O tratamento da variação linguística em coleções didáticas de língua portuguesa do novo ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Vera Luziana da Silva
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10060
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo geral analisar o tratamento conferido ao fenômeno da variação em coleções didáticas de Língua Portuguesa do Novo Ensino Médio. Como objetivos específicos, estabelecemos: a) descrever o fenômeno da VL e as implicações no âmbito do ensino de língua portuguesa e b) discutir como as coleções didáticas de língua portuguesa abordam o fenômeno da VL. Para tanto, respalda-se teoricamente em autores como Coelho et al. (2015); Bortoni-Ricardo (2004); Camacho (2013); Tarallo (1997) e Alkmin (2001). Sobre a metodologia, trata-se de um estudo descritivo-interpretativo de cunho documental. O corpus compreende três coleções didáticas de Língua Portuguesa aprovadas pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). As análises pontuam que uma das coleções trabalha o fenômeno da variação de modo satisfatório, ao passo que as demais tangenciam o tratamento da variação.
id UFER_5eb383d69f139100cad5875c38cc070e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10060
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling O tratamento da variação linguística em coleções didáticas de língua portuguesa do novo ensino médioLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESASociolinguísticaVariação LinguísticaEnsino de PortuguêsLivro DidáticoNovo Ensino MédioA presente pesquisa tem como objetivo geral analisar o tratamento conferido ao fenômeno da variação em coleções didáticas de Língua Portuguesa do Novo Ensino Médio. Como objetivos específicos, estabelecemos: a) descrever o fenômeno da VL e as implicações no âmbito do ensino de língua portuguesa e b) discutir como as coleções didáticas de língua portuguesa abordam o fenômeno da VL. Para tanto, respalda-se teoricamente em autores como Coelho et al. (2015); Bortoni-Ricardo (2004); Camacho (2013); Tarallo (1997) e Alkmin (2001). Sobre a metodologia, trata-se de um estudo descritivo-interpretativo de cunho documental. O corpus compreende três coleções didáticas de Língua Portuguesa aprovadas pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). As análises pontuam que uma das coleções trabalha o fenômeno da variação de modo satisfatório, ao passo que as demais tangenciam o tratamento da variação.This research has as general objective to analyze the treatment given to the phenomenon of variation in didactic collections of Portuguese Language of the New High School. As specific objectives, we established: a) to describe the phenomenon of VL and the implications in the context of Portuguese language teaching and b) to discuss how the didactic collections of Portuguese language approach the phenomenon of VL. Therefore, it is theoretically supported by authors such as Coelho et al. (2015), Bortoni-Ricardo (2004), Camacho (2013), Tarallo (1997) and Alkmin (2001). About the methodology, it is a descriptive-interpretative study of documentary nature. The corpus comprises three didactic collections of Portuguese Language approved by the National Program of Books and Didactic Material (PNLD). The analyses point out that one of the collections works the phenomenon of variationin a satisfactory way, while the others tangent the treatment of variation.34 f.Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMCBrasilUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoSilva, Francisco Vieira daSilva, Francisco Vieira daCordeiro, Fernando da SilvaSales, Francisco Gesival Gurgel deMendes, Vera Luziana da Silva2024-01-16T14:01:28Z2024-01-16T14:01:28Z2022-11-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfMENDES, Vera Luziana da Silva. O tratamento da variação linguística em coleções didáticas de língua portuguesa do novo ensino médio. 2022. 34 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras- Português, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2022https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10060CaraúbasAttribution-ShareAlike 3.0 BrazilUFERSAhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-01-16T22:01:28Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10060Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-01-16T22:01:28Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv O tratamento da variação linguística em coleções didáticas de língua portuguesa do novo ensino médio
title O tratamento da variação linguística em coleções didáticas de língua portuguesa do novo ensino médio
spellingShingle O tratamento da variação linguística em coleções didáticas de língua portuguesa do novo ensino médio
Mendes, Vera Luziana da Silva
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Sociolinguística
Variação Linguística
Ensino de Português
Livro Didático
Novo Ensino Médio
title_short O tratamento da variação linguística em coleções didáticas de língua portuguesa do novo ensino médio
title_full O tratamento da variação linguística em coleções didáticas de língua portuguesa do novo ensino médio
title_fullStr O tratamento da variação linguística em coleções didáticas de língua portuguesa do novo ensino médio
title_full_unstemmed O tratamento da variação linguística em coleções didáticas de língua portuguesa do novo ensino médio
title_sort O tratamento da variação linguística em coleções didáticas de língua portuguesa do novo ensino médio
author Mendes, Vera Luziana da Silva
author_facet Mendes, Vera Luziana da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Francisco Vieira da
Silva, Francisco Vieira da
Cordeiro, Fernando da Silva
Sales, Francisco Gesival Gurgel de
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Vera Luziana da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Sociolinguística
Variação Linguística
Ensino de Português
Livro Didático
Novo Ensino Médio
topic LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Sociolinguística
Variação Linguística
Ensino de Português
Livro Didático
Novo Ensino Médio
description A presente pesquisa tem como objetivo geral analisar o tratamento conferido ao fenômeno da variação em coleções didáticas de Língua Portuguesa do Novo Ensino Médio. Como objetivos específicos, estabelecemos: a) descrever o fenômeno da VL e as implicações no âmbito do ensino de língua portuguesa e b) discutir como as coleções didáticas de língua portuguesa abordam o fenômeno da VL. Para tanto, respalda-se teoricamente em autores como Coelho et al. (2015); Bortoni-Ricardo (2004); Camacho (2013); Tarallo (1997) e Alkmin (2001). Sobre a metodologia, trata-se de um estudo descritivo-interpretativo de cunho documental. O corpus compreende três coleções didáticas de Língua Portuguesa aprovadas pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). As análises pontuam que uma das coleções trabalha o fenômeno da variação de modo satisfatório, ao passo que as demais tangenciam o tratamento da variação.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-08
2024-01-16T14:01:28Z
2024-01-16T14:01:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MENDES, Vera Luziana da Silva. O tratamento da variação linguística em coleções didáticas de língua portuguesa do novo ensino médio. 2022. 34 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras- Português, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2022
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10060
identifier_str_mv MENDES, Vera Luziana da Silva. O tratamento da variação linguística em coleções didáticas de língua portuguesa do novo ensino médio. 2022. 34 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras- Português, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2022
url https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10060
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
UFERSA
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
UFERSA
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Caraúbas
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC
Brasil
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
publisher.none.fl_str_mv Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC
Brasil
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1809747459842244608