Percepção dos impactos da pandemia e ensino remoto na saúde mental e física segundo professores de uma universidade do Rio Grande do Norte: um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/7586 |
Resumo: | A pandemia do novo Coronavírus que iniciou em Wuhan (China) em 2019, ocasionou a implementação emergencial do sistema de ensino remoto nas Universidades do Brasil, que encandeou um cenário completamente novo e inesperado. Devido a essa realizada epidemiológica, os professores foram submetidos a suas rotinas alteradas e tiveram seu trabalho acadêmico afetado, enfrentaram em muitos casos, dificuldades no processo de adaptação, que, consequentemente se reproduziram em impactos físicos e mentais. Portanto, este trabalho tem a finalidade de compreender quais fatores poderiam influenciar na saúde física e mental dos professores, segundo a percepção dos próprios docentes, diante de uma pandemia e ensino remoto e procurou responder o seguinte problema de pesquisa: quais sequelas físicas e mentais foram causadas pelo isolamento social e ensino remoto durante a pandemia em professores de uma Universidade do Rio Grande do Norte. Dessa forma, para a mensuração da percepção desses impactos, aplicou-se um questionário pelo Google Forms entre 21/09 a 03/12/2021. Portanto, foi observado na percepção dos docentes que a pandemia e ensino remoto desencadearam vários sentimentos enfrentados. Uma vez que nesse período, 61,2% se sentiram cansados mentalmente, 89,1% enfrentaram dificuldades no processo de adaptação ao ensino remoto, 62,2% perceberam alteração na saúde emocional. São diversos os fatores que podem ter desencadeado esses sentimentos. O cansaço mental está relacionado com a mudança do ambiente de trabalho, que acrescentou atividades domésticas, com o uso frequente de equipamentos e medo de não conseguir manusear as ferramentas tecnológicas. As dificuldades de adaptação devem-se ao fato de que nem todos tinham um ambiente de trabalho adequado, a fatores do ambiente como ruídos, ventilação, barulho, que influenciam no desenvolvimento das atividades de forma confortável. Em relação a saúde emocional, os docentes têm expressado sentimento de tristeza, se sentido tenso ou estressado, todas essas dificuldades mencionadas refletiram na expressão de sentimentos negativos. Como também no diz respeito a saúde física o aumento no uso de equipamentos tecnológicos trouxe desconforto, pois não foram todos que adotaram postura correta e utilizaram dispositivos para apoio. |
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