Avaliação do uso de agregados naturais da região de Caraúbas/RN para aplicação em misturas asfálticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Maria Amanda da Silva
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/11289
Resumo: De acordo com a Confederação Nacional e Transporte (CNT), o Brasil possui cerca de 1.720.643,2km de rodovias, sendo esse modo de transporte o mais utilizado para se locomover. Conforme Bernucci et al. (2010), cerca de 95% das estradas pavimentadas são compostas por revestimento com material asfáltico. Os pavimentos são estruturas de múltiplas camadas, sendo que a camada superior que fica em contato direto com tráfego chama-se revestimento. Em pavimentos asfálticos, a camada de revestimento é constituída de agregados e ligante asfáltico. Os agregados podem ser de origem natural ou artificial. Já os ligantes asfálticos são obtidos a partir da destilação do petróleo. A escolha adequada desses dois materiais é fundamental para que seja possível obter um revestimento asfáltico de boa qualidade. Nesse contexto, aproximadamente 95% do volume da mistura asfáltica é composta por agregado, por isso a importância desse material. Além da boa qualidade, é necessário encontrar volume de material (agregado) suficiente para utilizar, sendo necessário estudar os agregados das diferentes regiões a fim de verificar a viabilidade destes para aplicação em misturas asfálticas. Como a região de Caraúbas/RN é muito rica em relação a rochas calcárias, o objetivo do presente trabalho é verificar a viabilidade dos agregados naturais provenientes da pedreira Potiguar, situada na cidade em questão, para aplicação em misturas asfálticas. Os agregados coletados na citada pedreira foram caracterizados de acordo com os seguintes ensaios: granulometria, densidade, forma, angularidade, textura e abrasão Los Angeles. Em seguida, utilizando os agregados previamente caracterizados, foi dosada uma mistura asfáltica do tipo Concreto Asfáltico (CA) utilizando a metodologia Marshall. Por fim, os ensaios mecânicos de Resistência à Tração (RT) e Módulo de Resiliência (MR) foram realizados para caracterizar mecanicamente a mistura asfáltica dosada. Os resultados indicam que os agregados utilizados apresentam valores dentro das recomendações do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Os valores de MR e RT obtidos na mistura asfáltica encontram-se na mesma ordem de grandeza de outras misturas asfálticas encontradas na literatura, indicando a viabilidade dos agregados para utilização em revestimentos asfálticos.
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A escolha adequada desses dois materiais é fundamental para que seja possível obter um revestimento asfáltico de boa qualidade. Nesse contexto, aproximadamente 95% do volume da mistura asfáltica é composta por agregado, por isso a importância desse material. Além da boa qualidade, é necessário encontrar volume de material (agregado) suficiente para utilizar, sendo necessário estudar os agregados das diferentes regiões a fim de verificar a viabilidade destes para aplicação em misturas asfálticas. Como a região de Caraúbas/RN é muito rica em relação a rochas calcárias, o objetivo do presente trabalho é verificar a viabilidade dos agregados naturais provenientes da pedreira Potiguar, situada na cidade em questão, para aplicação em misturas asfálticas. Os agregados coletados na citada pedreira foram caracterizados de acordo com os seguintes ensaios: granulometria, densidade, forma, angularidade, textura e abrasão Los Angeles. Em seguida, utilizando os agregados previamente caracterizados, foi dosada uma mistura asfáltica do tipo Concreto Asfáltico (CA) utilizando a metodologia Marshall. Por fim, os ensaios mecânicos de Resistência à Tração (RT) e Módulo de Resiliência (MR) foram realizados para caracterizar mecanicamente a mistura asfáltica dosada. Os resultados indicam que os agregados utilizados apresentam valores dentro das recomendações do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Os valores de MR e RT obtidos na mistura asfáltica encontram-se na mesma ordem de grandeza de outras misturas asfálticas encontradas na literatura, indicando a viabilidade dos agregados para utilização em revestimentos asfálticos.According to National and Transport Confederation (CNT), the Brazil has about 1,720,643.2km highways, being this mode of transport the most used to get around; being that of these about 95% of the paved roads are compound for coating with asphalt material (Bernucci et al. 2010). The pavement are structures of layers multiple, being that the top layer that stays in direct contact with traffic is called surface layer. In asphalt pavements, the surface layer is constituted of aggregates and asphalt binder. The aggregates can be of natural source or artificial. Already the asphalts binders are waste obtained from of the distillation of petroleum. The proper choice these two materials is fundamental for that be possible to get an asphalt surface layer of good quality. In this context, about 95% of the volume of the asphalt mixture is compound for aggregate, that is why to importance of this material. Beyond good quality, it is necessary to find volume of material (aggregate) enough to use. Being necessary to study the aggregates of the different regions in order to verify the viability of these for application in asphalt mixtures. As the region of Caraúbas/RN is very rich in relation to limestones rocks, the objective of present study is verify the viability of the naturals aggregates from of the quarry Potiguar, located in the city in question, for application in asphaltic mixtures. The aggregates collected were characterized according with the following tests: granulometry, density, form, angularity, texture, and abrasion Los Angeles. In the next, using the aggregates previously characterized, it was dosed an Asphalt Concrete (AC) using the methodology Marshall. Lastly, the mechanical tests of Tensile strength (TR) and Resilience Module (RM) were realized to characterize mechanically the asphaltic mixture dosed. The results indicate that the aggregates used presented values within of the recommendations of the National Department of Transport Infrastructure (DNIT). The values of RM and TR are in the same order of magnitude of others mixtures found in the literature, indicating the viability of aggregates for use in asphalt mixture.65 f.Centro Multidisciplinar de Caraúbas – CMCBrasilUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoFerreira, Wellington Lorran GaiaFerreira, Wellington Lorran GaiaChianca, Cibele Gouveia CostaOliveira, Desireé Alves deSantos, Maria Amanda da Silva2024-08-14T19:53:40Z2024-08-14T19:53:40Z2016-11-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfSANTOS, Maria Amanda da Silva. Avaliação do uso de agregados naturais da região de Caraúbas/RN para aplicação em misturas asfálticas. 2016. 65 f. TCC (Graduação) - Curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2016.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/11289CaraúbasAttribution-ShareAlike 3.0 BrazilUFERSAhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-08-16T03:01:21Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/11289Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-08-16T03:01:21Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
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