Propriedades mecânicas de concreto convencional com incorporação de fibras de aço de pneus inservíveis
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/1946 https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/2473 |
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Propriedades mecânicas de concreto convencional com incorporação de fibras de aço de pneus inservíveisConcreto reforçadoPneu inservívelFibra de açoCompressão axialCompressão diametralCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILMonografiaNão possuiA aplicação de fibras metálicas no concreto vem se transformando em uma solução para muitas condições impostas em projetos estruturais em função de seu potencial de resistência à tração e inovação. Outro componente abundante que constitui o pneu, é a borracha, um material bem abordado em pesquisas relacionado a investigação de concreto com adição, entre as várias aplicações bastante sucedidas com o uso do resíduo, destaca-se sua adição na produção de misturas asfálticas, visando um aumento da resistência à temperatura e à esforços mecânicos, também é empregado em concretos convencionais produzido com cimento Portland, visando elevar a tenacidade. O presente trabalho teve como objetivo principal estudar propriedades do concreto enriquecido com fibras de aço oriundas de pneus inservíveis. Foi realizada então, a comparação das características mecânicas do concreto convencional com o concreto enriquecido com fibras de aço de pneus inservíveis, a partir da produção de corpos de prova com três teores de fibra, 1%, 2%, e 3%, resultando na confecção de 24 CP´s cilíndricos. Os corpos de prova foram rompidos aos 28 dias após a cura, realizando-se os ensaios de compressão axial, de acordo com a ABNT NBR 5739:2007 e tração pelo método de compressão diametral, conforme a ABNT NBR 7222:2011, além do “Slump Test” realizado segundo a ABNT NM 67:1998. A partir da obtenção dos resultados, pode-se verificar uma redução na trabalhabilidade do concreto produzido, conforme o aumento de fibra adicionada. Sob a análise dos corpos de prova submetidos à compressão axial e diametral apresentaram variação considerável nos resultados, em que o aumento da resistência não aconteceu proporcionalmente a teor de adição, registrou-se a resistência a compressão maior nas amostras com teor de 2%. Já para os resultados a tração a maior resistência foi do concreto com 1% de fibra.Trabalho não financiado por agência de fomento, ou autofinanciadoUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoBrasilCentro Multidisciplinar de AngicosUFERSANóbrega, Marcilene Vieira dahttp://lattes.cnpq.br/Nogueira, Núbia Alves de Souzahttp://lattes.cnpq.br/Fonseca, Nayara Jhéssica Marques dahttp://lattes.cnpq.br/Barbosa, Adriele Barros2019-12-03T13:23:01Z2019-12-03T13:23:01Z2019-03-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfBarbosa(2018) (BARBOSA, 2018)https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/1946https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/2473porBARBOSA, Adriele Barros. Propriedades mecânicas de concreto convencional com incorporação de fibras de aço de pneus inservíveis. 2018. 68f. Monografia (Graduação em Engenharia Civil), Centro Multidisciplinar de Angicos, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Angicos, 2018.CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-09-14T11:25:34Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/2473Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-09-14T11:25:34Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
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