O tratamento da variação linguística em coleções didáticas de língua portuguesa do novo ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10060 |
Resumo: | A presente pesquisa tem como objetivo geral analisar o tratamento conferido ao fenômeno da variação em coleções didáticas de Língua Portuguesa do Novo Ensino Médio. Como objetivos específicos, estabelecemos: a) descrever o fenômeno da VL e as implicações no âmbito do ensino de língua portuguesa e b) discutir como as coleções didáticas de língua portuguesa abordam o fenômeno da VL. Para tanto, respalda-se teoricamente em autores como Coelho et al. (2015); Bortoni-Ricardo (2004); Camacho (2013); Tarallo (1997) e Alkmin (2001). Sobre a metodologia, trata-se de um estudo descritivo-interpretativo de cunho documental. O corpus compreende três coleções didáticas de Língua Portuguesa aprovadas pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). As análises pontuam que uma das coleções trabalha o fenômeno da variação de modo satisfatório, ao passo que as demais tangenciam o tratamento da variação. |
id |
UFER_5eb383d69f139100cad5875c38cc070e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10060 |
network_acronym_str |
UFER |
network_name_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository_id_str |
|
spelling |
O tratamento da variação linguística em coleções didáticas de língua portuguesa do novo ensino médioLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESASociolinguísticaVariação LinguísticaEnsino de PortuguêsLivro DidáticoNovo Ensino MédioA presente pesquisa tem como objetivo geral analisar o tratamento conferido ao fenômeno da variação em coleções didáticas de Língua Portuguesa do Novo Ensino Médio. Como objetivos específicos, estabelecemos: a) descrever o fenômeno da VL e as implicações no âmbito do ensino de língua portuguesa e b) discutir como as coleções didáticas de língua portuguesa abordam o fenômeno da VL. Para tanto, respalda-se teoricamente em autores como Coelho et al. (2015); Bortoni-Ricardo (2004); Camacho (2013); Tarallo (1997) e Alkmin (2001). Sobre a metodologia, trata-se de um estudo descritivo-interpretativo de cunho documental. O corpus compreende três coleções didáticas de Língua Portuguesa aprovadas pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). As análises pontuam que uma das coleções trabalha o fenômeno da variação de modo satisfatório, ao passo que as demais tangenciam o tratamento da variação.This research has as general objective to analyze the treatment given to the phenomenon of variation in didactic collections of Portuguese Language of the New High School. As specific objectives, we established: a) to describe the phenomenon of VL and the implications in the context of Portuguese language teaching and b) to discuss how the didactic collections of Portuguese language approach the phenomenon of VL. Therefore, it is theoretically supported by authors such as Coelho et al. (2015), Bortoni-Ricardo (2004), Camacho (2013), Tarallo (1997) and Alkmin (2001). About the methodology, it is a descriptive-interpretative study of documentary nature. The corpus comprises three didactic collections of Portuguese Language approved by the National Program of Books and Didactic Material (PNLD). The analyses point out that one of the collections works the phenomenon of variationin a satisfactory way, while the others tangent the treatment of variation.34 f.Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMCBrasilUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoSilva, Francisco Vieira daSilva, Francisco Vieira daCordeiro, Fernando da SilvaSales, Francisco Gesival Gurgel deMendes, Vera Luziana da Silva2024-01-16T14:01:28Z2024-01-16T14:01:28Z2022-11-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfMENDES, Vera Luziana da Silva. O tratamento da variação linguística em coleções didáticas de língua portuguesa do novo ensino médio. 2022. 34 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras- Português, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2022https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10060CaraúbasAttribution-ShareAlike 3.0 BrazilUFERSAhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-01-16T22:01:28Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10060Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-01-16T22:01:28Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O tratamento da variação linguística em coleções didáticas de língua portuguesa do novo ensino médio |
title |
O tratamento da variação linguística em coleções didáticas de língua portuguesa do novo ensino médio |
spellingShingle |
O tratamento da variação linguística em coleções didáticas de língua portuguesa do novo ensino médio Mendes, Vera Luziana da Silva LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA Sociolinguística Variação Linguística Ensino de Português Livro Didático Novo Ensino Médio |
title_short |
O tratamento da variação linguística em coleções didáticas de língua portuguesa do novo ensino médio |
title_full |
O tratamento da variação linguística em coleções didáticas de língua portuguesa do novo ensino médio |
title_fullStr |
O tratamento da variação linguística em coleções didáticas de língua portuguesa do novo ensino médio |
title_full_unstemmed |
O tratamento da variação linguística em coleções didáticas de língua portuguesa do novo ensino médio |
title_sort |
O tratamento da variação linguística em coleções didáticas de língua portuguesa do novo ensino médio |
author |
Mendes, Vera Luziana da Silva |
author_facet |
Mendes, Vera Luziana da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Francisco Vieira da Silva, Francisco Vieira da Cordeiro, Fernando da Silva Sales, Francisco Gesival Gurgel de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendes, Vera Luziana da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA Sociolinguística Variação Linguística Ensino de Português Livro Didático Novo Ensino Médio |
topic |
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA Sociolinguística Variação Linguística Ensino de Português Livro Didático Novo Ensino Médio |
description |
A presente pesquisa tem como objetivo geral analisar o tratamento conferido ao fenômeno da variação em coleções didáticas de Língua Portuguesa do Novo Ensino Médio. Como objetivos específicos, estabelecemos: a) descrever o fenômeno da VL e as implicações no âmbito do ensino de língua portuguesa e b) discutir como as coleções didáticas de língua portuguesa abordam o fenômeno da VL. Para tanto, respalda-se teoricamente em autores como Coelho et al. (2015); Bortoni-Ricardo (2004); Camacho (2013); Tarallo (1997) e Alkmin (2001). Sobre a metodologia, trata-se de um estudo descritivo-interpretativo de cunho documental. O corpus compreende três coleções didáticas de Língua Portuguesa aprovadas pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). As análises pontuam que uma das coleções trabalha o fenômeno da variação de modo satisfatório, ao passo que as demais tangenciam o tratamento da variação. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-08 2024-01-16T14:01:28Z 2024-01-16T14:01:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MENDES, Vera Luziana da Silva. O tratamento da variação linguística em coleções didáticas de língua portuguesa do novo ensino médio. 2022. 34 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras- Português, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2022 https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10060 |
identifier_str_mv |
MENDES, Vera Luziana da Silva. O tratamento da variação linguística em coleções didáticas de língua portuguesa do novo ensino médio. 2022. 34 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras- Português, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2022 |
url |
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10060 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil UFERSA http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil UFERSA http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Caraúbas |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC Brasil UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC Brasil UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) instacron:UFERSA |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
instacron_str |
UFERSA |
institution |
UFERSA |
reponame_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
collection |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br |
_version_ |
1809747459842244608 |