pedagógica. Conclui-se que os objetivos desse estudo foram contemplados e que trouxeram contribuições relevantes para a área em estudo, uma vez que a sustentabilidade ainda é uma discussão incipiente no âmbito do curso de administração e da IES analisada, no qual ficou claro a partir dos achados da pesquisa que ambos contemplam ações pontuais ou iniciativas que ainda serão praticadasThe values generated by the debate related to sustainability are essential in the education of any professional and especially of the administrator. Thus, it is noted that discussions on the theme have gained evidence, especially in relation to the educational and organizational context, because education is seen as a way to disseminate changes of awareness for a sustainable culture and in organizations, by making use of resources, this has generated concern about the impacts arising from their activities, seeking to mitigate them from the adoption of responsible practices, aiming for a sustainable future. In this context, the objective of this work was to analyze the elements that allow the integration of the sustainability theme in the administration course of a public HEI, from an analytical structure based on the operational dimensions of management education. Regarding the methodological design, the objectives were classified as exploratory and descriptive, and the approach was qualitative. In relation to the technical procedures and means of investigation a case study was carried out in a public higher education institution located in Mossoró-RN, in which the research subjects were comprised of an institutional representative, the head of department and professors from the administration course. For data collection multiple sources of evidence were used, such as documentary research and interviews. The research instruments were a semi-structured script and a check-list, and the data analysis technique adopted was content analysis and document analysis. From the research results, it was possible to infer that the research problem - How are the elements that allow the integration of the sustainability theme in the administration course of a Public Higher Education Institution, considering the perspectives of the contextual, organizational, curricular and pedagogical dimensions - was met. The main results showed that the operational dimensions were contemplated because there is compliance with the guidelines and establishment of strategies in favor of changes focused on the theme of sustainability - contextual dimension; The role played by the current management with efforts and commitment to current issues, as well as the goals set in its practices and the tripod of the university have enabled establishing an institutional profile in favor of sustainability, as evidenced in institutional documents and practices - organizational dimension; With the reformulation of the pedagogical project, attention to the guidelines and the management's incentive to include the theme in research and extension, have provided the presence of sustainability in the curriculum of the administration course and the other courses of the institution - curriculum dimension; The strategies applied in the classroom have ensured greater autonomy and practice for the student, and this has ensured a formative process with orientation to the transversal themes of contemporaneity - pedagogical dimension. We conclude that the objectives of this study were met and that it brought relevant contributions to the area under study, since sustainability is still an incipient discussion in the scope of the administration course and the analyzed HEI, in which it was clear from the research findings that both contemplate punctual actions or initiatives that will still be practiced148 p.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESCCSAHBrasilCentro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAHUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoPrograma de Pós-Graduação em Administração Cabral, Lilian Caporlíngua GiestaCabral, Lilian Caporlíngua GiestaFigueiró, Paola SchmittRêgo, Thaiseany de FreitasRêgoHolanda, João Clécio de Sousa2024-07-31T15:39:55Z2024-07-31T15:39:55Z2023-05-18info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpdfapplication/pdfhttp://lattes.cnpq.br/1421584922021870http://lattes.cnpq.br/4910999852430959HOLANDA, João Clécio de Sousa. Sustentabilidade no curso de administração: uma análise contextual, organizacional, curricular e pedagógica. 2023. 148 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Mossoró, 2023.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/11040Mossoróinfo:eu-repo/semantics/openAccessUFERSAhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/porreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-08-02T21:44:12Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/11040Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-08-02T21:44:12Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
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