A acessibilidade em instituições de ensino: uma revisão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9626 |
Resumo: | A inclusão é vista atualmente como um desafio no ambiente escolar. Por causa disso, tem sido tema de diversas discussões e estudos, sobretudo no que concerne à acessibilidade, uma vez que a busca por uma educação de qualidade inclui diversos outros fatores que vão além de se ter um professor bem capacitado no interior da sala de aula. Bastantes escolas, apesar de serem consideradas aptas, não cumprem as exigências legais no que se refere à redução de barreiras arquitetônicas, as quais dificultam a vida das pessoas que apresentam mobilidade reduzida ou alguma deficiência. Com base nisso, a presente pesquisa faz uma revisão bibliográfica, com abordagem qualitativa, acerca da aplicação da Norma Regulamentadora NBR 9050/20. Desse modo, este trabalho tem como objetivo principal investigar se a acessibilidade nos ambientes de ensino-aprendizado é capaz de atender às especificidades de cada indivíduo com limitações. Para tanto, o texto toma como arcabouço teórico, os pressupostos de alguns autores que já pesquisaram sobre essa temática. De modo geral, foram abordadas medidas que auxiliam a inclusão de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida no ambiente escolar, de forma explicativa e didática, baseada na legislação vigente. Desse modo, os estudos selecionados nesta pesquisa apontam para um grave problema de acessibilidade e inclusão de alunos com deficiência em escolas públicas brasileiras. |
id |
UFER_5f14e44c277ebaa4c317c51e769d8919 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/9626 |
network_acronym_str |
UFER |
network_name_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository_id_str |
|
spelling |
A acessibilidade em instituições de ensino: uma revisãoCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA E TECNOLOGIAABNT NBR 9050/20InclusãoEscolas adaptadasA inclusão é vista atualmente como um desafio no ambiente escolar. Por causa disso, tem sido tema de diversas discussões e estudos, sobretudo no que concerne à acessibilidade, uma vez que a busca por uma educação de qualidade inclui diversos outros fatores que vão além de se ter um professor bem capacitado no interior da sala de aula. Bastantes escolas, apesar de serem consideradas aptas, não cumprem as exigências legais no que se refere à redução de barreiras arquitetônicas, as quais dificultam a vida das pessoas que apresentam mobilidade reduzida ou alguma deficiência. Com base nisso, a presente pesquisa faz uma revisão bibliográfica, com abordagem qualitativa, acerca da aplicação da Norma Regulamentadora NBR 9050/20. Desse modo, este trabalho tem como objetivo principal investigar se a acessibilidade nos ambientes de ensino-aprendizado é capaz de atender às especificidades de cada indivíduo com limitações. Para tanto, o texto toma como arcabouço teórico, os pressupostos de alguns autores que já pesquisaram sobre essa temática. De modo geral, foram abordadas medidas que auxiliam a inclusão de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida no ambiente escolar, de forma explicativa e didática, baseada na legislação vigente. Desse modo, os estudos selecionados nesta pesquisa apontam para um grave problema de acessibilidade e inclusão de alunos com deficiência em escolas públicas brasileiras.12 f.BrasilUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoNogueira, Núbia Alves de SouzaNogueira, Núbia Alves de SouzaCunha, Enai Taveira daLima, Gislene Micarla Borges deBraga, Ana Angélica Nunes2023-11-17T15:56:16Z2023-11-17T15:56:16Z2023-05-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfhttps://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9626MossoróAttribution-ShareAlike 3.0 BrazilUFERSACC-BY-SAhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-11-24T22:31:19Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/9626Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-11-24T22:31:19Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A acessibilidade em instituições de ensino: uma revisão |
title |
A acessibilidade em instituições de ensino: uma revisão |
spellingShingle |
A acessibilidade em instituições de ensino: uma revisão Braga, Ana Angélica Nunes CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA E TECNOLOGIA ABNT NBR 9050/20 Inclusão Escolas adaptadas |
title_short |
A acessibilidade em instituições de ensino: uma revisão |
title_full |
A acessibilidade em instituições de ensino: uma revisão |
title_fullStr |
A acessibilidade em instituições de ensino: uma revisão |
title_full_unstemmed |
A acessibilidade em instituições de ensino: uma revisão |
title_sort |
A acessibilidade em instituições de ensino: uma revisão |
author |
Braga, Ana Angélica Nunes |
author_facet |
Braga, Ana Angélica Nunes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Nogueira, Núbia Alves de Souza Nogueira, Núbia Alves de Souza Cunha, Enai Taveira da Lima, Gislene Micarla Borges de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Braga, Ana Angélica Nunes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA E TECNOLOGIA ABNT NBR 9050/20 Inclusão Escolas adaptadas |
topic |
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA E TECNOLOGIA ABNT NBR 9050/20 Inclusão Escolas adaptadas |
description |
A inclusão é vista atualmente como um desafio no ambiente escolar. Por causa disso, tem sido tema de diversas discussões e estudos, sobretudo no que concerne à acessibilidade, uma vez que a busca por uma educação de qualidade inclui diversos outros fatores que vão além de se ter um professor bem capacitado no interior da sala de aula. Bastantes escolas, apesar de serem consideradas aptas, não cumprem as exigências legais no que se refere à redução de barreiras arquitetônicas, as quais dificultam a vida das pessoas que apresentam mobilidade reduzida ou alguma deficiência. Com base nisso, a presente pesquisa faz uma revisão bibliográfica, com abordagem qualitativa, acerca da aplicação da Norma Regulamentadora NBR 9050/20. Desse modo, este trabalho tem como objetivo principal investigar se a acessibilidade nos ambientes de ensino-aprendizado é capaz de atender às especificidades de cada indivíduo com limitações. Para tanto, o texto toma como arcabouço teórico, os pressupostos de alguns autores que já pesquisaram sobre essa temática. De modo geral, foram abordadas medidas que auxiliam a inclusão de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida no ambiente escolar, de forma explicativa e didática, baseada na legislação vigente. Desse modo, os estudos selecionados nesta pesquisa apontam para um grave problema de acessibilidade e inclusão de alunos com deficiência em escolas públicas brasileiras. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-11-17T15:56:16Z 2023-11-17T15:56:16Z 2023-05-17 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9626 |
url |
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9626 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil UFERSA CC-BY-SA http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil UFERSA CC-BY-SA http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Mossoró |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brasil UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
publisher.none.fl_str_mv |
Brasil UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) instacron:UFERSA |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
instacron_str |
UFERSA |
institution |
UFERSA |
reponame_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
collection |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br |
_version_ |
1809747472020406272 |