Estudo da corrosão em pistão de motor diesel por biodiesel de soja e suas misturas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Fernanda Beatriz Aires de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/11297
Resumo: O alto custo de energia e a crescente preocupação com a dependência de combustíveis fósseis têm levado diversos países a buscar fontes renováveis de energia que sejam menos poluentes e com a mesma eficiência dos derivados de petróleo. Nesse âmbito, se destaca o biodiesel, uma fonte de energia limpa, renovável e bastante promissora, que atualmente já esta sendo adicionada em pequenas quantidades no diesel comercial, usados em motor de ciclo diesel. Entretanto, é necessário avaliar diversos fatores, para que a quantidade do biodiesel no diesel seja aumentada, dentre eles as propriedades fisico-quimicas do biodiesel e suas misturas com o diesel comercial, para que estejam conforme especificação da Agência Nacional de Petróleo (ANP), além da corrosão que o mesmo pode causar aos constituintes do motor, quando em contato. Assim, este trabalho teve como objetivo principal verificar a existência de processo corrosivo em pistão do motor diesel quando em contato com diesel comercial, biodiesel e suas misturas, em diferentes proporções e temperaturas. Para isto, inicialmente realizou-se a síntese do biodiesel e as caracterizações físico-químicas do mesmo. Posteriormente, obteve-se quarenta e quatro corpos de prova os quais foram imersos no biodiesel puro (B100) e suas misturas com diesel comercial nas proporções de 7, 10, 20, 30, 40, 50, 60, 70, 80 e 90%, e em diferentes temperaturas. Após os testes de imersão, foi calculada a taxa de corrosão presente e análise dos corpos de prova com o auxílio da Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV), que foram analisadas por meio do programa ImageJ. Dessa forma, concluiu-se que o biodiesel sintetizado estava com as propriedades dentro dos limites estabelecidos pela ANP, que a corrosão no material que compõe o pistão do motor no período estudado foi baixa para todas as misturas utilizadas. Sendo assim, sugere-se que o biodiesel obtido neste trabalho e suas respectivas misturas são viáveis como fontes alternativas renováveis para serem aplicados como combustíveis em motores do ciclo diesel.
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Entretanto, é necessário avaliar diversos fatores, para que a quantidade do biodiesel no diesel seja aumentada, dentre eles as propriedades fisico-quimicas do biodiesel e suas misturas com o diesel comercial, para que estejam conforme especificação da Agência Nacional de Petróleo (ANP), além da corrosão que o mesmo pode causar aos constituintes do motor, quando em contato. Assim, este trabalho teve como objetivo principal verificar a existência de processo corrosivo em pistão do motor diesel quando em contato com diesel comercial, biodiesel e suas misturas, em diferentes proporções e temperaturas. Para isto, inicialmente realizou-se a síntese do biodiesel e as caracterizações físico-químicas do mesmo. Posteriormente, obteve-se quarenta e quatro corpos de prova os quais foram imersos no biodiesel puro (B100) e suas misturas com diesel comercial nas proporções de 7, 10, 20, 30, 40, 50, 60, 70, 80 e 90%, e em diferentes temperaturas. Após os testes de imersão, foi calculada a taxa de corrosão presente e análise dos corpos de prova com o auxílio da Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV), que foram analisadas por meio do programa ImageJ. Dessa forma, concluiu-se que o biodiesel sintetizado estava com as propriedades dentro dos limites estabelecidos pela ANP, que a corrosão no material que compõe o pistão do motor no período estudado foi baixa para todas as misturas utilizadas. Sendo assim, sugere-se que o biodiesel obtido neste trabalho e suas respectivas misturas são viáveis como fontes alternativas renováveis para serem aplicados como combustíveis em motores do ciclo diesel.The high cost of the power supply and the growing concern with the dependence on fossil fuels has led several countries to seek renewable energy sources that being less pollutants and with the same efficiency of the derivatives of petroleum. In this scope, it stands out the biodiesel, a clean energy source, renewable and enough promising, that is already being added in small quantities in the commercial diesel, used in diesel cycle engine. However, it is necessary to evaluate several factors for that amount of the biodiesel in the diesel be increased, among them the properties physiochemical of the biodiesel and their mixtures with commercial diesel, for that being according specification of the Agência Nacional de Petróleo (ANP), beyond of the corrosion that the same can cause to constituents of the engine, when in contact. Thus, this study has as main objective to verify the existence of the corrosive process in piston of the diesel engine when in contact with commercial diesel, biodiesel, and its mixtures, in different proportions and temperatures. For this, initially accomplished the biodiesel synthesis and the characterizations physiochemical of the same. Posteriorly, got it forty-four samples, which were immersed in the pure biodiesel (B100) and its mixtures with commercial diesel in the proportions of 7, 10, 20, 30, 40, 50, 60, 70, 80, and 90% in different temperatures, after the immersion tests, it was calculated the corrosion rate present and analysis of the samples with the help of the scanning electron microscopy (MEV), that were analyzed through of the ImageJ program. In this way, it concluded that the synthesized biodiesel was with properties within of the limits settled down by ANP, that the corrosion in the material that consists the engine piston in the period studied was low for each one of the used mixtures. Therefore, it suggests that the biodiesel got in this study and its respective mixtures are viable as alternative renewable sources for being applied as fuels in diesel cycle engines.102 f.Centro Multidisciplinar de Caraúbas – CMCBrasilUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoMartins, Daniel Freitas FreireOliveira, André Moreira deMartins, Daniel Freitas FreireBatista, Ana Cláudia de Melo CaldasCaldeira, Vinícius Patrício da SilvaFreitas, Fernanda Beatriz Aires de2024-08-14T20:02:07Z2024-08-14T20:02:07Z2016-11-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfFREITAS, Fernanda Beatriz Aires de. Estudo da corrosão em pistão de motor diesel por biodiesel de soja e suas misturas. 2016. 102 f. 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