Análise estrutural de uma fuselagem para o aerodesign
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/1436 https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/4341 |
Resumo: | Artigo Acadêmico |
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Análise estrutural de uma fuselagem para o aerodesignAerodesignSimulaçãoMalhaElementos finitosFuselagemCargasCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA E TECNOLOGIAArtigo AcadêmicoNão possuiOs projetos voltados para o aerodesign buscam ao máximo a otimização da eficiência estrutural dos componentes projetados. Baseando-se em simulações computacionais que possam mostrar o resultado mais próximo de um experimento real. Dessa forma, este trabalho tem como finalidade realizar um estudo comparativo entre as malhas geradas, verificando as tensões e deformações equivalentes de von Mises na região de maior solicitação da fuselagem. A simulação numérica foi realizada no software ANSYS Mechanical 18.1, o qual usa o método dos elementos finitos. Para atingir o objetivo desse trabalho, foi determinada a geometria da fuselagem, os materiais utilizados no compósito sandwich, os critérios de métrica estabelecidos para a malha (skewness, orthogonal quality e element quality) e a modelagem das cargas sobre a estrutura. Devido esses esforços, foi necessário analisar determinados pontos da fuselagem que são suscetíveis a ocorrer falha de projeto. Para isso foi examinada a qualidade dos elementos gerados ao longo dos contornos, pois, desempenham um fator critico para o comportamento da malha, visto que na maioria dos problemas esse é o local onde se aplicam as condições de contorno das variáveis de interesse do método dos elementos finitos. Os valores de tensão e deformação obtidos pelas malhas de varredura triangular, varredura quadrilateral e zona múltipla, obtiveram uma consistência em seus resultados com tensão média entre 70-75 Mpa. A escolha da malha baseou-se nos melhores resultados dos critérios estabelecidos, e a menor quantidade de nós e elementos calculados em comparação com as demais, diminuindo assim o custo de processamento computacional.Trabalho não financiado por agência de fomento, ou autofinanciadoUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoBrasilCentro de Ciências Exatas e Naturais - CCENUFERSACouras, Daut de Jesus Nogueira Peixotohttp://lattes.cnpq.br/Ferro, Luís Morão Cabralhttp://lattes.cnpq.br/Cavalcante, Fabrício José Nobregahttp://lattes.cnpq.br/Maia, Samuel Victor Soares2020-02-18T12:36:06Z2020-02-18T12:36:06Z2019-03-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfMaia (2019) (MAIA, 2019)https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/1436https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/4341porMAIA, Samuel Victor Soares. Análise estrutural de uma fuselagem para o aerodesign. 12f., Mossoró, 2019.CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-09-14T13:46:33Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/4341Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-09-14T13:46:33Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
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