Estudo dinâmico e dimensional de um novo modelo de tirante para um veículo baja

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Gêneses Izidio de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9448
Resumo: Os veículos off road baja SAE (Sociedade de Engenheiros de Mobilidade) caracterizam- se por transpor diversos tipos de terrenos, de forma a ter um bom comportamento dinâmico quando são submetidos a adversidades na pista. As equipes que participam das competições Baja SAE Brasil, sempre buscam está melhorando seus protótipos, através de novas implementações. Um protótipo baja SAE se subdivide em subsistemas, onde todos são importantes para o comportamento do veículo. Este trabalho apresenta um estudo voltado para a suspensão traseira do veículo, especificamente o tirante. Através de estudos bibliográficos e simulações em softwares como ADAMS CAR e Autodesk Inventor, foi possível desenvolver um novo modelo de tirante para o baja Severo 2.0 da equipe Caraubaja SAE, com o intuito de reduzir a massa do modelo atual, porém, mantendo o comportamento dinâmico do atual protótipo. Realizou-se coleta de dados dos parâmetros da suspensão atual para começar moldar a suspensão do protótipo, para que assim fosse possível verificar a influência total da implementação do novo tirante, e suas variações nos ângulos de camber e toe. Foi feita Simulações no Software ADAMS CAR com o baja totalmente montado, para que fosse possível verificar a eficácia deste novo modelo de tirante, quando percorre certos obstáculos com diferentes velocidades, em uma pista 3D. Utilizou-se o software Autodesk Inventor para realizar simulações de força no tirante, afim de analisá-las. Através do ADAMS CAR, foi possível obter variações de força no tirante, variações estas que são decorrentes das passagens na pista com velocidades diferentes.
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