A acessibilidade em instituições de ensino: uma revisão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Braga, Ana Angélica Nunes
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9626
Resumo: A inclusão é vista atualmente como um desafio no ambiente escolar. Por causa disso, tem sido tema de diversas discussões e estudos, sobretudo no que concerne à acessibilidade, uma vez que a busca por uma educação de qualidade inclui diversos outros fatores que vão além de se ter um professor bem capacitado no interior da sala de aula. Bastantes escolas, apesar de serem consideradas aptas, não cumprem as exigências legais no que se refere à redução de barreiras arquitetônicas, as quais dificultam a vida das pessoas que apresentam mobilidade reduzida ou alguma deficiência. Com base nisso, a presente pesquisa faz uma revisão bibliográfica, com abordagem qualitativa, acerca da aplicação da Norma Regulamentadora NBR 9050/20. Desse modo, este trabalho tem como objetivo principal investigar se a acessibilidade nos ambientes de ensino-aprendizado é capaz de atender às especificidades de cada indivíduo com limitações. Para tanto, o texto toma como arcabouço teórico, os pressupostos de alguns autores que já pesquisaram sobre essa temática. De modo geral, foram abordadas medidas que auxiliam a inclusão de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida no ambiente escolar, de forma explicativa e didática, baseada na legislação vigente. Desse modo, os estudos selecionados nesta pesquisa apontam para um grave problema de acessibilidade e inclusão de alunos com deficiência em escolas públicas brasileiras.
id UFER_5f14e44c277ebaa4c317c51e769d8919
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/9626
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling A acessibilidade em instituições de ensino: uma revisãoCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA E TECNOLOGIAABNT NBR 9050/20InclusãoEscolas adaptadasA inclusão é vista atualmente como um desafio no ambiente escolar. Por causa disso, tem sido tema de diversas discussões e estudos, sobretudo no que concerne à acessibilidade, uma vez que a busca por uma educação de qualidade inclui diversos outros fatores que vão além de se ter um professor bem capacitado no interior da sala de aula. Bastantes escolas, apesar de serem consideradas aptas, não cumprem as exigências legais no que se refere à redução de barreiras arquitetônicas, as quais dificultam a vida das pessoas que apresentam mobilidade reduzida ou alguma deficiência. Com base nisso, a presente pesquisa faz uma revisão bibliográfica, com abordagem qualitativa, acerca da aplicação da Norma Regulamentadora NBR 9050/20. Desse modo, este trabalho tem como objetivo principal investigar se a acessibilidade nos ambientes de ensino-aprendizado é capaz de atender às especificidades de cada indivíduo com limitações. Para tanto, o texto toma como arcabouço teórico, os pressupostos de alguns autores que já pesquisaram sobre essa temática. De modo geral, foram abordadas medidas que auxiliam a inclusão de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida no ambiente escolar, de forma explicativa e didática, baseada na legislação vigente. Desse modo, os estudos selecionados nesta pesquisa apontam para um grave problema de acessibilidade e inclusão de alunos com deficiência em escolas públicas brasileiras.12 f.BrasilUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoNogueira, Núbia Alves de SouzaNogueira, Núbia Alves de SouzaCunha, Enai Taveira daLima, Gislene Micarla Borges deBraga, Ana Angélica Nunes2023-11-17T15:56:16Z2023-11-17T15:56:16Z2023-05-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfhttps://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9626MossoróAttribution-ShareAlike 3.0 BrazilUFERSACC-BY-SAhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-11-24T22:31:19Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/9626Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-11-24T22:31:19Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv A acessibilidade em instituições de ensino: uma revisão
title A acessibilidade em instituições de ensino: uma revisão
spellingShingle A acessibilidade em instituições de ensino: uma revisão
Braga, Ana Angélica Nunes
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA E TECNOLOGIA
ABNT NBR 9050/20
Inclusão
Escolas adaptadas
title_short A acessibilidade em instituições de ensino: uma revisão
title_full A acessibilidade em instituições de ensino: uma revisão
title_fullStr A acessibilidade em instituições de ensino: uma revisão
title_full_unstemmed A acessibilidade em instituições de ensino: uma revisão
title_sort A acessibilidade em instituições de ensino: uma revisão
author Braga, Ana Angélica Nunes
author_facet Braga, Ana Angélica Nunes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nogueira, Núbia Alves de Souza
Nogueira, Núbia Alves de Souza
Cunha, Enai Taveira da
Lima, Gislene Micarla Borges de
dc.contributor.author.fl_str_mv Braga, Ana Angélica Nunes
dc.subject.por.fl_str_mv CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA E TECNOLOGIA
ABNT NBR 9050/20
Inclusão
Escolas adaptadas
topic CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA E TECNOLOGIA
ABNT NBR 9050/20
Inclusão
Escolas adaptadas
description A inclusão é vista atualmente como um desafio no ambiente escolar. Por causa disso, tem sido tema de diversas discussões e estudos, sobretudo no que concerne à acessibilidade, uma vez que a busca por uma educação de qualidade inclui diversos outros fatores que vão além de se ter um professor bem capacitado no interior da sala de aula. Bastantes escolas, apesar de serem consideradas aptas, não cumprem as exigências legais no que se refere à redução de barreiras arquitetônicas, as quais dificultam a vida das pessoas que apresentam mobilidade reduzida ou alguma deficiência. Com base nisso, a presente pesquisa faz uma revisão bibliográfica, com abordagem qualitativa, acerca da aplicação da Norma Regulamentadora NBR 9050/20. Desse modo, este trabalho tem como objetivo principal investigar se a acessibilidade nos ambientes de ensino-aprendizado é capaz de atender às especificidades de cada indivíduo com limitações. Para tanto, o texto toma como arcabouço teórico, os pressupostos de alguns autores que já pesquisaram sobre essa temática. De modo geral, foram abordadas medidas que auxiliam a inclusão de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida no ambiente escolar, de forma explicativa e didática, baseada na legislação vigente. Desse modo, os estudos selecionados nesta pesquisa apontam para um grave problema de acessibilidade e inclusão de alunos com deficiência em escolas públicas brasileiras.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-17T15:56:16Z
2023-11-17T15:56:16Z
2023-05-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9626
url https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9626
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
UFERSA
CC-BY-SA
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
UFERSA
CC-BY-SA
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Mossoró
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
publisher.none.fl_str_mv Brasil
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1809747472020406272