Análise dos aspectos entoacionais em orações declarativas simples na fala espontânea

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Cristiane Dantaya de Oliveira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10756
Resumo: Os diferentes padrões entoacionais usados pelos falantes indicam distinções comunicativas. Por isso, a análise das formas entoacionais contempla a função gramatical nas modalidades interrogativa, declarativa, imperativa e exclamativa. A produção de tais enunciados é marcada por variações entoacionais que são dependentes de língua e, ainda, numa mesma língua, dependentes do dialeto em que é falado. Nesse sentido, temos o objetivo de apresentar uma análise dos aspectos entoacionais em orações declarativas simples na fala espontânea. Para a pesquisa, utilizamos o método dedutivo hipotético, pois partimos da premissa de que os contornos finais dos enunciados declarativos na língua portuguesa são descendentes, analisamos a intensidade e a frequência do contorno final em sentenças das palavras oxítonas e paroxítonas pronunciada por mulheres numa faixa de 20 a 30 anos. Fizemos um estudo bibliográfico onde foram utilizados os autores Barbosa (2019, 2012), Barbosa e Madureira (2015), Masip (2014), Luciana Lucente (2008), Cristófaro (2019), Cunha e Cintra (2016). Em seguida o levantamento de dados, classificamos as sílabas dos contornos finais e uma análise estatística feita no software Jamovi.
id UFER_4b49073de2a3eca5c987b5036303684e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10756
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling Análise dos aspectos entoacionais em orações declarativas simples na fala espontâneaLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESAPadrões entoacionaisFrases declarativasFala espontâneaOs diferentes padrões entoacionais usados pelos falantes indicam distinções comunicativas. Por isso, a análise das formas entoacionais contempla a função gramatical nas modalidades interrogativa, declarativa, imperativa e exclamativa. A produção de tais enunciados é marcada por variações entoacionais que são dependentes de língua e, ainda, numa mesma língua, dependentes do dialeto em que é falado. Nesse sentido, temos o objetivo de apresentar uma análise dos aspectos entoacionais em orações declarativas simples na fala espontânea. Para a pesquisa, utilizamos o método dedutivo hipotético, pois partimos da premissa de que os contornos finais dos enunciados declarativos na língua portuguesa são descendentes, analisamos a intensidade e a frequência do contorno final em sentenças das palavras oxítonas e paroxítonas pronunciada por mulheres numa faixa de 20 a 30 anos. Fizemos um estudo bibliográfico onde foram utilizados os autores Barbosa (2019, 2012), Barbosa e Madureira (2015), Masip (2014), Luciana Lucente (2008), Cristófaro (2019), Cunha e Cintra (2016). Em seguida o levantamento de dados, classificamos as sílabas dos contornos finais e uma análise estatística feita no software Jamovi.22 f.Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMCBrasilUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoCarvalho, Cid Ivan da CostaCarvalho, Cid Ivan da CostaMuniz, Liebert de AbreuLeal, Jéssica Girlaine GuimarãesAraújo, Cristiane Dantaya de Oliveira2024-03-27T19:46:56Z2024-03-27T19:46:56Z2023-10-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfARAÚJO, Cristiane Dantaya de Oliveira. Análise dos aspectos entoacionais em orações declarativas simples na fala espontânea. 2023. 22 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Português, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2023.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10756CaraúbasAttribution-ShareAlike 3.0 BrazilUFERSAhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-03-29T03:01:30Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10756Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-03-29T03:01:30Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise dos aspectos entoacionais em orações declarativas simples na fala espontânea
title Análise dos aspectos entoacionais em orações declarativas simples na fala espontânea
spellingShingle Análise dos aspectos entoacionais em orações declarativas simples na fala espontânea
Araújo, Cristiane Dantaya de Oliveira
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Padrões entoacionais
Frases declarativas
Fala espontânea
title_short Análise dos aspectos entoacionais em orações declarativas simples na fala espontânea
title_full Análise dos aspectos entoacionais em orações declarativas simples na fala espontânea
title_fullStr Análise dos aspectos entoacionais em orações declarativas simples na fala espontânea
title_full_unstemmed Análise dos aspectos entoacionais em orações declarativas simples na fala espontânea
title_sort Análise dos aspectos entoacionais em orações declarativas simples na fala espontânea
author Araújo, Cristiane Dantaya de Oliveira
author_facet Araújo, Cristiane Dantaya de Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, Cid Ivan da Costa
Carvalho, Cid Ivan da Costa
Muniz, Liebert de Abreu
Leal, Jéssica Girlaine Guimarães
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Cristiane Dantaya de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Padrões entoacionais
Frases declarativas
Fala espontânea
topic LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Padrões entoacionais
Frases declarativas
Fala espontânea
description Os diferentes padrões entoacionais usados pelos falantes indicam distinções comunicativas. Por isso, a análise das formas entoacionais contempla a função gramatical nas modalidades interrogativa, declarativa, imperativa e exclamativa. A produção de tais enunciados é marcada por variações entoacionais que são dependentes de língua e, ainda, numa mesma língua, dependentes do dialeto em que é falado. Nesse sentido, temos o objetivo de apresentar uma análise dos aspectos entoacionais em orações declarativas simples na fala espontânea. Para a pesquisa, utilizamos o método dedutivo hipotético, pois partimos da premissa de que os contornos finais dos enunciados declarativos na língua portuguesa são descendentes, analisamos a intensidade e a frequência do contorno final em sentenças das palavras oxítonas e paroxítonas pronunciada por mulheres numa faixa de 20 a 30 anos. Fizemos um estudo bibliográfico onde foram utilizados os autores Barbosa (2019, 2012), Barbosa e Madureira (2015), Masip (2014), Luciana Lucente (2008), Cristófaro (2019), Cunha e Cintra (2016). Em seguida o levantamento de dados, classificamos as sílabas dos contornos finais e uma análise estatística feita no software Jamovi.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-06
2024-03-27T19:46:56Z
2024-03-27T19:46:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ARAÚJO, Cristiane Dantaya de Oliveira. Análise dos aspectos entoacionais em orações declarativas simples na fala espontânea. 2023. 22 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Português, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2023.
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10756
identifier_str_mv ARAÚJO, Cristiane Dantaya de Oliveira. Análise dos aspectos entoacionais em orações declarativas simples na fala espontânea. 2023. 22 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Português, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2023.
url https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10756
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
UFERSA
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
UFERSA
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Caraúbas
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC
Brasil
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
publisher.none.fl_str_mv Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC
Brasil
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1809747488562741248