Proposição de um plano de roteirização da coleta seletiva para o município de Caraúbas/RN
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10521 |
Resumo: | A gestão de resíduos sólidos tem ganhado cada vez mais destaque nos debates públicos, tendo em vista que dentre as consequências do mau gerenciamento destes resíduos está a proliferação de doenças e transformações climáticas/ambientais negativas. Dentro dessa perspectiva, o Brasil instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos, Lei nº 12.305 de 2010, a qual tem como um de seus instrumentos a coleta seletiva, cujo desempenho desta está, dentre outros fatores, intimamente ligada com a roteirização da coleta dos resíduos recicláveis na localidade pertinente. Dessa forma, o presente trabalho propôs a roteirização da coleta seletiva no município de Caraúbas/RN, com o auxílio do Sistema de Informações Geográficas (SIG), visando proporcionar uma otimização das rotas. Para tanto realizou-se um diagnóstico do atual sistema de coleta de resíduos sólidos do município e com base em estudos da área e dados coletados, definiu-se 24 Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), assim como, dimensionou-se os respectivos coletores para tais pontos, além de propor um orçamento como base para implantação deste sistema. Posteriormente, por meio de critérios e parâmetros técnicos, baseando-se em pesquisas da área e orientações de instituições responsáveis no âmbito da gestão de resíduos, pôde-se confeccionar com o auxílio do QGIS 3.22, duas rotas para coleta seletiva no município de Caraúbas/RN a serem executadas três vezes por semana cada uma delas, sendo a Rota I para todos os 24 PEVs com distância total de 19,4 km, alcançando todos os bairros e a Rota II atendendo a 7 PEVs e percurso de 6,2 km, dando prioridade à coleta no centro comercial. As rotas confeccionadas geraram uma redução de 41,9 % (Rota I) e 81,4 % (Rota II) em relação ao distanciamento médio total das atuais rotas desenvolvidas em Caraúbas-RN. |
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