A identidade profissional de professoras do AEE: entre o saber-ser e o saber-fazer (auto)biográfico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Jhonnys Ferreira do
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8247
Resumo: O presente trabalho, intitulado: “A identidade profissional de professoras do AEE: entre o saber-ser e o saber-fazer (auto)biográfico”, teve como objetivo analisar o processo de construção identitária de docentes que organizam o ensino-aprendizagem no Atendimento Educacional Especializado(AEE), observando seus saberes e suas formas de ser e estar na profissão. Parte-se da noção de identidade profissional docente como um conjunto de experiências formativas que contribuem para a construção de formas de fazer e de se sentir professor/a. Agregue-se ao exposto a noção de saber docente: resultado de um processo de socialização na família, na escola e nos demais espaços formativos, e que estruturam o processo de ensino-aprendizagem. O lócus deste estudo é o município de São Miguel, localizado no Alto-Oeste do Estado do Rio Grande do Norte, onde reunimos três professoras: duas da rede estadual e uma da rede municipal. Utilizaram-se os fundamentos da pesquisa qualitativa, assim como a abordagem das histórias de vida. Para a construção dos dados, lançamos mão da entrevista narrativa, que contribuiu para a retomada de si das professoras. O arcabouço teórico, a partir do viés bakhtiano, serviu de fundamentação analítica dos dados, principalmente sua noção chave de linguagem como um fenômeno social, histórico e ideológico. A linguagem é concebida como um produto social, que tem eminente caráter ideológico. Os dados da pesquisa permitem afirmar que: há uma aproximação entre o ser professor/a da sala de aula regular e o ser professor/a do AEE, ou melhor, no de estar professor/a, pois o caráter rotativo dos profissionais na SRM é evidente, até mesmo pela brevidade de tempo de serviço nessa modalidade de ensino; um passado forjado na agricultura, nas dificuldades da vida no campo, levam as referidas profissionais a se aproximarem com as dificuldades enfrentadas pelas crianças do AEE, haja vista que elas também são sujeitos margeados pela sociedade; Aprender a olhar o outro com respeito, dando voz aos seus direitos e necessidades, foram saberes axiológicos apreendidos na infância, com seus pais, que ainda possuem espaço na prática cotidiana; as escolas parecem ver o AEE como uma sala de reforço, mas que as docentes, mesmo com fragmentações identitárias, buscam romper com a lógica de sobreposição dos preconceitos, através do diálogo; O contato diário com o aluno com deficiência, num diálogo permanente, põem as professoras do AEE em estado de reflexão existencial: atribuímos a classificação de saberes do legado dos alunos, como aqueles que modificam sua forma de se ver e compreender como pessoa e como profissional do AEE.
id UFER_50546b31e191190b1f878d80a64f2fb0
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/8247
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling A identidade profissional de professoras do AEE: entre o saber-ser e o saber-fazer (auto)biográficoCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALIdentidadeSaberes docenteAtendimento Educacional Especializado - AEEO presente trabalho, intitulado: “A identidade profissional de professoras do AEE: entre o saber-ser e o saber-fazer (auto)biográfico”, teve como objetivo analisar o processo de construção identitária de docentes que organizam o ensino-aprendizagem no Atendimento Educacional Especializado(AEE), observando seus saberes e suas formas de ser e estar na profissão. Parte-se da noção de identidade profissional docente como um conjunto de experiências formativas que contribuem para a construção de formas de fazer e de se sentir professor/a. Agregue-se ao exposto a noção de saber docente: resultado de um processo de socialização na família, na escola e nos demais espaços formativos, e que estruturam o processo de ensino-aprendizagem. O lócus deste estudo é o município de São Miguel, localizado no Alto-Oeste do Estado do Rio Grande do Norte, onde reunimos três professoras: duas da rede estadual e uma da rede municipal. Utilizaram-se os fundamentos da pesquisa qualitativa, assim como a abordagem das histórias de vida. Para a construção dos dados, lançamos mão da entrevista narrativa, que contribuiu para a retomada de si das professoras. O arcabouço teórico, a partir do viés bakhtiano, serviu de fundamentação analítica dos dados, principalmente sua noção chave de linguagem como um fenômeno social, histórico e ideológico. A linguagem é concebida como um produto social, que tem eminente caráter ideológico. Os dados da pesquisa permitem afirmar que: há uma aproximação entre o ser professor/a da sala de aula regular e o ser professor/a do AEE, ou melhor, no de estar professor/a, pois o caráter rotativo dos profissionais na SRM é evidente, até mesmo pela brevidade de tempo de serviço nessa modalidade de ensino; um passado forjado na agricultura, nas dificuldades da vida no campo, levam as referidas profissionais a se aproximarem com as dificuldades enfrentadas pelas crianças do AEE, haja vista que elas também são sujeitos margeados pela sociedade; Aprender a olhar o outro com respeito, dando voz aos seus direitos e necessidades, foram saberes axiológicos apreendidos na infância, com seus pais, que ainda possuem espaço na prática cotidiana; as escolas parecem ver o AEE como uma sala de reforço, mas que as docentes, mesmo com fragmentações identitárias, buscam romper com a lógica de sobreposição dos preconceitos, através do diálogo; O contato diário com o aluno com deficiência, num diálogo permanente, põem as professoras do AEE em estado de reflexão existencial: atribuímos a classificação de saberes do legado dos alunos, como aqueles que modificam sua forma de se ver e compreender como pessoa e como profissional do AEE.BrasilCentro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAHUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoEspecialização em Atendimento Educacional EspecializadoEstevão, Ady Canário de SouzaEstevão, Ady Canário de SouzaEstevão, Ady Canário de SouzaSilva, Emanuel Freitas daMartins, Jacqueline Cunha de VasconcelosNascimento, Jhonnys Ferreira do2023-01-12T19:02:56Z2023-01-12T19:02:56Z2017-07-01info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpdfapplication/pdfhttps://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8247Mossoróinfo:eu-repo/semantics/openAccessUFERSACC-BY-SAhttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0porreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-07-10T23:48:19Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/8247Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-07-10T23:48:19Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv A identidade profissional de professoras do AEE: entre o saber-ser e o saber-fazer (auto)biográfico
title A identidade profissional de professoras do AEE: entre o saber-ser e o saber-fazer (auto)biográfico
spellingShingle A identidade profissional de professoras do AEE: entre o saber-ser e o saber-fazer (auto)biográfico
Nascimento, Jhonnys Ferreira do
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Identidade
Saberes docente
Atendimento Educacional Especializado - AEE
title_short A identidade profissional de professoras do AEE: entre o saber-ser e o saber-fazer (auto)biográfico
title_full A identidade profissional de professoras do AEE: entre o saber-ser e o saber-fazer (auto)biográfico
title_fullStr A identidade profissional de professoras do AEE: entre o saber-ser e o saber-fazer (auto)biográfico
title_full_unstemmed A identidade profissional de professoras do AEE: entre o saber-ser e o saber-fazer (auto)biográfico
title_sort A identidade profissional de professoras do AEE: entre o saber-ser e o saber-fazer (auto)biográfico
author Nascimento, Jhonnys Ferreira do
author_facet Nascimento, Jhonnys Ferreira do
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Estevão, Ady Canário de Souza
Estevão, Ady Canário de Souza
Estevão, Ady Canário de Souza
Silva, Emanuel Freitas da
Martins, Jacqueline Cunha de Vasconcelos
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Jhonnys Ferreira do
dc.subject.por.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Identidade
Saberes docente
Atendimento Educacional Especializado - AEE
topic CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Identidade
Saberes docente
Atendimento Educacional Especializado - AEE
description O presente trabalho, intitulado: “A identidade profissional de professoras do AEE: entre o saber-ser e o saber-fazer (auto)biográfico”, teve como objetivo analisar o processo de construção identitária de docentes que organizam o ensino-aprendizagem no Atendimento Educacional Especializado(AEE), observando seus saberes e suas formas de ser e estar na profissão. Parte-se da noção de identidade profissional docente como um conjunto de experiências formativas que contribuem para a construção de formas de fazer e de se sentir professor/a. Agregue-se ao exposto a noção de saber docente: resultado de um processo de socialização na família, na escola e nos demais espaços formativos, e que estruturam o processo de ensino-aprendizagem. O lócus deste estudo é o município de São Miguel, localizado no Alto-Oeste do Estado do Rio Grande do Norte, onde reunimos três professoras: duas da rede estadual e uma da rede municipal. Utilizaram-se os fundamentos da pesquisa qualitativa, assim como a abordagem das histórias de vida. Para a construção dos dados, lançamos mão da entrevista narrativa, que contribuiu para a retomada de si das professoras. O arcabouço teórico, a partir do viés bakhtiano, serviu de fundamentação analítica dos dados, principalmente sua noção chave de linguagem como um fenômeno social, histórico e ideológico. A linguagem é concebida como um produto social, que tem eminente caráter ideológico. Os dados da pesquisa permitem afirmar que: há uma aproximação entre o ser professor/a da sala de aula regular e o ser professor/a do AEE, ou melhor, no de estar professor/a, pois o caráter rotativo dos profissionais na SRM é evidente, até mesmo pela brevidade de tempo de serviço nessa modalidade de ensino; um passado forjado na agricultura, nas dificuldades da vida no campo, levam as referidas profissionais a se aproximarem com as dificuldades enfrentadas pelas crianças do AEE, haja vista que elas também são sujeitos margeados pela sociedade; Aprender a olhar o outro com respeito, dando voz aos seus direitos e necessidades, foram saberes axiológicos apreendidos na infância, com seus pais, que ainda possuem espaço na prática cotidiana; as escolas parecem ver o AEE como uma sala de reforço, mas que as docentes, mesmo com fragmentações identitárias, buscam romper com a lógica de sobreposição dos preconceitos, através do diálogo; O contato diário com o aluno com deficiência, num diálogo permanente, põem as professoras do AEE em estado de reflexão existencial: atribuímos a classificação de saberes do legado dos alunos, como aqueles que modificam sua forma de se ver e compreender como pessoa e como profissional do AEE.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-01
2023-01-12T19:02:56Z
2023-01-12T19:02:56Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8247
url https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8247
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
UFERSA
CC-BY-SA
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
rights_invalid_str_mv UFERSA
CC-BY-SA
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Mossoró
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Especialização em Atendimento Educacional Especializado
publisher.none.fl_str_mv Brasil
Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Especialização em Atendimento Educacional Especializado
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1816711979370283008