Proposta de intervenção em vias públicas a partir da análise de velocidade e acidentes de trânsito
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/4887 |
Resumo: | Monografia |
id |
UFER_4ec887ecafc530851389e88ba27fd644 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/4887 |
network_acronym_str |
UFER |
network_name_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository_id_str |
|
spelling |
Proposta de intervenção em vias públicas a partir da análise de velocidade e acidentes de trânsitoAcidentes de trânsitoEngenharia de transportesSegurança viáriaTraffic accidentsTransportation engineeringRoad safetyCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILMonografiaGlobally, nearly 1.25 million people die annually from traffic accidents. The present study aims to identify the causes of traffic accidents in a public road and to present proposals that reconcile with the safety of pedestrians and users of the road. For this, a literature review was carried out on theories of transportation engineering that justify this work, as well as a research with the objective of identifying data on the flow of pedestrians and vehicles at the intersection, such as vehicle speed and geometric configuration of the street. The data obtained were analyzed with the aid of do Microsoft Excel® to study vehicle and pedestrian behavior. Thus, the efficiency of speed radars and speed bumps in the reduction of velocity in monitored places at Avenida Presidente Dutra was observed. In addition, the influence of the geometric configuration of the street was verified in relation to the average high vehicle speeds. A proposal was presented to reduce the speed of vehicles in a more secure and orderly way on the road, and the results obtained were confronted with the current reality. Given the viability and efficiency of the solution presented, this work will present it to the local authorities in order to minimize the risks to the life of the users in the road under study.No mundo, quase 1,25 milhão de pessoas morrem anualmente em decorrência de acidentes no trânsito. O presente trabalho tem como objetivos identificar as causas de acidentes de trânsito em uma via pública e apresentar propostas que conciliem com a segurança dos pedestres e usuários da via. Para isso, foi feita uma revisão de literatura sobre teorias da engenharia de transportes que justifiquem a realização deste trabalho, como também uma pesquisa com o objetivo de identificar os dados relativos ao fluxo de pedestres e veículos na interseção, como a velocidade dos veículos e a configuração geométrica da via. Os dados obtidos foram analisados com auxílio do Microsoft Excel® a fim de estudar o comportamento de veículos e pedestres. Dessa forma, observou-se a eficiência de radares de velocidade e de lombadas na redução de velocidade em locais monitorados na Avenida Presidente Dutra. Além disso, foi constatado a influência da geometria da via em relação às velocidades médias elevadas dos veículos. Foi apresentada uma proposta para reduzir a velocidade dos veículos de forma mais segura e ordenada na via e os resultados obtidos foram confrontados com a realidade atual. Observadas a viabilidade e a eficiência da solução apresentada, este trabalho irá apresentá-la às autoridades locais para, assim, tentar minimizar os riscos à vida dos usuários na via em estudo.Trabalho não financiado por agência de fomento, ou autofinanciadoUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoBrasilCentro de Engenharias - CEUFERSAFerreira, Eric AmaralBezerra, John EloiBezerra, Eric Matheus FernandesGuimarães, Samuel Gadelha2020-04-20T19:06:15Z2020-04-202020-04-20T19:06:15Z2017-05-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfGuimarães (2017) (GUIMARÃES, 2017)https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/4887porGUIMARÃES, Samuel Gadelha. Proposta de intervenção em vias públicas a partir da análise de velocidade e acidentes de trânsito. 74 f. Monografia (Graduação em Engenharia Civil). Centro de Engenharias, Universidade Federal Rural do Semi-Àrido, Mossoró, 2017.CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-09-14T19:05:04Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/4887Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-09-14T19:05:04Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Proposta de intervenção em vias públicas a partir da análise de velocidade e acidentes de trânsito |
title |
Proposta de intervenção em vias públicas a partir da análise de velocidade e acidentes de trânsito |
spellingShingle |
Proposta de intervenção em vias públicas a partir da análise de velocidade e acidentes de trânsito Guimarães, Samuel Gadelha Acidentes de trânsito Engenharia de transportes Segurança viária Traffic accidents Transportation engineering Road safety CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL |
title_short |
Proposta de intervenção em vias públicas a partir da análise de velocidade e acidentes de trânsito |
title_full |
Proposta de intervenção em vias públicas a partir da análise de velocidade e acidentes de trânsito |
title_fullStr |
Proposta de intervenção em vias públicas a partir da análise de velocidade e acidentes de trânsito |
title_full_unstemmed |
Proposta de intervenção em vias públicas a partir da análise de velocidade e acidentes de trânsito |
title_sort |
Proposta de intervenção em vias públicas a partir da análise de velocidade e acidentes de trânsito |
author |
Guimarães, Samuel Gadelha |
author_facet |
Guimarães, Samuel Gadelha |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ferreira, Eric Amaral Bezerra, John Eloi Bezerra, Eric Matheus Fernandes |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guimarães, Samuel Gadelha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Acidentes de trânsito Engenharia de transportes Segurança viária Traffic accidents Transportation engineering Road safety CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL |
topic |
Acidentes de trânsito Engenharia de transportes Segurança viária Traffic accidents Transportation engineering Road safety CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL |
description |
Monografia |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-05-22 2020-04-20T19:06:15Z 2020-04-20 2020-04-20T19:06:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Guimarães (2017) (GUIMARÃES, 2017) https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/4887 |
identifier_str_mv |
Guimarães (2017) (GUIMARÃES, 2017) |
url |
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/4887 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
GUIMARÃES, Samuel Gadelha. Proposta de intervenção em vias públicas a partir da análise de velocidade e acidentes de trânsito. 74 f. Monografia (Graduação em Engenharia Civil). Centro de Engenharias, Universidade Federal Rural do Semi-Àrido, Mossoró, 2017. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido Brasil Centro de Engenharias - CE UFERSA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido Brasil Centro de Engenharias - CE UFERSA |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) instacron:UFERSA |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
instacron_str |
UFERSA |
institution |
UFERSA |
reponame_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
collection |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br |
_version_ |
1809747454451515392 |